X-Trophy Portalegre 2021: Faltam menos de duas semanas para o regresso das grandes resistências de todo-o-terreno
CUIDADOS REDOBRADOS NA PREPARAÇÃO DA PROVA DO ALTO ALENTEJO
Numa altura já estamos a menos de duas semanas da prova do Alto Alentejo e em que a lista de participantes continua a crescer a um ritmo significativo, o Código D'Aventura e a X-Adventure - o organizador da prova e o promotor do troféu respectivamente, trabalham ativamente na preparação dos planos de segurança necessários à realização da prova.
No que diz respeito ás medidas de redução de risco relacionadas com o Virus CoVid 19 está já entregue para aprovação o plano de contingência, onde estão enumeradas as medidas que a organização prevê aplicar, e logo que esteja aprovado será publicado no site oficial e nas redes oficiais para conhecimento de participantes e público.
No entanto, muito embora o "problema" dominante seja de facto a Pandemia, não significa isso que todas as outras situações desapareceram, pelo que nunca é demais sublinhar que estamos em plena época de calor e de elevado risco de incêndio, pese embora as previsões para os próximos dias antecipem uma baixa significativa das temperaturas.
Como todos devem conhecer, de acordo o ponto 7.6, todas as equipas deve estar munidas de um extintor de pelo menos 2Kg, sendo que no sentido de clarificar essa norma, o promotor informa que trata-se de um extintor por veículo. Assim, no caso de cada uma das equipas ter uma ou mais motos em prova, deverá dispor de pelo menos um extintor por moto e que deverá estar presente nas verificações e nas operações de reabastecimento. Isto também salvaguarda os casos de que na eventualidade de ter que utilizar um extintor para alguma eventualidade numa moto, continuará a dispor de extintores para as outras que estão em prova.
Não fazendo parte do regulamento, a organização alerta para que as pessoas presentes na prova se abstenham do uso de grelhadores ou de fazer qualquer tipo de fogueira. Para além do risco inerente a um foco de incêncido, poderão estar sujeitos a coimas uma vez que estarão presentes agentes da autoridade no local, sendo a organização totalmente alheia a essa situação.
Luis Pirralho, director da X-Adventure: "Andamos todos preocupados com a Pandemia, porém não podemos descurar outros riscos, tanto a nível de segurança da prova, como do risco de incêncido. É bastante importante que os participantes estejam atentos a estas situações e que tenham presentes os extintores na prova. É do seu próprio interesse, mais do que do nosso."
Sobre a adesão de participantes acrescentou que: "Está a correr bastante bem, temos uma lista de participantes já bem composta e que deixa antever duas corridas bastante disputadas. Não só a maioria dos participantes que estavam inscritos para a prova do ano passado que tivemos que cancelar optaram por manter a sua inscrição, como também se têm inscrito muitos outros, tanto em quad como em moto."
O X-Trophy Portalegre 2021 faz parte do programa do Portalegre TT, é organizado pelo Código D'Aventura com o apoio do Municipio de Portalegre, é promovido pela X-Adventure sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal