Dentro de pouco menos de 2 meses, a 10ª edição do Africa Eco Race partirá do Principado do Mónaco, para 15 dias de surpresas e de novidades na mais pura tradição do rali! De 31 de Dezembro a 14 de Janeiro, os concorrentes atravessarão Marrocos, Mauritânia e Senegal antes de uma espectacular chegada ao Lago Rosa.
Uma aventura desportiva e humana que testará a capacidade de resistência e as aptidões de navegação.
UM TERÇO DO PERCURSO RENOVADO
Durante 12 dias de corrida, os concorrentes aventurar-se-ão em etapas inéditas, umas mais rápidas e espectaculares do que outras. Com mais de um terço do percurso renovado, René Metge, Director Desportivo da prova, tem reservadas muitas surpresas para eles:
Em Marrocos encontramos novas pistas, como por exemplo na última especial para Dakhla, que será completamente inédita, pois o percurso de uma especial do rali nunca chegou tão longe no extremo sul do país. Igualmente, e depois do dia de descanso em Dakhla à beira do Oceano Atlântico, a primeira especial depois da fronteira será 100% nova. Ainda na Mauritânia, iremos para além de Chinguetti, e faremos uma etapa Maratona chamada "500 milhas". Trata-se de uma estreia no Africa Eco Race que poderá permitir a alguns concorrentes fazer a diferença, sobretudo com um percurso de 100% de areia e dunas catedrais no programa.”
10 ANOS DE RALI NA MAIS PURA TRADIÇÃO
Para cruzar a linha de chegada, nas margens do lendário Lago Rosa em Dakar, será necessário percorrer 6.500 km, dos quais mais de metade em especiais traçadas nas pistas de Marrocos e no deserto da Mauritânia. Os concorrentes seguirão o traçado de uma rota que foi o auge de um grande rali, que ia de Paris até Dakar!
Jean-Louis Schlesser, Director do Africa Eco Race, aguarda com grande expectativa:

"Mal posso esperar para estar no Mónaco a 31 de Dezembro, sobretudo  porque nesta 10ª edição a corrida terá um sabor especial. Pelo terceiro ano consecutivo, vamos partir do Mónaco, que continua a ser uma referência no mundo do desporto automóvel. O Africa Eco Race é o único grande rali a partir da Europa, e que estabelece um elo de ligação entre o velho continente e o continente africano. Este ano novamente, a lista de participantes é excelente e a batalha promete ser magnífica em cada categoria ".

UM RALI ECO RESPONSÁVEL
Sendo um rali 100% nómada e em autonomia total, o Africa Eco Race coloca ênfase no respeito pelo meio ambiente e pelas populações que vamos encontrar. Como parte de uma abordagem responsável, são utilizados vários sistemas como painéis foto-voltaicos montados nos veículos dos Check Point’s, ou o acompanhamento por satélite de todos os veículos para controlar a velocidade em todas as povoações atravessadas.
O PROGRAMA DA 10ª EDIÇÃO
- 29 e 30 de Dezembro de  2017 - Verificações Administrativas e Técnicas em Menton
- 31 de Dezembro de 2017 - Partida oficial do Mónaco, embarque no barco  Sète / Nador
- 2 de Janeiro de 2018 - 1ª de 5 etapas em Marrocos
- 1 dia de descanso em Dakhla
- 6 etapas na Mauritânia
- 1 etapa no Senegal
- 14 de Janeiro de 2018 - Chegada ao Lago Rosa em Dakar e entrega de prémios.


Comunicado Oficial