X-Offroad: Um novo desafio desportivo para as "lendas" do TT Nacional.

Portugal ainda pode orgulhosamente apresentar-se como tendo o campeonato de todo-o-terreno mais competitivo e espetacular de toda a Europa e muito provavelmente de todo o mundo, porém a evolução da modalidade  quer seja devido ás mudanças regulamentares, evolução tecnológica ou modificação do tecido socio-economico que a suportam, tem deixado pelo caminho algumas "vítimas", em particular algumas que foram fundamentais para se conseguir alcançar o elevado grau de sucesso e competência de pilotos, equipas e organizações. As vítimas de que falamos são viaturas 4x4 usadas nos finais dos anos 90, início dos anos 2000, como os Mitsubishi Pajero, as Nissan Navara ou Terrano, os Toyota Land Cruiser e claro, os míticos UMM e isto só para citar alguns.

Ao longo dos últimos 20 anos, Portugal passou por mudanças de fiscalidade que quase mataram os 4x4, por uma crise económica, por uma pandemia, por mudanças sociais significativas, e por grandes alterações a nível territorial e de uso do espaço rural, mudanças que todas juntas contribuíram de uma forma ou de outra para afastar pilotos e equipas das corridas e dificultar o trabalho das organizações. Porém, nos últimos anos, o aumento de competitividade dos SSV viria a demonstrar que existem muitas pessoas que estão dispostas a apostar no todo-o-terreno, retirando prazer da participação nas provas. Primeiro foram as competições da FMP a beneficiar com a chegada dos SSV, e mais recentemente as corridas da FPAK, se bem que inicialmente estas máquinas eram mal vistas, consideradas lentas e até um estorvo que deveria estar em outro tipo de corrida. Mas a história diz que os SSV fizeram por merecer o seu lugar, aumentando de competitividade, velocidade e fiabilidade, a ponto de já ganharem corridas à geral e serem a alternativa a quem não tem recursos para um veículo T1 ou T1+ ou para quem quer participar "descansado", mantendo ainda assim alguma ambição por um bom resultado no final da corrida. Mas o bem de uns é mal de outros, e os 4x4 tradicionais, se já antes estavam no fundo da garagem, com o sucesso dos SSV foram votados a um esquecimento forçado, algo inglório e injusto para estas viaturas que anos a fio foram fonte de tantas emoções, de sonhos e ambições, e povoaram de alto a baixo as listas de inscritos das corridas portuguesas.

A X-Adventure, ao longo também da sua existência, tem sido pioneira no campo desportivo ao criar e promover competições diferenciadas, como é o caso do X-Trophy ( resistência TT moto e moto4),  do CISET 4x4 (Trial 4x4), e também do Super SSV (a única competição em Portugal exclusiva para SSV). Foi em 2012 que, pela primeira vez, a X-Adventure organizou uma prova de "bugies", a Buggy Race, que se disputou em Coruche no formato de resistência em pista de todo-o-terreno. Mais tarde viria a mudar de designação para a atual que todos conhecemos: "Troféu Super SSV"; mais recentemente mudou de formato, para algo semelhante a um rali, deixando em "suspenso" o formato de resistência. É baseado neste longo historial de sucesso que a X-Adventure se lança agora num novo desafio destinado a todos os pilotos e proprietários dos 4x4 tradicionais ou viaturas que outrora participaram nos campeonatos nacionais. É para estes pilotos e para os fãs destas máquinas e do todo-o-terreno em geral que nasce o "X-Offroad".

Em breve será divulgado o enquadramento regulamentar, que irá definir quais as viaturas que podem ser admitidas, as classes em que irão estar divididas e quais as licenças e homologações necessárias, bem como X-o regulamento desportivo da competição.

Antes de avançar para "voos" mais altos, o X-Offroad irá ter uma prova zero, cuja data está provisoriamente marcada para o próximo mês de julho, num dos locais mais lendários do todo-o-terreno nacional. A X-Adventure tem, nos últimos meses, desenvolvido contatos a vários níveis, quer seja com pilotos e equipas e também com os elementos da federação, no sentido de poder viabilizar este projeto e ajudar a trazer de volta às corridas algumas das muitas máquinas que estão paradas um pouco por todo o país.

"Embora já soubéssemos que havia interesse por parte dos pilotos, ficámos agradavelmente surpreendidos com a reação das pessoas e também com a vontade de muitos de poderem voltar a conduzir os seus carros novamente em ambiente de competição." disse-nos Luis Pirralho, diretor da X-Adventure. "Já falamos com a Federação, temos algumas arestas para limar, como seria de prever, mas encontramos boa vontade da parte da mesma e em breve iremos dar novidades a nível do que será exigido relativamente aos regulamentos, que queremos que sejam o mais simples possível."

Quanto ao formato desportivo, o princípio é também o de manter a competição simples e acessível, pelo que será adotado um formato muito semelhante ao do Troféu Super SSV, com troços que poderão variar entre os 8 e os 20 quilómetros que os pilotos percorrerão várias vezes. Porém, para a corrida zero, "Estamos a estudar um traçado que poderá ir um pouco além dos 10 quilômetros por passagem, numa zona rápida, que servirá para darmos a conhecer o conceito aos pilotos e darmos a eles a oportunidade de acrescentarem os seus comentários para podermos ajustar o que quer que seja necessário ajustar", acrescentou Luis Pirralho.

Os pilotos que possam vir a estar interessados em participar podem contactar a X-Adventure através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar..

Em breve estará ativo o site oficial em www.x-offroad.pt, que irá conter todas as principais informações e documentação deste novo desafio desportivo.

 

Comunicado oficial X-Offroad / X-Adventure.
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