É já amanhã que se disputa a terceira prova da segunda edição do Troféu X-Trophy, num regresso á cidade de Ponte de Sor no Alto Alentejo.  O Radical Club de Ponte de Sor, a entidade organizadora preparou para esta edição da prova um circuito significativamente diferente daquele que integrou esta competição na edição anterior, sobretudo com a intenção de melhor a segurança e competitividade do evento.

O centro do evento (zona de assistência, paddock, secretariado) estará instalado no mesmo local do ano passado, no topo norte da zona industrial de Ponte de Sor, no entanto, os 10 km de pista que compõem o traçado serão na sua grande maioria novos face a 2018, com as características da pista a serem um pouco diferentes no que diz respeito á largura e ao perfil, esperando-se que seja do agrado de todos os participantes.

Falando de participantes o X-Trophy volta a registar casa cheia, com especial destaque para os Quads que continuam a comparecer em força dando conta de uma vitalidade na modalidade que muitos já julgavam desaparecida ao apresentar uma lista (provisória) com 55 participantes, recheada de muita qualidade e onde praticamente todos os principais protagonistas das lutas pelos melhores lugares das últimas provas estão presentes, incluindo o regressado João Vale.

Nas motos a lista provisória inclui 70 participantes, sendo de prever que se consiga atingir ainda um numero perto da centena de participantes através das inscrições de ultima hora que podem ser feitas no dia do evento.  No entanto nesta primeira lista de participantes já figura a esmagadora maioria dos principais animadores das duas primeiras provas, o que significa que a luta pelos melhores lugares irá ser particularmente intensa.

A prova de Ponte de Sor será uma das provas bonificadas desta edição do X-Trophy tendo uma duração maior do que a habitual, que passa de 1h30m para 2h de resistência.  Assim, após as duas horas de prova, os participantes classificados receberão pontuações bonificadas,  com os pontos obtidos a revelarem-se preciosos para a tabela classificativa do Troféu.

Luís Pirralho, diretor da X-Adventure:

"Temos mais uma lista de participantes muito interessante, mostrando o interesse que a modalidade de resistência tem junto dos participantes.  Tanto nos Quads como nas Motos temos lista de participantes recheadas de nomes conhecidos aos quais se juntam muitos outros pilotos.
Para eles, a organização preparou um circuito diferente do utilizado no ano passado, utilizando algumas pistas bem conhecidas da Baja de Portalegre nas proximidades da Zona Industrial de Ponte de Sor.  É um circuito rápido, mas que julgamos ser bastante seguro e sobretudo divertido e interessante para a quase centena e meia de pilotos que a vai percorrer.  
Aqui nesta prova, devido ao sistema de alternância nas partidas, vamos ter as motos em primeiro lugar e os quads a seguir, já que em Vila Nova de Erra foi o inverso.
Quero deixar um agradecimento à organização e às diversas autoridades de Ponte de Sor que nos ajudaram a colocar este evento de pé."


O X-Trophy Ponte de Sor 2018 é organizado pelo Radical Club de Ponte de Sor, com o apoio do Município de Ponte de Sor e da União de Freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor.
O X-Trophy é um troféu promovido pela X-Adventure,  com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, do TR4 Digital, do Todoterreno.pt e da Rally-Raid Network.

PROGRAMA 

(PROVISÓRIO)
DOMINGO, DIA 14 DE JANEIRO DE 2018
•    7:00 - Abertura do secretariado
•    8:30 - Fecho do secretariado
•    9:30 - Fim das verificações
•    9:45 - Briefing do evento
•    10:30 - Resistência MOTO -- 2 HORAS
•    13:30 - Resistência QUAD -- 2 HORAS
•    15:30 - Re-abertura do secretariado
•    16:45 - Publicação de resultados
•    17:00 - Entrega de prémios
Horários aproximados.