×

Mensagem

Failed loading XML... Start tag expected, '<' not found


Com a primeira edição do Troféu X-Trophy a aproximar-se a passos largos do final, coube à acolhedora vila de Coruche receber a quarta e penúltima prova deste troféu pioneiro em Portugal. Esta prova teve também as honras de abertura do Troféu de Resistências promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal, um novo formato de competição no seio do órgão federativo.   Para além das competições nacionais, o X-TROPHY CORUCHE 2017 integrou também o Troféu Ibérico Offtrack, trazendo até nós alguns pilotos espanhóis.
Cumprindo a regra do troféu, compareceu novamente uma vasta caravana de participantes, muitos deles consagrados e bem conhecidos dos campeonatos nacionais, tanto nas motos como nos quads.
A entidade organizadora desta prova, o Moto Clube Sacho preparou o mais longo traçado do X-Trophy até à data, com mais de 21 quilómetros desenhados em zonas de eucaliptal e montado. O traçado já de si exigente e muito rápido em condições de piso seco, viu o nível de dificuldade e exigência aumentar bastante fruto das chuvas que caíram sobretudo antes do evento.
O clima, apesar de ameaçador, acabou por poupar os pilotos a grandes chuvadas,  tendo chovido com alguma intensidade apenas durante alguns períodos da prova dos quads, mas ainda assim sem ser algo de complicado ou prolongado.
Na competição dos quads estavam, entre outros, “Beto” Borrego e Arnaldo Martins pilotos bem conhecidos do nacional. A expectativa era de que os principais animadores da luta pela vitória fossem estes dois, com Beto Borrego a ser o principal foco de atenção, pois poderia ter-se sagrado já vencedor do primeiro troféu X-Trophy, uma vez que estava em situação muito privilegiada para o fazer.
Mas com uma lista de participantes muito vasta e com uma pista exigente pela frente era mais do que provável que pudessem acontecer algumas surpresas.  Beto Borrego ainda passou pelo comando da prova, mas depois acabaria por se atrasar logo à terceira volta com problemas na sua moto, e na seguinte viria mesmo a parar.  Nesta altura era Rodrigo Pagaime e Daniel Bernardo vinham no encalço de Borrego e envolvidos numa emocionante e interessante luta, com a vantagem a recair sobre Pagaime que agora liderava a corrida. Ambos chegaram a trocar de posições em pista, com a decisão algo inesperada e dramática do resultado final a ter lugar a escassos metros de terminar.  Daniel Bernardo tinha reparado que a sua moto estava a aquecer e percebendo que o seu adversário estava com um ritmo muito forte optou por abrandar um pouco, segurando o segundo lugar e poupando a mecânica ao seu quad. Mas para sua grande surpresa (e dos restantes) quando estava quase a chegar ao fim viu o quad do seu adversário parado, herdando assim o primeiro lugar depois de uma luta muito intensa onde houve até lugar a alguns sustos.
Bastante satisfeito ficou também o Espanhol Oscar Jaramillo, que com os azares dos que vinham à sua frente foi calmamente subindo lugares até atingir o segundo posto.  Arnaldo Martins fechou o pódio, com um sólido terceiro lugar.


Nas motos a história poder-se-á contar em poucas palavras, pois Sebastien Buhler dominou a corrida de início ao fim de forma incontestada. A sua rapidez permitiu-lhe rapidamente ganhar uma distância face aos seus adversários e depois manter-se em prova a um ritmo suficientemente veloz para que nenhum deles se conseguisse sequer chegar perto.
O principal perseguidor de Buhler foi sempre Martin Ventura.  O jovem piloto da Yamaha conseguiu mais um excelente resultado, e somar preciosos pontos para a classificação do troféu. A fechar o pódio terminou Nelson Cunha, continuando também ele a sequência de bons resultados pois vem de um quarto lugar conseguido em Ponte de Sor.
A principal supressa desta classificação foi ver o nome de "Beto" Borrego em quarto lugar da geral, numa categoria onde habitualmente não participa. Borrego que ficou pelo caminho nos quads, inscreveu-se também para a prova de motos, e mesmo arrancando de último conseguiu o feito impressionante de terminar em quarto, tendo ultrapassado 75 motos durante as quase duas horas de prova.

Luís Pirralho, da X-Adventure, entidade promotora do Troféu X-Trophy:

"Foi um fim de semana longo, cansativo e em que o clima não ajudou, mas acredito que temos muitas razões para estarmos satisfeitos.  No sábado, a Buggy Race revelou aqui várias surpresas que há algum tempo se vinham a preparar, e que prometem ir animar e muito o campeonato de todo o terreno em 2017.   Hoje, com a continuação do X-Trophy tivemos aqui duas excelentes corridas, bastante exigentes e que obrigaram homens e máquinas a darem o seu melhor para alcançarem um bom resultado.
Esta prova deu também inicio ao novo troféu da Federação, e penso que foi uma excelente forma de começar, com duas boas listas de inscritos. Também os nossos amigos espanhóis que nos visitaram e participaram nesta prova que integra também o Campeonato Offtrack têm motivos para terem saído daqui bastante satisfeitos.
Quero agradecer a todos quantos aqui estiveram e participaram na prova, agradecer também aos nossos parceiros, à equipa de comissários e ao público que até aqui se deslocou mesmo com o clima a estar algo desagradável.  Agora vamos concluir o trabalho para a última prova que é já no próximo mês.”


O X-TROPHY CORUCHE 2017 teve o apoio do Município de Coruche e da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra.
O Troféu X-Trophy 2016/2017 tem como principais parceiros a X-Adventure, a FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, a GoldSpeed, a Polisport, O Monte Macário, A revista Moto Jornal, O Site Todoterreno.pt, o TR4 Digital, e o portal Imagensdesportivas.com

As classificações podem ser encontradas no site oficial, em www.x-adventure.org

HTTP://pecasAUTO24.pt

www.AUTOpecas-ONLINE.pt

ZONA ESPETACULO

VIDEOS DE TODO O TERRENO

Video A2 Comunicação