Sanfins do Douro, em Alijó bem no coração do Alto Douro vinhateiro recebeu no passado fim de semana pela primeira vez um evento do Troféu Extreme Trial 4x4.  O evento organizado pela Associação Romaria Nossa Senhora da Piedade surpreendeu os participantes e o público por muitos motivos, salientando o espetacular acolhimento a todos os envolvidos na prova e também recinto, espetacular e exigente e implantando numa monte com uma imponente vista sobre o vale do rio Douro.
O Extreme Trial 4x4 Sanfins do Douro - Alijó começou no sábado, com a receção dos participantes na localidade anfitriã, uma vez que esta prova integrava a Feira das Tripas Transmontanas, que para além da óbvia componente gastronómica tinha um programa cultural e desportivo muito interessante.   Este evento pretendeu dar a conhecer a gastronomia tradicional transmontano-duriense, com particular destaque às tripas transmontanas, um petisco servido em todos os restaurantes de Sanfins do Douro.
Regressando ao Troféu Extreme Trial 4x4,  parte desportiva apenas teve lugar no domingo como habitualmente, com os participantes a terem que enfrentar um tipo de terreno e obstáculos muito diferentes daqueles que encontraram nos três eventos já realizados.  Implantando no monte sobranceiro a Sanfins do Douro, e nas proximidades da Ermida de Nossa Senhora da Piedade, o recinto proporcionou um grande espetáculo a quem se deslocou para assistir, e mostrou ser um grande desafio para os participantes do "Extreme".

SUPER PROTO MAIS
Foram três as equipas da classe maior do "Extreme" que fizeram a viagem até Sanfins do Douro para participarem no evento.  Team Cameirão, Team F. Power/Nosso Talho e Team BF Automóveis.
A prova até começou da melhor maneira para Bruno Cameirão, que venceu o setor de perícia sendo um pouco mais rápido que Rui Vieira (Team F.Power/Nosso Talho) que terminou em segundo e que Bruno de Sá(Team BF Automóveis) que terminou em terceiro.
A história da resistência seria radicalmente diferente.  O Team BF Automóveis só conseguiu dar uma volta completa ao traçado e o Team Cameirão apenas deu duas voltas, o que deixou o caminho livre para o Team F. Power/ Nosso Talho rodar á vontade e somar voltas atrás de voltas até ao total de doze.
Face ao resultado dos setores, o Team F. Power / Nosso Talho saiu de Sanfins do Douro com uma merecida vitória, na frente do Team Cameirão que terminou em segundo e do Team BF Automóveis que terminou em terceiro.

CLASSE SUPER PROTO.

Sem oposição, o Team TransAntonio & Matias & Veicomer foi o único participante inscrito na Classe Super Proto, e como tal, sem a pressão de qualquer adversário pode participar no evento de uma forma mais tranquila, assegurando no final os preciosos pontos de vencedor do evento.
No entanto, como diz um celebre ditado "à vontade não é à vontadinha", Pedro Cardoso mesmo sem ter que lutar diretamente com adversários da classe, tentou sempre andar rápido como aliás já é hábito em si e contribuir para o espetáculo.

CLASSE PROTO
A classe Proto foi a que mais participantes levou até Sanfins do Douro.  Por isso mesmo, era com expectativa que se esperava pela entrada em ação destas equipa, que prometiam mais um evento muito animado.  O setor de perícia destinado sobretudo a ordenar os participantes para a resistência mostrou que existia algum equilibro entre os participantes, com o Team Electro Auto Pires a sair vencedor na frente do Team H4 (segundo) e do Team Auto Bernardo / Capitcho Team (terceiro).  Para trás ainda ficaram o Team Sempre os Últimos, o Team Eco AGB Park Lda e o Team Base Branca II.
Na resistência acabou por vir ao de cima a melhor preparação e rapidez do Team Auto Bernardo / Capitcho Team que com o seu novo carro estreado apenas na última prova em Ponte de Sor conseguiu dar 11 voltas, mais do que suficiente para vencer de forma tranquila.  Com 7 voltas cumpridas, o Team Electro Auto Pires terminou em segundo lugar, e com apenas 4 voltas, em terceiro lugar ficou o Team Eco AGB Park Lda.
Transpondo os resultados dos setores de perícia e de resistência para o computo geral, Nuno Matos e a sua equipa Team Auto Bernardo / Capitcho Team levam de Sanfins do Douro uma merecida vitória.  Emanuel Pires e o seu Team Electro Auto Pires conquistaram o segundo lugar, enquanto Guido Gomes e o Eco AGB Park Lda ficaram no lugar mais baixo do pódio. 

CLASSE PROMOÇÃO.

Paulo Amaro e o Team Bur Pizza estão a realizar uma época de exceção, pois conseguiram em Sanfins do Douro mais uma vitória, continuando a sua caminhada de sucesso  iniciada logo na primeira prova.   No entanto, esta terá sido a vitória mais complicada de toda a temporada, pois os adversários têm vindo a conseguir melhorar as suas prestações, e na prova de Sanfins do Douro foi preciso esperar literalmente pelo último obstáculo da prova de resistência para saber quem venceria.
No setor de perícia o mais bem sucedido foi o Repower Team 4x4 I, de Emanuel Luz, que sem penalizações conseguiu vencer.  O team Revisauto TT foi o segundo e o Team Red Garage o Terceiro. Quanto ao Team Burpizza, uma penalização acabou por o relegar para último depois de ter sido o mais rápido em pista ainda que por escassa margem.
Na resistência assistiu-se a uma intensa batalha, onde não faltaram sequer alguns momentos de ansiedade com as equipas a terem que realizar reparações para se conseguirem manter em pista. Paulo Amaro (Team Bur Pizza), Emanuel Luz (Repower Team 4x4 I ) e Emídio Bastos (Revisauto TT) conseguiram todos completar 9 voltas dentro do tempo regulamentar.  A vitória discutiu-se ao milímetro, com Paulo Amaro a regressar á pista depois de resolvidos os problemas no seu carro determinado em triunfar, conseguido no ultimo obstáculo ultrapassar Emanuel Luz e vencer assim a perícia, vitória essa que conduziria o Team Bur Pizza ao quarto triunfo em quatro eventos realizados.    
Face à determinação e rapidez do Team Bur Pizza, ao Repower Team 4x4 mais não restou que se conformar com o segundo lugar tanto na resistência como na classificação geral, ainda assim na frente do Team Revisauto TT.  Azarado nesta prova, o Team Red Garage não consegui dar mais do que três voltas à pista de resistência, acabando assim por terminar em último em ambas as classificações.

CLASSE FUN
Tal como o Team Transantonino na Classe Super Proto, também o Team Sem Pressas não teve adversários na classe que com que ele quisessem disputar a vitória em Sanfins do Douro. Assim, sem oposição a equipa liderada por Nuno Flores somou os preciosos pontos do primeiro lugar que se podem vir a relevar bastante uteis no final da temporada.
Ainda assim, a equipa procurou cumprir com a sua participação no evento, cumprindo o setor de perícia e dando três voltas ao exigente setor de resistência.

CLASSE SENHORAS
Cláudia Costa , do Team Revi-Clap ao volante de um UTV Polaris teve como tarefa representar a ala feminina nesta competição de trial.  A jovem piloto que foi até Sanfins do Douro para pela primeira vez experimentar as emoções do trial sentada no lugar do condutor foi, mesmo apesar da sua relativa inexperiência, uma justa representante, mostrando que tem qualidades para lutar em prova com os seus pares.   Mas para além da sua estreia da piloto, o Team Revi-Clap teve ainda a honra de ser a primeira equipa de sempre a inscrever um UTV nos eventos do Extreme Trial, mostrando que estas pequenas máquinas têm excelentes capacidades também para este tipo de modalidade.

TROFEU FEDIMA
 O Team BurPizza continua imparável também no Troféu Fedima.  Aos bons resultados obtidos na sua categoria somam-se também as vitórias no Troféu Fedima, onde foi até ao momento a única equipa a conseguir subir ao primeiro lugar do pódio.  Em Sanfins do Douro a história não foi muito diferente das provas anteriores, com a equipa liderada por Paulo Amaro a obter novo triunfo e distanciando-se cada vez mais dos adversários na direção de um triunfo final que cada vez está mais próximo.
Em Sanfins do Douro, terminou ainda em segundo a equipa BF Automóveis na frente da equipa Red Garage que foi a terceira. 

Luis Pirralho, Director da X-Adventure disse que:

"O comentário que tenho que fazer a esta prova é de que foi espetacular. Valeu a muito pena a vinda até Sanfins do Douro. A organização e os seus parceiros acolheram o projeto de realizar uma prova aqui de braços abertos, projeto esse materializado hoje em (mais um) grande evento do "Extreme".  É claro que há coisas que têm que ser corrigidas para as próximas edições que aqui esperamos vir a organizar, mas isso é assim em todo o lado.  Quem nos recebeu empenhou-se para que tudo estivesse ao mais alto nível, quero expressar o meu mais profundo agradecimento não só em meu nome, mas de todas as pessoas ligadas ao Troféu Extreme Trial 4x4 e que estiveram em Sanfins do Douro.
O evento em si decorreu dentro daquilo que já tem vindo a ser o hábito ao longo do ano: Bem disputado e com muito espetáculo.  Oferecemos aqui aos participantes um desafio muito diferente daquele a que estão habituados. As subidas e descidas em rocha não são fáceis e conseguiram mesmo surpreender algumas equipas.  Acho que todos saíram daqui muito satisfeitos.
Agora segue-se a prova do Couço, radicalmente diferente desta e única no panorama desportivo nacional. A expectativa em torno da prova é cada vez maior. Temos recebido contactos de equipas de todo o país para participarem, incluindo várias equipas estrangeiras, algumas delas que nem sequer conhecemos, ou pelo menos não conhecíamos. Dentro de alguns dias vamos divulgar mais alguns detalhes do evento, que promete ser o melhor e mais espetacular de sempre."


O Extreme Trial 4x4 Sanfins do Douro – Alijó 2017 foi organizado pela Associação Romaria Nossa Senhora da Piedade, e teve como parceiros o Município de Alijó, a Freguesia de Sanfins do Douro, a Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, a Adega de Favaios e do Intermarché de Alijó.

O Troféu Extreme Trial 4x4 2017 tem o apoio da Fedima, da Euro4x4Parts.com, da Tractomoz, de Helder Tiago - Oficina e Reboques, da Lubecar, da Vulcanizadora Fragoso, da Veicomer, da Dediland, do Todoterreno.pt, de imagensdesportivas.com, da BeeOuch Photography, do Codigo 4x4 (Espanha), de Skin Ovelha, da Tentação TT, do TR4 Digital e do Virtual Clube TT.
Todas as informações sobre o Troféu Extreme Trial 4x4 2017 podem ser encontradas no site oficial em www.extremetrial4x4.com




 

HTTP://pecasAUTO24.pt

www.AUTOpecas-ONLINE.pt

ZONA ESPETACULO

VIDEOS DE TODO O TERRENO