COMPETIÇÃO AUTOMOVEL
Motivação e energia é o que não falta aos primeiros classificados da 35.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo, com o leiriense a ostentar 4 segundos de vantagem para o famalicense. Na espreita de um eventual percalço estão Miguel Barbosa e João Ramos.
O segundo dia da Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo, competição auto pontuável para a FIA European Cup For Cross-Country Bajas, encerrou exatamente como terminou ontem, com os dois pilotos da frente a manter a posição.
Aos comandos de um Mini John Cooper Works Rally Plus, o jovem piloto João Ferreira, navegado pelo experiente alentejano Filipe Palmeiro, assumiu este sábado as despesas da prova desenhada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, chegando ao parque fechado no topo da classificação.
João Ferreira tem amanhã a missão de regressar às pistas com uma ligeira vantagem de 4 segundos para o famalicense Tiago Reis, fruto de um andamento similar desde a partida e a chegada a Reguengos de Monsaraz.
É certo que a ligeira superioridade que dispõe para o nortenho da Toyota Hilux que faz equipa com Valter Cardoso não traduz que esteja numa posição vantajosa para festejar antecipadamente o triunfo, bem elo contrário, mas o momento pode ser considerado anímico para encarar o derradeiro dia de competição com outra disponibilidade.
Nas estradas de terra batida, João Ferreira completou os 182 km do setor seletivo de hoje em 5h21m,5s, relegando para a segunda posição Tiago Reis, por 1,7 segundos.
«Esta mais parece uma prova de ralis do que de todo-o-terreno. São apenas 4 segundos de diferença em termos gerais para o Tiago Reis, o segundo classificado, e somente 2,3 segundos o que nos separou no setor seletivo de hoje. Foi um troço duro, com 180 km, em que parti o pára-brisas ao km 40. Fomos perdendo algum tempo, sobretudo nas curvas para a esquerda, mas a culpa foi minha e não posso culpar ninguém pelo erro cometido», começou por referir João Ferreira.
«Estamos satisfeitos por estarmos à frente. A margem é quase nula, pelo que amanhã vamos arrancar completamente ao ataque. Hoje partimos de trás para a frente. Ganhámos o prólogo na véspera e decidimos partir de segundo, no fundo a nossa estratégia colheu frutos. Apanhámos a pista mais limpa e o balanço do dia de hoje é positivo. Para amanhã é “Full Attack”. Partimos de primeiro, a pista está limpa e vamos ver o que o dia nos reserva», sublinhou o jovem piloto de Leiria.
Quem também está ainda para as curvas é Miguel Barbosa que, navegado por Tomás Neves e ao volante de um Toyota Hilux, terminou a tirada de hoje a somente dois segundos de diferença para o líder e ocupa o terceiro posto da geral a 3m49,3s. Contudo, o piloto lisboeta não evitou uma penalização de dois minutos e caiu duas posições, ficando agora a 5m49,3s da liderança.
Sem nunca perder o rasto dos seus mais diretos opositores, a dupla formada por João Ramos e Jorge Carvalho, também em Toyota Hilux, alcançou Reguengos de Monsaraz na quarta posição, a 4m21,2s de João Ferreira e Filipe Palmeiro, acabando por beneficiar da penalização de Miguel Barbosa para ascender à terceira posição.
Também João Dias e João Miranda, num Can-AM Maverick X3, encerraram o dia a fechar o “top five”, a 4m40,7s, numa demonstração clara de que também estão dispostos a “trepar” na classificação, assim os deixem alimentar a ideia de que é possível atingir esse desiderato. Num ápice, viram-se no quarto posto, também beneficiando da queda de dois lugares de Miguel Barbosa. As duplas, ao cabo do segundo dia, lideram a categoria T3.
Igualmente sem contemplações seguem firmes nos seus propósitos Pedro Carvalho e Romeu Martins num Can-AM Maverick X3 que, fruto de uma toada viva e homogénea, seguraram a sexta posição, a 6m52,5s da liderança – segundos da categoria T3 –, com Alejandro Martins e José Marques, em MINI JOHN COOPER WORKS RALLY, no sétimo posto, a 7m01,6s.
Os campeões nacionais de ralis em título, Armindo Araújo e Luís Ramalho, conduziram o Can-Am Maverick X3 ao oitavo lugar, a 7m23,0s do topo da classificação, cabendo à dupla do Ford Ranger, Nuno Madeira e José Janela, a nona posição, a 8m30,2s, enquanto Alexandre Franco e Rui Franco, ao volante de um Mercedes 350D, a encerrar o “top ten”, a 10m05,1s dos líderes da prova.
Para amanhã, os participantes da 35.ª Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo cumprem o mesmo percurso de hoje, ou seja, 183,17 km, totalizando 268,64 km, com o primeiro piloto a partir para a estrada às 11h30.
Comunicado Oficial
- Baja TT Sharish 2023: Crónica Fernando Barreiros - Prólogo Baja TT Sharish Gin 2023
- Baja TT Sharish 2023: Bruno Oliveira/Paulo Marques iniciou ontem a sua participação
- Baja TT Sharish 2023: Fernando Barreiros em segundo dos T2 na Taça da Europa de Bajas
- Baja TT Sharish 2023: Fernando Barreiros com Carlos Silva
- Com 7 vitórias e um 2º lugar em oito especiais, Lucas Moraes lidera briga pelo título
- Baja TT Sharish 2023: Nuno Matos estreia Volkswagen Amarok PROTO
- Baja TT Sharish 2023: Fernando Barreiros em duas frentes
- Baja TT Sharish 2023: Bruno Oliveira em força
- Baja TT Sharish 2023: Onde ver - Mapa e pontos de passagem
- Baja TT Sharish Gin 2023: Com 90 inscritos na competição auto
- Baja TT Sharish 2023: Listas de inscritos auto - FIA e FPAK
- Nuno Matos apresenta novo projeto ao volante de um Volkswagen Amarok PROTO
- V Cierzo Rally Ejército de Tierra : Fidel Castillo hace frente a las duras condiciones climatológicas en el V Cierzo Rally Ejército de Tierra
- Rally Cierzo 2023: Fernando Barreiros renova título de campeão ibérico
- Rally Cierzo 2023: Fernando Barreiros vence prólogo no Cierzo Rally Zaragoza
- Rali Transibérico está de regresso depois de 14 anos de pausa.
- Campeonatos do Mundo FIM-FIA 2024: 4 continentes na terceira temporada
- Campeão Fernando Barreiros no Cierzo Rally Zaragoza
- Marcos Baumgart e Kleber Cincea vencem última etapa e são campeões na T1+
- Guiga Spinelli e Paulo Fiuza completam Sertões 2023 com três vitórias na categoria e muito aprendizado com a Mitsubishi Motors