Alvorninha, em Caldas da Rainha recebe a primeira prova da segunda temporada do Troféu.
Longa lista de participantes deixa antever arranque em grande.
Troféu X-Trophy reforça parceria com a FMP – Federação de Motociclismo de Portugal.


É já no próximo domingo, em Cumeira da Cruz uma pequena localidade da Freguesia de Alvorninha no concelho de Caldas da Rainha que se vai realizar o primeiro evento do Troféu X-Trophy 2017/2018.    

A Associação Cultural, Recreativa e Cultural das Cruzes será a entidade que terá a cargo a organização desta prova , tendo preparado uma pista com aproximadamente 9 quilómetros de extensão percorrendo na sua quase totalidade os caminhos florestais da zona.

A expectativa em redor desta prova tem sido enorme, confirmada com uma adesão em peso de participantes, quer em motos, quer em quads, onde figuram não só muitos nomes que em  2016/2017 fizeram parte das listas, como ainda um número significativo de estreantes.   Também do mesmo modo encontramos pilotos consagrados e pilotos mais amadores, que juntos procurarão obter o melhor resultado possível na prova.

Muito embora as inscrições ainda não tenham encerrado em definitivo, pois falta decorrer um breve período no dia da prova destinado a pilotos mais atrasados, até ontem, dia em que as inscrições on-line terminaram tinham-se inscrito 75 pilotos de moto e 57 em quad.

Nas motos os campeões do ano passado,  Martim Ventura (vencedor TT1 na 1ª edição), Nelson Cunha (vencedor TT-2) e Daniel Vital (vencedor TT-Hobby) estão já inscritos para darem inicio a luta pela revalidação do título não só na sua classe, como também na classificação geral que este ano irá existir.  A extensa lista de adversários recheada de bons pilotos é encabeçada por Sebastian Buhler, piloto que até Baja de Portalegre era um dos candidatos ao título de campeão nacional de todo o terreno.

Nos quads, a também longa lista de participantes inclui vários dos principais animadores da época transata, incluindo entre outros Daniel Bernardo, Joni Fonseca e Nelson Ribeiro.

Atrás referimos a existência de uma classificação geral, algo que na primeira edição do troféu não existia, e a esta modificação somam-se entre outras a mudança da designação da classe “Hobby” que agora se passará a chamar “Fun” e o desaparecimento da classe Q3 nos quads.

À semelhança do que já aconteceu na temporada 2016/2017, também esta segunda temporada irá ser disputada sob a égide da FMP.  O acordo existente entre a X-Adventure e a entidade federativa permite a prova seja disputada em condições diferentes e completamente dentro dos regulamentos existentes.

Luís Pirralho da X-Adventure:

“Está quase!  Temos tudo preparado para um arranque em grande de mais uma edição do Troféu X-Trophy.   Apesar de termos tido um percalço com uma outra localização prevista, conseguimos, em parceria com a Associação Cultural, Recreativa e Cultural das Cruzes encontrar rapidamente uma solução que nos satisfaz bastante e espero, seja também do agrado dos pilotos.Falando em pilotos, tenho que reconhecer que a longa lista de participantes nos deixa bastante satisfeitos,  comprovando o sucesso que este troféu tem junto dos praticantes da modalidade.   E apesar da lista já ser bastante expressiva, ainda esperamos que cresça mais no último período de inscrições.   O sucesso deste evento deve-se desde já á adesão destes pilotos.Não queria deixar passar a oportunidade para fazer um comentário muito curto sobre o que se passou nas  últimas semanas, com vários pilotos a virem andar nos caminhos que irão compor a pista.  Estas situações criam-nos obstáculos muito complicados de superar, que podem mesmo levar ao cancelamento dos eventos.  No interesse de todos gostaria que nos próximos eventos isto não viesse a suceder.  Espero por todos no próximo domingo para uma prova espetacular.”


A prova de Caldas da Rainha, será organizada pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural das Cruzes, com o apoio  da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

O X-Trophy é um troféu promovido pela X-Adventure,  com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, do TR4 Digital, do Todoterreno.pt e da Rally-Raid Network 


PROGRAMA - 12 de Novembro de 2017
7:00 - Abertura do secretariado
8:30 - Fecho do secretariado
9:30 - Fim das verificações
10:00 - Briefing do evento
11:00 - Resistência MOTO
13:30 - Resistência QUAD
16:30 - Reabertura do secretariado
16:45 - Publicação de resultados
17:00 - Entrega de prémios

Horários aproximados.