O piloto Polaco Jakub Przygonski, conhecido como "Kuba" é o primeiro líder da Italian Baja 2017, a sexta prova da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo Terreno, que se disputa este fim de semana na região envolvente de Pordenone, na região norte de Itália com os Alpes à vista.

As equipas participantes na prova Italiana tiverem hoje o primeiro contacto com as pistas da prova, bastante especificas e conhecidas sobretudo pelas longas seções disputadas em fora de estrada, ou melhor dizendo, dentro do rio Tagliamento onde a areia é quase inexistente, sendo substituída por milhões e milhões de seixos rolados, com inúmeras travessias de torrentes de água de cor turquesa.   
O prólogo de hoje, com um pouco mais de 19 quilómetros de extensão serviu assim como que de aperitivo para a grande corrida que se disputa este fim de semana.  Mas se a extensão até nem era por aí além, muito embora se possa considerar um prólogo longo, a verdade é que as equipas já encontraram bastantes dificuldades, numa pista que promete reclamar para si uma parte das viaturas participantes. Um invulgar mix de pó e muita água surpreendeu as equipas e já causou alguns danos na caravana, porque se por um lado as chuvas fortes dos últimos dias encheram de água muitos locais, as temperaturas elevadas têm secado os restantes onde a água não acumula e feito levantar muito pó.

Jakub Przygonski em Mini foi o mais rápido, percorrendo os 19,31kms da super especial em 14m34s, trinta segundos mais rápido que o seu compatriota Aron Domzala em Toyota Hilux Overdrive.  Em terceiro lugar terminou Miroslav Zapletal, desta vez com uma Ford F150.
Boris Gadasin (G-Force) que já ganhou esta corrida três vezes (2007, 2009 and 2011),terminou em 4º, com uma diferença de 36 segundos. Em quinto terminou outro Russo, Andrey Novikov (G-Force), a pouco mais de 39s de distância do primeiro, enquanto em sexto ficou outro Polaco, Martin Kaczmarski, com outra Toyota Hilux Overdrive.

Pal Lonyai, o nosso parceiro e amigo com o LPR Porsche Macan enfrentou alguns problemas no prólogo, terminando apenas no 33º lugar da geral.

Quanto á Isuzu D-Max Proto que habitualmente era conduzida por Rui Sousa, ela está também em prova, conduzida pela dupla Luxemburguesa composta por Hugo Arellano e Fabien Bigard, ocupando por agora a 37ª posição da geral.

Amanhã será o dia mais longo da Italian Baja, com 3 passagens pela pista de 91 quilómetros desde Domanins até Valvadrom.

Classificação pode ser vista aqui: RALLY-RAID NETWORK

HTTP://pecasAUTO24.pt

www.AUTOpecas-ONLINE.pt

ZONA ESPETACULO

VIDEOS DE TODO O TERRENO