COMPETIÇÃO AUTOMOVEL
Tradução automatica da versão em inglês publicada em www.rallyraidnetwork.com
Fonte: FIA
--------
A mudança da categoria SSV para um Mini JCW Rally Plus X-Raid na secção Ultimate provou ser uma jogada de mestre para a dupla portuguesa João Ferreira e Filipe Palmeiro. A dupla conquistou a vitória na FIA World Baja Cup e na secção Ultimate ao terminar em segundo lugar na Baja Internacional do Dubai.
O evento de três dias foi também a última ronda da Taça Baja FIA Médio Oriente e a vitória na categoria SSV permitiu à piloto saudita Dania Akeel garantir o título num Can-Am Maverick XRS Turbo RR da South Racing. Akeel já tinha vencido a secção Ultimate com a Overdrive Racing antes da ronda final.
Nasser Saleh Al-Attiyah e Pablo Moreno conquistam a vitória absoluta na Baja
A vitória absoluta no evento organizado pela Emirates Motorsports Organisation (EMSO) foi para o cinco vezes vencedor do Rali Dakar, Nasser Saleh Al-Attiyah, e o seu copiloto Pablo Moreno, num Taurus T3 Max que também liderou a classificação na categoria Challenger. Este foi o terceiro sucesso do Qatar no evento, depois das vitórias em 2017 e 2023 com um Toyota Hilux e um Prodrive Hunter, embora não estivesse inscrito em nenhuma das Taças FIA Baja.
O vice-campeão e novo campeão da Taça FIA World Baja, Ferreira, afirmou: “Terminámos em segundo lugar na geral e vencemos a classe Ultimate e vencemos a Taça do Mundo. Estou muito orgulhoso da equipa. Entrámos em três competições no início do ano - o Campeonato de Portugal, a Taça da Europa e a Taça do Mundo - e ganhámos as três. Um grande obrigado à X-Raid por me ter fornecido um excelente carro e também à South Racing e à Santag Racing pelo apoio durante a época. O Filipe (Palmeiro) fez um trabalho fantástico durante o ano. Agora é tempo de descansar e preparar-me para o Dakar”.
Quarenta e seis equipas foram autorizadas a iniciar a oitava edição do evento que substituiu o antigo Rali Internacional do Dubai no calendário da FIA. A lista incluía oito na categoria Ultimate, 17 na Challenger, 12 na SSV, três na Stock e seis a correr de acordo com os regulamentos técnicos de 2025 numa categoria Experimental, embora não fossem elegíveis para a classificação geral.
A partida dos concorrentes foi dada no Dubai Festival City por Sua Alteza Sheikh Mansoor bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Presidente do Conselho Desportivo do Dubai, na companhia do Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, de Omar Abdullah Al Futtaim, Vice-Presidente e Diretor Executivo do Grupo Al Futtaim, e de Sua Excelência Dr. Amer Al Zarooni, Diretor Executivo da Fundação Al-Jalila.
Pequenas alterações no percurso reduziram as duas etapas originais de 195 km para 191,57 km e 193,15 km, respetivamente.
As duas Hilux experimentais da Toyota Gazoo Racing, de Lucas Moraes e Seth Quintero, lideraram os tempos na etapa do Prólogo, que se realizou pela primeira vez em Hatta, a sul do Dubai. De qualquer forma, não eram elegíveis para a classificação geral e Nasser Saleh Al-Attiyah foi o mais rápido dos pilotos FIA, o Qatar batendo o seu irmão Khalifa por 7,8 segundos.
Al-Attiyah voltou a liderar os tempos na etapa de abertura para abrir uma vantagem de 2min 15,1s sobre Denis Krotov, da X-Raid Mini, e o qatari foi o terceiro mais rápido, atrás de Amerigo Ventura, da Quaddy Racing, e Juan Cruz Yacopini, da Overdrive Racing, na segunda etapa, para garantir a vitória sobre Ferreira por 3min 14,2s.
Krotov e o seu copiloto Konstantin Zhiltsov completaram o pódio com o terceiro lugar e os franceses Lionel e Lucie Baud, pai e filha, deram à X-Raid Mini JCW Team um resultado de 2-3-4, com o quarto lugar da geral. Ronan Chabot e Gilles Pillot, da Overdrive Racing, completaram os cinco primeiros.
O chefe de equipa da X-raid, Sven Quandt, afirmou: “Que ano incrível. Começou com o Dakar. Após três anos de preparação com a Audi, ganhámos finalmente o evento com Carlos Sainz. Pouco tempo depois, em fevereiro, decidimos trabalhar num motor a gasolina para o Mini e começámos a desenvolver o carro até o colocarmos em funcionamento pela primeira vez em Marrocos. Tivemos a nossa primeira vitória no Qatar com este carro e ganhámos o Campeonato Polaco. O João (Ferreira) fez corridas incríveis este ano e ganhou a Taça Europeia de Baja, o Campeonato Português e agora ganhou a Taça do Mundo, o seu terceiro título do ano. O Denis (Krotov) e o Lionel (Baud) também foram rápidos aqui. Agora podemos olhar em frente para o Dakar”.
O sexto lugar de Eduardo Pons foi suficiente para o piloto do Taurus T3 Max da Nasser Racing garantir o máximo de pontos na categoria Challenger e conquistar o título geral. O seu arquirrival Khalid Al-Jafla, vencedor da última ronda na Jordânia, capotou na última etapa. Diego Martinez, da South Racing Can-Am Team, somou pontos pelo segundo lugar no Dubai para confirmar um lugar no pódio da classificação geral, embora o seu copiloto Sergio Lafuente tenha conquistado o título de co-pilotos.
Pons disse: “Foi um fim de semana complicado. O primeiro dia foi duro e complicado. Foi uma grande luta com Al-Jafla e depois ele rolou na última secção. Somos os novos campeões. Agora concentramo-nos no Dakar com a Nasser Racing”.
Os companheiros de equipa de Martinez, Fernando Alvarez e Xavier Panseri, tinham conquistado os títulos SSV na Jordânia há duas semanas e foram confirmados como vice-campeões do campeonato ao terminarem em terceiro lugar na secção SSV (primeira na Taça FIA World Baja) nos Emirados Árabes Unidos, atrás de Akeel e Meshari Al-Thefiri do Kuwait.
Alvarez disse: “Conseguimos os pontos e já tínhamos ganho a categoria SSV. Estou muito orgulhoso do meu copiloto e da minha equipa de mecânicos. Nunca parámos e terminámos todas as corridas. Finalmente, ficámos em segundo lugar no campeonato geral. Estou muito feliz e orgulhoso do nosso trabalho”.
O piloto checo Miroslav Zapletal terminou em sétimo lugar na geral com o seu Ford F-150 e fez o suficiente para terminar como segundo classificado, atrás de Ferreira, na classe Ultimate. O holandês Michael van der Brink impressionou na sua corrida num Can-Am da South Racing, terminando em oitavo.
Amerigo Ventura foi penalizado por não ter conseguido terminar a primeira etapa com o seu Yamaha YXZ 1000 R da Quaddy Racing. João Dias e Gonçalo Reis, da Santag Racing, tinham terminado no pódio da geral nas duas últimas rondas, no Qatar e na Jordânia, e também tiveram problemas na primeira etapa, tendo sido fortemente penalizados. Ventura recuperou e conseguiu o melhor tempo na última etapa.
Dania Akeel vence a Taça Baja FIA Médio Oriente
A piloto saudita Dania Akeel já tinha confirmado o título regional da classe Ultimate antes do encontro do Dubai e optou por conduzir um Can-Am Maverick XRS Turbo RR da South Racing para a ronda final com o copiloto Stéphane Duplé. A decisão revelou-se acertada para a saudita, uma vez que garantiu a Taça Baja FIA Médio Oriente com a vitória na categoria SSV e o nono lugar na classificação geral.
Akeel afirmou: “Com este resultado, ganhámos o Campeonato Baja do Médio Oriente. Agradeço à South Racing por me ter ajudado nesta última corrida. O evento foi desafiante, com dunas e planaltos agradáveis, onde foi necessário mudar muitas vezes de direção. Foi um bom exercício de navegação. A Taça do Médio Oriente foi muito competitiva e muito interessante”.
Ahmed Al-Kuwari, do Qatar, chegou aos Emirados Árabes Unidos com dois pontos de vantagem sobre Akeel, mas o piloto da Quaddy Racing Yamaha não foi capaz de igualar Akeel na última ronda e contentou-se com um lugar no pódio na corrida pelo título, depois de terminar em terceiro, atrás de Al-Thefiri, no Dubai.
Hamad Al-Harbi terminou em sétimo e fez o suficiente para vencer o campeonato regional Challenger. O companheiro saudita Abdullah Al-Haydan chegou a casa em 13º da geral e em quarto dos concorrentes à Taça Baja FIA Médio Oriente, à frente de Rashid Al-Muhannadi e Moaaz Hariri, do Qatar. As penalizações por tempo custaram caro a Maha Al-Hameli e ela desceu na classificação, mas ainda assim terminou em segundo na Challenger, atrás de Al-Harbi.
Majed Al-Thunayyan e Fahad Al-Sufyani conquistaram mais uma vitória enfática na categoria Stock para veículos de cross-country de produção em série. Terminaram em 32º lugar na geral com o seu Nissan Patrol, um resultado que também garantiu a Al-Sufyani o título geral de co-pilotos e assegurou que Al-Thunayyan terminasse no pódio do Campeonato de Pilotos. Mohammed Al-Meer e Abdullah Al-Rabban, do Qatar, não conseguiram terminar nos seus Nissans.
A equipa South Racing Can-Am também correu com um trio de Can-Am Maverick Rs para Mattias Ekström, Erik van Loon e Sara Price na categoria Experimental. Tanto Price como Van Loon sofreram penalizações de tempo por não terem completado a etapa de abertura e Ekström retirou-se no último dia.
O evento foi realizado sob o patrocínio de S.A. o Xeque Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai, Vice-Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa e Presidente do Conselho Executivo do Dubai, e decorreu em simultâneo com as celebrações do Dia Nacional dos EAU. Foi apoiado pelo parceiro automóvel oficial Al-Futtaim Toyota, pelo parceiro energético ENOC e pela colaboração estratégica do Governo do Dubai, incluindo a Polícia do Dubai, a RTA e o Município do Dubai.
2024 Dubai International Baja (final result – top 30):
1. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Pablo Moreno (ESP) Taurus T3 Max | 6hr 20min 34.6sec |
2. João Ferreira (PRT)/Filipe Palmeiro (PRT) Mini John Cooper Works Rally Plus | 6hr 23min 48.8sec* |
3. Denis Krotov (KGZ)/Konstantin Zhiltsov (ANA) Mini John Cooper Works Rally 3.0i | 6hr 28min 12.1sec* |
4. Lionel Baud (FRA)/Lucie Baud (FRA) Mini John Cooper Works Rally 3.0i | 6hr 31min 02.4sec |
5. Ronan Chabot (FRA)/Gilles Pillot (FRA) Toyota Hilux Overdrive | 6hr 31min 13.8sec* |
6. Eduardo Pons (ESP)/Jaume Betriu (ESP) Taurus T3 Max | 6hr 36min 38.3sec* |
7. Miroslav Zapletal (CZE)/Maciej Marton (POL) Ford F-150 Evo | 6hr 40min 30.2sec* |
8. Michael van der Brink (NLD)/Bart van der Brink (NLD) Can-Am Maverick X3 | 6hr 44min 12.1sec+ |
9. Dania Akeel (SAU)/Stéphane Duplé (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 6hr 53min 52.4sec+ |
10. Meshari Al-Thefiri (KWT)/Michael Metge (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 6hr 55min 06.9sec+ |
11. Fernando Alvarez (ARG)/Xavier Panseri (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 6hr 57min 30.2sec* |
12. Ahmed Al-Kuwari (QAT)/Manuel Lucchese (QAT) Yamaha YXZ 1000R Short Shift | 6hr 57min 39.5sec+ |
13. Abdullah Al-Haydan (SAU)/Bader Al-Ajmi (KWT) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 6hr 57min 40.3sec+ |
14. Heder Hosås (NOR)/Mohammed Al-Hameri (ARE) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 7hr 02min 52.2sec |
15. Diego Martinez (ARG)/Sergio Lafuente (URY) Can-Am Maverick X3 | 7hr 04min 39.3sec* |
16. Hamed Salimi Mavi (IRN)/Kiarash Zare Rafie (IRN) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 7hr 05min 40.5sec |
17. Rashid Al-Muhannadi (QAT)/Szymon Gospodarczyk (POL) Taurus T3 Max | 7hr 08min 10.5sec+ |
18. Moaaz Hariri (SAU)/Kirill Shubin (KGZ) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 7hr 28min 48.9sec+ |
19. Hamad Al-Harbi (SAU)/Aleksei Kuzmich (ARE) Can-Am Maverick X3 | 7hr 32min 08.9sec+ |
20. Abdulaziz Al-Kuwari (QAT)/Nasser Al-Kuwari (QAT) Taurus T3 Max | 7hr 51min 41.2sec+ |
21. Ibrahim Al-Muhanna (SAU)/Faisal Al-Suwayh (SAU) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 7hr 58min 54.2sec* |
22. Mark Mustermann (AUT)/Michael Zajc (AUT) Can-Am Maverick X3 | 8hr 01min 28.4sec |
23. Jonathan Hart (ARE)/Ali Mirza (ARE) Can-Am Maverick X3 | 8hr 10min 40.7sec |
24. Vic Flip (AUT)/Gerhard Schmiedberger (AUT) Can-Am Maverick X3 | 8hr 38min 32.1sec |
25. Amerigo Ventura (ITA)/Erika Mingozzi (ITA) Yamaha YXZ 1000R | 10hr 36min 06.2sec* |
26. Juan Cruz Yacopini (ARG)/Dani Oliveras (ESP) Toyota Hilux Overdrive | 10hr 40min 32.3sec* |
27. Vladas Jurkevicius (LTU)/Aisvydas Paliukenas (LTU) Mini John Cooper Works Rally 3.0i | 10hr 41min 09.6sec |
28. João Dias (PRT)/Gonçalo Reis (PRT) Can-Am Maverick XRS Turbo RR | 10hr 56min 11.9sec* |
29. Khalifa Saleh Al-Attiyah (QAT)/Enio Bozzano (BRA) Taurus T3 Max | 11hr 16min 15.0sec+ |
30. Maha Al-Hameli (SAU)/Adrien Metge (FRA) Can-Am Maverick X3 | 11hr 16min 20.5sec+ |
*denotes registered for the FIA World Baja Cup
+ denotes registered for the FIA Middle East Baja Cup
- Dubai Baja 2024: Video do ultimo dia
- Dubai Baja 2024: X-raid garante do primeiro ao terceiro lugares na classificação Ultimate e João Ferreira vence a Taça do Mundo FIA de Baja
- Calendario CPTT 2025
- Baja Dubai 2024: Dia 1 - Video
- 24 Horas TT 2024: Clara & Gema nas 24H TT Vila de Fronteira
- De contrato renovado, Lucas Moraes faz preparação especial para o Dakar 2025
- 24 Horas TT 2024: Adrenalina e inclusão marcam as 24 Horas TT
- 24 Horas TT 2024: Lista de inscritos AUTO
- bp Ultimate Adventure Team muito ativo em diversas frentes
- Baja Dubai: A última luta de Eduard Pons pelo título mundial
- Toyota anuncia renovação com Lucas Moraes para o Dakar e Mundial 2025
- Baja Oeste 2024: Jose Luis Garcia y Samanta Montiel, ganan la Baja Oeste de Portugal
- Baja Oeste 2024: Tiago Reis foi 2ºclassificado na Baja do Oeste de Portugal
- Baja Oeste 2024: Dias e Santos vencem enquanto Ferreira conquista título de campeão
- Baja Oeste 2024: Santag Racing termina temporada no CPTT a vencer
- Baja Oeste 2024: Amarok Proto supera teste exigente na última prova do campeonato
- Baja Oeste 2024: Edgar Condenso e Nuno Silva sagram-se campeões de Portugal de Todo-o-Terreno T1
- Baja Oeste 2024: Resultados finais AUTO
- Baja Oeste 2024: Maria Luís Gameiro volta a vencer a Taça das Senhoras no CPTT
- Eduardo Rodrigues e António Nunes Sagrados Campeões de Todo Terreno na Classe T2 em 2024