Caldas da Rainha, na região Oeste, recebeu no passado dia 23 a segunda prova do Troféu Extreme Trial 4x4 2017, numa a organização da Associação Desportiva Recreativa e Cultural das Cruzes.  
Os participantes encontraram nesta prova uma novidade em termos recinto, com as pistas a estarem desenhadas num areeiro desativado que proporcionou imagens espetaculares da competição num belo e invulgar cenário complementado por uma lagoa de águas de cor turquesa.
Se a areia não é novidade para o "Extreme", já a invulgar e variável consistência da mesma no do recinto deste evento provou ser um desafio por si só, causando inúmeras dificuldades e surpreendendo mesmo as equipas mais bem preparadas.  
Com uma lista de inscritos bastante interessante, o muito público que se deslocou para assistir a esta segunda prova da temporada do "Extreme" ficou agradavelmente surpreendido com a muita competição em pista, que durou do início ao fim das corridas de todas as classes participantes. 
Pelo meio, houve ainda tempo para mostrar o desportivismo dos participantes, quando em vários momentos equipas adversárias que disputavam posições entre si e até mesmo a vitória na classe, pararam para se ajudar uns aos outros, em momentos que quem assistia soube reconhecer e recompensar com salvas de palmas.

CLASSE SUPER PROTO MAIS: TEAM F-POWER/NOSSO TALHO TRIUNFA EM CALDAS DA RAINHA.

A classe Super Proto Mais, uma evolução da Classe Super Proto teve no Team F-Power/Nosso Talho e no Team Base Branca 4x4 dois grandes animadores que deram tudo por tudo em pista para vencer o evento.
Cedo se percebeu que a luta entre estas duas equipas seria renhida,  como ficou demonstrado com a magra vantagem a favor da equipa liderada por Vitor Matos (Team Base Branca) de apenas 8 segundos sobre Rui Vieira (Team F-Power / Nosso Talho) no setor de perícia que abriu o evento.
Durante a prova de resistência a luta entre ambos foi constante, com ambas as equipas a rodarem rápido e muito próximas uma da outra.  A incerteza de quem seria o vencedor parecia que apenas se iria dissipar no final das 2 horas de prova, porém, quando já tinha 17 voltas cumpridas o Team Base Branca acabou por ser vitima de uma avaria no carro que obrigou a parar. Esta situação deixou o Team F-Power/ Nosso Talho sozinho a somar voltas atrás de voltas até ao total de 25, mais do que suficientes para conseguir de forma inequívoca a vitória não só no setor de resistência, mas também vitória final na classe, deixando assim o Team Base Branca 4x4 para trás em segundo lugar.

Na imagem, Team F-Power/Nosso Talho, vencedor da Classe Super Proto Mais

CLASSE SUPER PROTO: A PRIMEIRA VITÓRIA DO ANO DO TEAM FRAGOSO TT 

Com uma lista de inscritos onde estavam algumas das novidades do ano de 2017, era com alguma curiosidade que se aguardava pelo arranque da prova e para ver como é que as forças presentes se iriam equilibrar.  
No setor de perícia o Team Transantonio & Matias & Veicomer triunfava, dando a indicação de que queria repetir a vitória da prova de abertura da temporada.  A concorrência no entanto não ficou longe, e até mesmo os mais atrasados estavam perto o suficiente para poderem representar uma ameaça no setor seguinte.
Dado o arranque para a prova de resistência, em poucos minutos ficou definido que a luta pela vitória seria entre o Team Fragoso TT e o Team Transantonio & Matias & Veicomer, pois os seus adversários sucumbiriam logo na fase inicial da corrida - O Team Leirilumen Offroad ficava pelo caminho com apenas uma volta cumprida e o Team Auto Mouro com duas.  
Apesar das baixas, os que continuaram em prova nunca baixaram os braços nem reduziram andamento, muito pelo contrário travaram entre si uma das mais intensas e interessantes lutas do evento,  da qual saiu vitorioso o Team Fragoso TT pela margem mínima de apenas uma volta a mais do que as 17 realizadas pelo seu adversário. 
No aglomerado das classificações foi Rui Fragoso do Team Fragoso TT quem subiu ao lugar mais alto do pódio da classe Super Proto, enquanto Pedro Cardoso do Team Transantonio & Matias & Veicomer ficou segundo e seguido de  Hugo Rama do Team Auto Mouro em terceiro.

Na imagem, Team Fragoso TT, vencedor da Classe Super Proto

CLASSE PROTO: TEAM AÇORDA CONSEGUE VITÓRIA CONVINCENTE.
Apesar de ter sido Filipe Alambre e o Team Açorda a conseguirem o triunfo na prova de Caldas da Rainha, os primeiros lideres da prova seriam Luís Matos e o Team Base Branca 2 pois foram os mais rápidos no setor de perícia por uma margem muito confortável sobre todos os adversários.
A história do setor de resistência seria porem muito diferente, com o Team Base Branca 2 a não conseguir melhor do que o terceiro lugar depois de cumprir apenas 6 voltas ao exigente e surpreendente traçado deste evento. Ricardo Apolinário e a sua equipa Team Sempre os Últimos melhoravam a classificação da manhã passando do terceiro para segundo lugar, com 11 voltas realizadas.  Mas o grande vencedor haveria de ser o Team Açorda, com 17 voltas, mais seis do que o segundo classificado.
Feita a contabilidade das pontuações, o Team Açorda consegue uma vitória segura na classe Proto em Caldas da Rainha, na frente do Team Sempre os Últimos (segundo classificado) e do Team Base Branca 2 (terceiro classificado).

Na imagem, Team Açorda, vencedor da Classe Proto

CLASSE PROMOÇÃO: TEAM BURPIZZA SOMA A SEGUNDA VITÓRIA DO ANO.
Apesar de ser uma classe em que as restrições no grau de preparação dos veículos são maiores, o espetáculo que as equipas desta classe proporcionaram terá talvez sido um dos mais interessantes de seguir de todo o evento, com particular destaque para o Team Burpizza, não só pela sólida vitória que aqui obteve, mas também pela espetacular forma de conduzir que apesar não salvaguardar a mecânica ditou um andamento inalcançável pelos demais.
Mas, seguindo as formalidades habituais, começando pela perícia, o primeiro líder do dia foi Pedro Cortez, com o Nissan Terrano do Team Red Garage. Emanuel Luz do Team Repower Team 4x4 I terminou em segundo, e em terceiro Paulo Amaro e o Team Burpizza nesta fase inicial.
A história do setor de resistência até poderia ser descrita como tendo tido um domínio avassalador do Team Burpizza, pois 50 voltas cumpridas ao traçado são algo nunca visto no "Extreme" e deram a Paulo Amaro uma das mais expressivas vitórias de sempre. Mas a verdade é que também impressionante é a prestação de Pedro Cortez / Team Red Garage, pois apesar de terem ficado longe demais do adversário para representar ameaça à vitória, deram 41 voltas ao circuito, um número extraordinário e que lhes garantiu um segundo lugar.  Com "apenas" 36 voltas, Emanuel Luz / Repower Team 4x4 I conseguia o terceiro lugar, um numero de voltas ainda assim significativo.
A classificação ficaria ordenada tal e qual a da resistência, com o Team BurPizza a vencer, seguido do Team Red Garage em segundo lugar e do Repower Team 4x4 I em terceiro. 

Na imagem, Team BurPizza, vencedor da classe Promoção

CLASSE FUN: COMEÇO INVULGAR DE EVENTO TERMINA COM VITÓRIA DO TEAM BICHO DO MATO 4X4
A prova da classe Fun nas Caldas da Rainha teve um inicio pouco comum ou mesmo inédito na sua história, pois nenhum dos participantes conseguiu terminar o setor de perícia.  Todos tiveram algum tipo de problema mecânico no primeiro obstáculo, que apesar de pouco complicado, tornava-se assim em algo praticamente intransponível para os concorrentes.
Face a tão inusitado resultado na perícia, o setor de resistência afigurava-se como potencialmente surpreendente e com a elevada probabilidade de ser vir a tornar num calvário para os participantes.  Mas apesar das dificuldades impostas pela pista, o desgaste infligido pelas classes maiores acabou por permitir que pilotos da Classe Fun conseguissem encontrar locais de passagem sem complicações de maior e irem somando voltas.  
Acabou por vencer um piloto já experiente: Carlos Sousa, do Team Bicho do Mato 4x4, que se deslocou até esta prova não com a sua viatura habitual mas com um carro muito menos preparado e inserido nesta classe, tendo somado 23 voltas ao percurso suficiente para vencer a resistência e a prova.  Em segundo lugar terminou o Team Auto Sobrinho e em terceiro o Team Sem Pressas que ficava assim muito longe de repetir a vitória da primeira prova do ano.

Na imagem, Team Bicho do Mato 4x4, vencedor da classe FUN

CLASSE SENHORAS: GS TEAM FEZ A ESTREIA DA CLASSE

A prova de Caldas da Rainha serviu também para dar inicio a uma nova classe, dirigida a equipas exclusivamente femininas ou cujo condutor da viatura seja uma senhora.  Em Caldas da Rainha apenas a equipa GS Team participou nesta classe, com Rita Sousa ao volante de um protótipo. 
Ainda assim, mesmo com a ausência de adversários, a equipa aproveitou para rodar bastante e ganhar alguma experiencia, antes de conseguir a natural vitória.

Na imagem, GS Team, vencedor da classe Senhoras

TROFÉU FEDIMA: TEAM BURPIZZA SOMA NOVA VITÓRIA
Depois da vitória conseguida em Santiago da Guarda, o Team Burpizza voltou a somar os pontos do primeiro lugar no Troféu Fedima, a competição monomarca destinada a equipas que utilizem produtos da casa de Alcobaça.  
Os segundo e terceio lugar foram também uma repetição da prova de abertura da temporada, com o Team Red Garage a ocupar o segundo lugar e o Team Sempre os Últimos a ocupar o terceiro.

Na imagem, Team BurPizza, vencedor no Troféu Fedima

CLASSE AMIAUTO: CLASSE EXTRA TROFÉU ABRIU AS PORTAS DO EXTREME

Em Caldas da Rainha, a organização da prova e a X-Adventure, entidade promotora do Troféu, em parceria com um dos parceiros desta prova abriam excecionalmente uma classe denominada "Classe Amiauto" destinada a viaturas que cumprissem os requisitos da Classe Fun, sendo no entanto proibida a utilização de guincho.
Venceu esta classe Marco Martins, na frente de Vitor Silva do Team Auto Beskate (2º) e de Ricardo Trindade da equipa RV Motorsport/ Barracateam (3º)

Na imagem, Marco Martins, vencedor da Classe Amiauto

A grande prova de trial realizada em Caldas da Rainha, à qual, segundo os números provisórios do organizador, terão assistido mais de 3000 pessoas culminou com a cerimónia de entrega de lembranças e troféus, onde o Sr. Presidente da Câmara Municipal - o Sr. Fernando Ferreira entregou aos participantes e vencedores os seus merecidos troféus feitos em loiça tipica e tradicional da região.

Luís Pirralho, da X-Adventure resumindo o evento disse que:

"Surpreendente e espetacular poderão ser dois bons adjetivos para descrever esta segunda prova do "Extreme 2017". Este recinto permitiu uma prova fabulosa, com condições para o público e para os participantes muito boas.  Conseguimos desenhar pistas exigentes e de certo muito diferentes do que a maioria terá imaginado quando dissemos que iriamos disputar a prova num areeiro.
A nível desportivo estou bastante satisfeito com o número de participantes e com o nível e empenho dos mesmos.  Todas as classes deram muito espetáculo, cativando as atenções das muitas pessoas que aqui estiveram e quase de certeza que dando muito ânimo a pilotos e navegadores que dentro dos carros muito fizeram para conseguir um bom resultado.
Este sucesso soma-se ao sucesso de Santiago da Guarda, e dá-nos tanto motivação como responsabilidade para continuar a fazer mais e melhor. É com esta disposição que já estamos a preparar a próxima prova que terá lugar já no próximo dia 14 em Ponte de Sor, no Alto Alentejo.
Quero terminar deixando uma palavra de agradecimento à organização, aos parceiros do evento, mas sobretudo ás equipas não só pelo grande espetáculo que aqui proporcionaram como também pelo desportivismo e "fair-play" em pista."


O Extreme Trial 4x4 Caldas da Rainha 2017 teve a organização da Associação Desportiva Recreativa e Cultural das Cruzes, e teve o apoio de Amiauto,  Arrepiado.com e Município de Caldas da Rainha

O Troféu Extreme Trial 4x4 2017 tem o apoio da Fedima, da Euro4x4Parts.com, da Tractomoz, de Helder Tiago - Oficina e Reboques, da Lubecar, da Vulcanizadora Fragoso, da Veicomer, da Dediland, do Todoterreno.pt, de Imagensdesportivas.com, da BeeOuch Photography, do Codigo 4x4 (Espanha), de Skin Ovelha, da Tentação TT, do TR4 Digital e do Virtual Clube TT.

Todas as informações sobre o Troféu Extreme Trial 4x4 2017 podem ser encontradas no site oficial em www.extremetrial4x4.com


 

Classificação por classes, dos pilotos/equipas participantes no Extreme Trial 4x4 Caldas da Rainha 2017, que foi disputado no dia 23 de Abril.

CLASSE SUPER PROTO MAIS
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 810 Rui Vieira – F. Power/ Nosso Talho 147 500 0 647 20
2 808 Victor Matos – Base Branca 4x4 150 475 0 625 18
               
CLASSE SUPER PROTO
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 819 Rui Fragoso – Fragoso TT 144 500 0 644 20
2 806 Pedro Cardoso – Transantonino & Matias & Veicomer 150 475 0 625 18
3 820 Hugo Rama – Team Auto Mouro 141 450 0 591 16
4 822 Tiago Jacinto – Leirilumen Offroad 147 425 0 572 14
               
CLASSE PROTO
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 818 Filipe Alambre – Team Açorda 147 500 0 647 20
2 814 Ricardo Apolinário – Team Sempre os Ultimos Marinhais 144 475 0 619 18
3 811 Luis Matos – Base Branca 2 150 450 0 600 16
               
CLASSE PROMOÇÃO
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 809 Paulo Amaro – Burpizza/ LM4 141 500 0 641 20
2 801 Pedro Cortez – Red Garage 147 475 0 622 18
3 803 Emanuel Luz – Repower Team 4x4 I 144 450 0 594 16
4 804 Fábio Dias – Repower Team 4x4 2 140 425 0 565 14
               
CLASSE FUN
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 823 Carlos Sousa –Bicho do Mato 4X4 0 500 0 500 20
2 816 Joel Honório –Auto Sobrinho 0 475 0 475 18
3 805 Nuno Flores –Team Sem Pressas 0 450 0 450 16
               
CLASSE SENHORAS
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 821 Rita Sousa - GS Team 150 500 0 650 20
               
               
TROFÉU FEDIMA
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 809 Paulo Amaro – Burpizza/ LM4 141 500 0 641 20
2 801 Pedro Cortez – Red Garage 147 475 0 622 18
3 814 Ricardo Apolinário – Team Sempre os Ultimos Marinhais 144 475 0 619 16
4 803 Emanuel Luz – Repower Team 4x4 I 144 450 0 594 14
5 804 Fábio Dias – Repower Team 4x4 2 150 425 0 575 12
               
CLASSE AMIAUTO – Extra troféu, exclusivo do evento de Caldas da Rainha
Posição Nome Equipa Pericia Resistencia Penalização TOTAL PONTOS
1 826 Marco Martins – Marco Martins 135 500 0 635 20
2 824 Vitor Silva –Auto Beskate 150 475 0 625 18
3 817 Ricardo Trindade – RV Motorsport/ Barracateam 144 450 0 594 16
4 825 Ricardo Marques –Auto Beskate 2 138 425 0 563 14
               

HTTP://pecasAUTO24.pt

www.AUTOpecas-ONLINE.pt

ZONA ESPETACULO

VIDEOS DE TODO O TERRENO