Mesmo sendo um campeonato estadual, cada vez mais a Alagoas Cup, vem se tornando uma competição muito além das fronteiras alagoanas. Nada menos do que 18 pilotos de outros estados vieram prestigiar o encerramento da temporada 2017.
Com 71 pilotos inscritos, a Alagoas Cup se consolida cada vez mais como a maior competição regional da modalidade Rally Baja no Brasil, pilotos da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba vieram conferir porque a fama das provas alagoanas estão atravessando cada vez mais as fronteiras de outros estados. Provas muito técnicas, circuitos seguros, pista bem sinalizada, equipe de resgate e pronto atendimento eficiente, uma boa estrutura aos participantes, além de uma premiação com troféus de muito bom gosto são alguns dos motivos que tem atraído cada vez mais competidores de outros estados para a competição.
Mais uma vez muito elogiada por todos os competidores, assim foi o Baja do Menestrel, o percurso muito rápido, mas ao mesmo tempo liso e sinuoso agradou aos pilotos de todas as categorias, sem exceção. A sexta e última etapa da Alagoas Cup aconteceu neste final de semana, abrindo as comemorações dos 62 anos de emancipação política da cidade de Teotônio Vilela.
O trajeto de pouco mais de 20 km, foi realizado em três baterias no mesmo roteiro, e nas categorias que ainda não tinham seu campeão definido, a briga pelo troféu de campeão foi até os últimos metros da pista. Nas motos, duas categorias tiveram empate na classificação final, sendo necessário aplicação do regulamento para definir o campeão. O percurso alternou trechos de alta e média velocidades, passando por canaviais e beira de mata.
Entre os UTVs, na categoria Pró destinada aos UTVs turbo, o sergipano Swedoni Frazão conquistou sua segunda vitória na Alagoas Cup mas o título da temporada foi para Lavoisier Monteiro. Na superproduction para UTVs com mais de 1.000cc, primeiro lugar para Wangles Araújo e título para o pernambucano Alexandre Queralvares. Na Production para UTVs de até 900cc, vitória na prova e título no campeonato para Marcos Fidelis Moura.
Entre os quadriciclos superproduction, vitória e titulo para Maylson Araújo. Na Moto B1, para motos importadas, mais uma vitória de Calixto Junior, que já era tetracampeão por antecipação. Na B2, vitória e titulo para Gabriel Calixto, que terminou o ano empatado em pontos com Eduardo Vieira, que ficou com o vice-campeonato por conta dos critérios de desempate.
Para as motos nacionais, na B3, vitória do espanhol José Feijó que participou do campeonato pela segunda vez este ano e título na categoria para o pernambucano Demetrius Lisboa que não pode participar da prova por problemas de saúde e na B4, mais um empate na classificação final, William Dorinha venceu a prova e o campeonato, terminando o ano empatado em pontos com Talvanes Sky. Na categoria B5 (Over 40) vitória de Gustavo Gama que já era campeão por antecipação.
 
Classificação FINAL – Baja do Menestrel / Teotônio Vilela – 6ª Et Alagoas Cup 2017
 Motos B1 – Importadas
1º Calixto Jr / 2º Iuri José / 3º Thomaz Madeira
Motos B2 – Importadas
1º Gabriel Calixto / 2º Eduardo Vieira / 3º Luciano Binas AMC
Motos B3 – Nacional
1º José Feijó / 2º Felipe Marcos / 3º Aldo Sena Jr (Aldo Motos)
Motos B4 – Nacional Estreantes
1º William Dorinha / 2º Talvanes Sky / 3º Adysson Queiroz
Motos B5 – Over 40
1º Gustavo Gama / 2º Cherry (Adriano Costa) / 3º José Sena “Plastico”
Quadriciclos SuperProduction – acima de 420cc
1º Maylson Araújo / 2º Breno Melo
UTVs Pró (turbo)
1º Swedoni Frazão / 2º Wagner Jovenal “Guiné” / 3º Gustavo Tatá Xavier
UTVs SuperProduction
1º Wangles Araújo / 2º Alexandre Queralvares / 3º Ricardo Torres
UTVs Production
1º Marcos Fidelis Moura (Frascale) / 2º Higor Pupi Gontijo / 3º Eduardo Uchoa
Classificação FINAL – Alagoas Cup 2017 - Campeões
Motos B1 – 1º Calixto Jr
Motos B2 – Importadas - 1º Gabriel Calixto
Motos B3 – Nacionais - 1º Dedé Cross (Demetrius Lisboa)
Motos B4 – Nacionais Novatos - 1º William Dorinha
Motos B5 – Over 40 - 1º Gustavo Gama
Quadriciclos SuperProduction – 1º Dani Fonseca
UTVs Pró (turbo) - 1º Lavoisier Monteiro Leitão
UTVs SuperProduction 1000cc - 1º Alexandre Queralvares
UTVs Production 900cc - 1º Marcos Fidelis Moura (Frascale)


Comunicado Oficial