A cidade de Valpaços recebeu no passado fim de semana de 21 e 22 de Outubro a ultima prova da edição de 2017 do Troféu "Extreme", o "EXTREME TRIAL 4X4 VALPAÇOS 2017". 
Com motivos de interesse de sobra para passar algum tempo e que vão desde fantásticas paisagens, ótima gastronomia, termalismo, riqueza cinegética, património histórico e etnográfico singulares, os participantes e o publico que viajaram até esta cidade de Trás-os-Montes poderam certamente ficar a conhecer um pouco melhor a região e as suas gentes, bem como a oferta gastronómica do Alto Tâmega que é vasta e de qualidade unanimemente reconhecida.
Esta prova teve uma particularidade de ser disputada em dois dias de competição, com o primeiro dia a servir para a realização de uma Super Especial Noturna, desenhada num espaço praticamente dentro da cidade de Valpaços, especial essa que substituiu o habitual setor de perícia, com a classificação a servir para ordenar os pilotos para o arranque do setor de resistência que seria disputado no dia seguinte.  
No domingo, a meio da manhã fez-se a deslocação das equipas com os carros de competição a seguirem em caravana pelas ruas de Valpaços até ao local onde iria ser disputada componente competitiva deste dia.   Antes ainda da resistência, organização e promotores realizaram uma atividade "extra"  onde as equipas e os seus mecânicos lutarem entre si numa atividade lúdica e sem efeitos na classificação final.A longa pista do setor de resistência apresentou um desafio singular para os participantes, pois sem que tivesse obstáculos demasiado complicados, oferecia um grande numero de pontos onde as equipas se tinham que aplicar, tornando naquela que foi a mais trabalhosa do ano sobretudo para os condutores.  É já habitual haver um grande empenho e esforço dos navegadores, mas desta vez também os homens do volante foram postos á prova, para conseguirem passar por cima das muitas pedras desta pista.


CLASSE SUPER PROTO MAIS:  MADEIRENSES DOMINAM O PÓDIO CONTINENTAL

Na prova de Valpaços, a classe Super Proto Mais foi a mais representada, tendo comparecido 8 equipas para enfrentar este desafio em terras transmontanas.  Desde o inicio até ao fim houve um equilíbrio relativo entre as equipas, e apesar de muita luta em pista, de alguns azares e avarias nenhuma se destacou de forma significativa.
A dupla Bruno Nunes e Pedro Rodrigues - Team NPower 78, foram os primeiros lideres da prova, pois venceram a Super Especial Noturna, completando as 3 voltas ao circuito em pouco mais de 4m44s, 31 segundos a menos do que Laurindo Mendonça e Américo Freitas, os segundos com 5m15s.   A fechar o pódio provisório do primeiro dia ficou Adriano Santos e Elsa Henriques, a outra dupla que veio desde a Madeira.  
No domingo, 2 horas de trabalhos "forçados" aguardavam as equipas na sinuosa e exigente "Pista do cabeço", sobranceira á cidade de Valpaços.  Vindos da Madeira, e talvez mais habituados a esta configuração de terreno, o Team Brinertes de Laurindo Mendonça foi quem levou a melhor sobre os demais. Conseguiram dar 14 voltas ao traçado, mantendo sempre um andamento regular e consistente.  O seu grande adversário foi Adriano Santos, do ASH Team que conseguiu andar sempre por perto, perdendo no entanto algum tempo fruto de problemas que afetaram o seu carro. No final da prova, o atraso cifrava-se em 2 voltas, suficiente para assegurar o segundo lugar, mas longe já da vitória. 
Já a luta pelo terceiro lugar teve muitos mais candidatos, com 4 equipas a ficarem todas próximas umas das outras.  A vantagem acabou por ficar do lado de Cláudio Amarílio, do Team Bar Amarílio, com 11 voltas cumpridas. 



CLASSE SUPER PROTO: TEAM TRANSANTONINO VENCE NO NORTE
O Team Transantonino & Matias & Veicomer teve um arranque para esquecer na prova de Valpaços, pois um problema mecânico ditou a sua paragem na Super Especial de sábado, tendo sido relegado para último da classe. Face aos problemas desta equipa, ficou o caminho aberto para a vitória João Rocha do Team RJ69, que se impôs de forma expressiva ao realizar o tempo de 5m50s, quase 2 minutos a menos do que os 7m42s de Oscar Barroso, do Team MatBarroso.
No domingo, com a sua viatura já reparada, Pedro Cardoso conseguiu recuperar dos "estragos" na classificação no dia anterior e subir a primeiro da classificação, pois conseguiu dar 9 voltas à pista da resistência enquanto João Rocha, o seu mais direto adversário deu apenas 7.  Pelo caminho, com apenas uma volta cumprida, ficou Oscar Barroso, mas ainda assim, face á ausência de mais participantes, acabou por subir ao terceiro lugar do pódio final desta classe.
Pedro Cardoso e a sua equipa Team Transantonino & Matias & Veicomer conseguiram assim somar ainda mais uma vitória á sua "contabilidade pessoal", ficando o Team RJ69 em segundo e o Team MatBarroso em terceiro nesta última prova do ano.


CLASSE PROTO:  NORDHIGIENE DOMINA DE "FIO A PAVIO"

O "Extreme Valpaços" não poderia ter corrido de melhor maneira á equipa NordHigine, composta por António Calçada e Vítor Rodrigues. O seu domínio deste evento começou logo com a vitória na Super Especial Noturna, que venceram com um pouco o mais de 31 segundos de vantagem sobre o seu adversário mais próximo, o Team Electro Auto Pires. A quase 2 minutos de distância, em terceiro lugar ficou Ângelo Tiago, do Team Hélder Tiago, ainda em fase de adaptação à sua viatura e que aqui encontrou um terreno que lhe ainda lhe é algo estranho.
Voltando ao Team NordHigiene, na especial de resistência de domingo foi a equipa que nesta classe conseguiu dar mais voltas - 10 no total, o suficiente para vencer e ficar a salvo do Team Canelas Pneus, o seu mais direto adversário e que terminou a prova com 9 voltas concluídas.  Muito mais para trás ficou o Team Electro Auto Pires, que com 5 voltas fechava o pódio do setor de resistência e também da prova de Valpaços.
Vencendo no sábado e domingo, o Team Nordhigiene é assim o natural vencedor da última ronda da temporada, com o Team Canelas Pneus a ficar em segundo e o Team Electro Auto Pires em terceiro.



CLASSE PROMOÇÃO: TEAM BURPIZZA SOBE AO PRIMEIRO LUGAR.
A classe Promoção era alvo de alguma atenção especial após a prova de Queijas, uma vez que a luta pelos pontos entre o Team Burpizza de Paulo Amaro e o Team RePower de Emanuel Luz iria ditar o vencedor final da classe nesta edição do Troféu.
Paulo Amaro começou a prova logo na frente, pois venceu a "noturna" de sábado, enquanto o seu rival se quedava apenas pelo terceiro lugar.  Entre estes dois e em segundo lugar ficava Bruno de Sá do Team BF Automóveis.  Já Pedro Cortez do Team RedGarage era um atento espectador em quarto lugar e em condições de aproveitar o mínimo deslize de qualquer um á sua frente.
No domingo e na fase inicial da resistência, as equipas optaram por um ritmo de estratégia, evitando os danos nos carros, com Emanuel Luz a seguir Paulo Amaro. Porém, com apenas três voltas concluídas Emanuel Luz - Team RePower 4x4 tinha que parar, e deixava assim o caminho aberto para o seu adversário.  Como mais vale prevenir do que remediar, mesmo com o Emanuel Luz parado,  Paulo Amaro foi sempre somando voltas atrás de voltas até um total 11 concluídas, lutando taco a taco com Bruno de Sá que perseguiu afincadamente até ao cair da bandeira de xadrez.
Paulo Amaro leva de Valpaços o primeiro lugar que ambicionava, enquanto Bruno de Sá ficou com o segundo e Emanuel Luz o terceiro.


CLASSE FUN:  DUPLA DE SSV DÁ MUITO ESPETACULO.
A Classe FUN esteve entregue em Valpaços a Marco Melo do Team M. Transportes e a Luís Edgar do Team A. O. com o primeiro destes dois a dominar desde o arranque da prova.  Venceu a "noturna" de sábado com uma vantagem ligeiramente superior a um minuto, e depois na resistência de sábado deu mais três voltas do que o seu adversário.
Pouco habitual a presença destas máquinas no "Extreme" surpreenderam participantes e público pela facilidade com que subiam os obstáculos, superando de alguma forma as viaturas mais convencionais.



TROFÉU FEDIMA:  BURPIZZA SELA TEMPORADA COM MAIS UMA VITÓRIA
Ao longo do ano o Team BurPizza foi ganhado destaque no Troféu Fedima, uma competição aberta a viaturas de todas as classes e que utilizem produtos da marca Fedima.   Valpaços não foi exceção, e a equipa do Nissan Azul voltou a triunfar numa prova onde teve pouca oposição por parte dos seus adversários diretos, naquilo que diz respeito a esta competição mono marca.
  
O “EXTREME TRIAL 4X4 VALPAÇOS” encerrou a temporada de 2017, a todos os níveis histórica, verificando-se um crescimento face a 2016 significativo.  A prova de Valpaços é disso um exemplo, e ajudou a aumentar ainda mais a extraordinária diversidade de pisos e desafios que esta competição apresenta.  Sobre as pontuações do campeonato falaremos em breve, num outro comunicado a ser emitido oportunamente.

Luís Pirralho, da X-Adventure:

“Missão cumprida! Concluídos o “Extreme” com chave de ouro. Mais um evento, numa nova localização, com uma organização também ela estreante no nosso troféu, e que de um modo geral achamos que correu de forma particularmente satisfatória. Caso aqui regressemos em 2018 apenas teremos que corrigir alguns detalhes, mas isso é absolutamente normal em qualquer evento, e faz parte do objetivo que temos de melhoria continua e progressiva.
Tivemos aqui duas pistas que quase de certeza surpreenderam os participantes, pois mesmo sem terem obstáculos assustadores e perigosos, exigiram muito das equipas.  De inicio até poderia parecer simples, mas acho que após a primeira volta todos perceberam que isto era uma desafio à séria.
Também estou satisfeito com o nível de participação, desta vez com especial destaque para os Super Proto Mais, que lideraram em numero de inscritos. Os participantes empenharam-se de inicio a fim do evento, o que é de louvar, e em especial nesta prova que exigiu muito não só do navegador como já é de algum modo habitual, mas também dos pilotos que aqui tiveram que utilizar toda a sua experiencia e conhecimento das viaturas para procurarem um bom resultado.
Agora vamos descansar um pouco, e logo que possível, dar inicio ao processo de organização da temporada de 2018, para a qual já temos estudadas algumas melhorias.”


O Extreme Trial 4x4 Valpaços foi organizado pelo Clube Trepa Tudo de Valpaços, com o apoio do Município de Valpaços, da Freguesia de Valpaços e Sanfins, da Freguesia de Vassal, dos Bombeiros Voluntários de Valpaços e do Intermarché de Valpaços.
O Troféu Extreme Trial 4x4 2017 tem o apoio da Fedima, da Euro4x4Parts.com, da Tractomoz, de Helder Tiago – Oficina e Reboques, da Lubecar, da Vulcanizadora Fragoso, da Veicomer, da Dediland, do Todoterreno.pt, de imagensdesportivas.com, da BeeOuch Photography, do Codigo4x4 (Espanha), de Skin Ovelha, da Tentação TT, do TR4 Digital e do Virtual Clube TT.
Todas as informações sobre o Troféu Extreme Trial 4x4 2017 podem ser encontradas no site oficial em www.extremetrial4x4.com