
Baja ECB 2025: Ford Trucks e Bruno Oliveira bem sucedidos na estreia num T4 na Baja TT Escuderia Castelo Branco
Bruno Oliveira superou de forma muito positiva todas as dificuldades encontradas numa participação na Baja TT Escuderia Castelo Branco, competição onde o piloto fazia a sua estreia aos comandos de um muito galardoado Can-Am Maverick R, máquina inscrita na categoria T4, nesta que era a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. De referir que, na longa carreira do piloto onde constam resultados muito positivos, Bruno Oliveira sempre pilotara os mais diversos veículos, mas sempre modelos tradicionais de todo-o-terreno. Esta foi a sua primeira experiência em provas do campeonato num side-by-side, vulgarmente designado por SSV, com a particularidade de um T4 ser um veículo bastante próximo do modelo de série.
As dificuldades sentidas por Bruno Oliveira nesta estreia desportiva, que mais uma vez contou com o consagrado Vitor Jesus ao seu lado na navegação, foram ainda acrescidas de condições meteorológicas extremamente adversas que a dupla teve de enfrentar nas pistas dos concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova e Oleiros.
“Completámos a nossa primeira corrida num SSV e posso dizer que a experiência foi muito positiva e acima de tudo extremamente desafiante. Todos os nossos adversários nesta categoria T4 são pilotos com a experiência de várias corridas e entre eles estava um campeão nacional e um jovem que foi recentemente ao pódio no Dakar. A nossa preocupação não foi lutar contra eles, foi lutar contra a nossa inexperiência e estou certo de que demos passos muito positivos e saímos de Castelo Branco bem mais elucidados relativamente ao que teremos pela frente nas próximas corridas”, refere Bruno Oliveira que acrescenta:
“Gostei bastante mais do troço deste derradeiro dia e apesar de já por lá terem passado as motos, não estava muito degradado. Tinha sim era alguns lamaçais e algumas zonas mais complicadas, mas em contrapartida tinha muitas pistas rápidas nas várias zonas das eólicas, onde aí já me senti muito feito ao carro. Uma máquina muito fiável de que apenas me queixo dos travões, por terem de ser os de série, mas que tem um potencial enorme que seguramente iremos desbravar nas próximas corridas. É um desafio enorme que temos pela frente, mas que promete ser muito interessante. Hoje perdemos algum tempo com uma saída de estrada, felizmente sem consequências, mas já evoluímos bastante relativamente ao primeiro dia”.
Bruno Oliveira e Vitor Jesus, no Can-Am Maverick T4 que é assistido pela equipa da MM Sport e compete com o apoio da Ford Trucks Portugal, regressam às competições de 25 a 27 de abril na Baja TT Norte de Portugal que, tendo como centro nevrálgico Valpaços, vai passar este ano também por pistas dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Murça e Vinhais.
Fonte: Ford Trucks / Bruno Oliveira / A2 Comunicação