DR40 2026: TOYOTA GAZOO Racing W2RC reforça candidatura à vitória na Argentina

  • A 2.ª etapa do Desafío Ruta 40 levou as equipas por um percurso de 634 km entre San Juan e San Rafael.
  • Seth Quintero e Andrew Short estão agora a apenas nove segundos da liderança, depois de terminarem a Etapa 2 na sexta posição.
  • Henk Lategan e Brett Cummings aproximaram-se dos lugares do pódio, concluindo a etapa no oitavo lugar.
  • Akira Miura e Armand Monleón também ganharam posições após mais uma prestação sólida, terminando a Etapa 2 na 15.ª posição.

A TOYOTA GAZOO Racing W2RC (TGR W2RC) entrou definitivamente na luta pela vitória na Argentina durante uma intensa Etapa 2 do Desafío Ruta 40, terceira ronda do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid 2026 (W2RC).

Depois de dois DKR GR Hilux terem terminado entre os seis primeiros na etapa inaugural, as equipas aumentaram o ritmo esta terça-feira, reforçando a posição da TGR W2RC na classificação geral. A Etapa 2 contou com um setor seletivo relativamente curto, de 128 km, marcado por subidas e descidas íngremes em pistas maioritariamente arenosas, onde a vegetação densa e os buracos aumentaram ainda mais a dificuldade. O dia terminou com uma longa ligação de 506 km rumo a sul, até à cidade de San Rafael.

Após terem sido quartos na etapa de abertura, Seth Quintero e o navegador Andrew Short sofreram um furo logo no início da Etapa 2, comprometendo a luta pelos lugares do pódio. Ainda assim, a dupla respondeu de forma muito forte no #203 DKR GR Hilux, recuperando posições na geral. Terminaram o dia em sexto lugar e ocupam agora a segunda posição da classificação geral, apenas nove segundos atrás dos novos líderes João Ferreira e Filipe Palmeiro (TOYOTA GAZOO Racing South Africa).

Henk Lategan e Brett Cummings — sextos classificados no início do dia — adotaram uma abordagem cautelosa na primeira parte da Etapa 2. Contudo, as condições na fase final revelaram-se mais adequadas ao acerto do seu #202 DKR GR Hilux, permitindo-lhes aumentar o ritmo e subir até ao oitavo lugar. Estão agora em quarto da geral, a pouco mais de um minuto dos lugares de pódio.

Akira Miura e Armand Monleón também evoluíram na classificação com o #204 DKR GR Hilux, fechando um dia positivo para a TGR W2RC. Terminaram a etapa num meritório 15.º lugar, subindo ao 16.º posto da geral, a cerca de sete minutos do top 10.

Depois de duas das cinco etapas da prova, os concorrentes enfrentam esta quarta-feira o maior setor seletivo do rali, num dia que poderá ser decisivo na luta pelas posições da geral. Com 409 km cronometrados, a etapa leva os participantes até à Cordilheira dos Andes, atingindo uma altitude máxima de 2.715 metros, num percurso em laço a sudoeste de San Rafael.

Henk Lategan: “Foi difícil no início porque tive algumas dificuldades com o carro nas zonas mais apertadas e sinuosas. Fizemos uma alteração no acerto, mas acabou por ser na direção errada, por isso vamos corrigir isso para amanhã. Não assumimos riscos e mantivemos um andamento limpo, sem furos. Na parte final, o carro adaptou-se melhor ao terreno. Foi um dia razoável e aprendemos algo importante no acerto para amanhã, que será uma etapa longa. Parece que estamos numa boa posição.”

Seth Quintero: Foi mais um bom dia para nós. Infelizmente tivemos um furo logo aos seis quilómetros, por isso sabíamos que tínhamos de recuperar tempo depois disso. Conduzi bem e o DKR GR Hilux esteve absolutamente incrível — a TGR W2RC continua a dar-me todas as ferramentas para ter sucesso. Estamos agora em segundo da geral, apenas a nove segundos da liderança, e numa excelente posição de partida para amanhã. Sabemos que não vai ficar mais fácil daqui para a frente, mas estou entusiasmado para o resto do rali.”

Akira Miura: “Foi uma etapa técnica hoje. Na primeira parte não consegui atacar tanto quanto queria porque o percurso era muito sinuoso e estreito entre as árvores. Mas a segunda parte foi melhor e consegui aumentar o ritmo. Foi bastante divertido, especialmente os saltos. Agora estou ansioso pela longa etapa de amanhã.”

 

Fonte: Toyota