Pedro Bianchi Prata reafirmou uma vez mais, o andamento regular que tem evidenciado no PanAfrica Rally com a vitória categórica na classe Enduro 1 no quinto e derradeiro setor seletivo de 106 quilómetros que se disputou hoje. O piloto iniciou a vencer na sua categoria esta edição do PanAfrica Rally, e assim manteve a liderança ao longo das restantes cinco etapas.
Com o dorsal n 11, Pedro Bianchi Prata que participu nesta competição aos comandos de uma Honda CRF 450 X terminou o PanAfrica Rally no 13º posto da classificação geral absoluta. Bianchi Prata arrancou para a etapa de hoje na 16ª posição, lugar que ocupou no final do dia de ontem e terminou  no 19º posto, ao penalizar por seis minutos devido a limite de velocidade não respeitado, conseguindo ainda assim segurar o notável 13º posto conquistado ontem. 
Pedro Bianchi considera que o objetivo a que se propôs ao participar nesta competição foi cumprido e está satisfeito com a sua prestação,

“Acabou o PanAfrica. Foi uma prova muito gira, mas também muito intensa. Foram vários dias, foi cansativo. Hoje acabou numa etapa muito bonita, com muitas dunas. Foram mais de 70km’s de dunas”, revela o piloto da Honda que quanto à sua prestação neste rali acrescenta “estou contente com a minha performance, ganhei a minha categoria. A posição que alcancei à geral foi boa, tendo em conta que se trata de uma mota completamente de série, não é uma mota de rali. O objetivo era chegar ao fim, competir e lutar pela classe. Foi cumprido. A organização está de parabéns. Penso que é um rali para ficar e que poderá ficar na história de África”.

O Panafrica Rally teve início no dia 23 de Setembro. Hoje termina com a entrega de prémios em Erfoud, de onde partia e chegava diariamente a comitiva. O percurso em forma de "boucle, contou com um prólogo e cinco etapas uma das quais maratona, num total de mais de 1300km’s que percorreram uma diversidade de paisagens e de terrenos a oscilar entre dunas e pistas duras e rápidas.
 
Classificação geral após 5ª e última etapa
1º Joan Pedrero (Sherco), 13h04m45s; 2º Adrien Metge (Sherco), 13h08m15s; 3º Daniel Oliveras (KTM), 13h42m59s; 4º Sebastian Bühler (Yamaha), 13h59m59s; 5º Mario Patrão (KTM), 14h00m10s (20); 6º Marc Solá (KTM), 14h06m04s; 7º Joaquim Rodrigues (Hero), 14h11m49s; ...13º Pedro Bianchi Prata (Honda), 1º E1, 15h48m41s (6)


Comunicado Oficial