Baja Marrocos 2024: Maria Luís Gameiro e José Marques preparados para os desafios
Maria Luís Gameiro e José Marques estão prestes a embarcar em mais uma aventura desta feita na Baja de Marrocos, a disputar, de 23 a 27 de setembro. A dupla portuguesa, que tem competido com sucesso no Campeonato de Portugal e de Espanha de Todo-o-Terreno, decidiu mudar de cenário, numa prova com exigências distintas, competindo agora com um Yamaha T3,. Esta participação serve como preparação para o Rally de Marrocos, ronda do Campeonato do Mundo W2RC, que terá lugar de 2 a 11 de outubro.
Maria Luís Gameiro e José Marques estão desde o início da semana no Reino de Marrocos a preparar a estreia na edição de 2024 da Baja de Marrocos. A piloto de Cascais cumpriu várias centenas de quilómetros aos comandos do Yamaha T3 preparado e assistido pela Franco Sport – Racing Development e não esconde a sua satisfação pelo modo como se adaptou a este novo carro, “que é radicalmente diferente daquilo a que estava habituada. Estou muto contente como a forma como evoluí. Consegui, muito rapidamente, perceber o carro e as suas reações e agora espero conseguir aplicar isto em competição. É para nós uma emoção enorme embarcar neste novo desafio e esta última semana for muito importante a vários níveis. Estamos muito entusiasmados e percebe-se que toda a equipa tem trabalhado arduamente no sentido de garantir que está tudo pronto para o arranque amanhã,” esclareceu a piloto.
O Baja de Marrocos que vai na sua quarta edição, recebe pela primeira vez automóveis e, por conseguinte, passa a contar com dois percursos: um primeiro, concebido para otimizar as capacidades de manobra e o desempenho dos SSV e dos motociclos, a fim de proporcionar aos concorrentes o máximo prazer de condução; o segundo, mais adaptado aos automóveis.
Cada dia é constituído por três especiais curtas, com cerca de 100 km cada. No final do dia os pilotos terão percorrido, no máximo, 300 km contra o cronómetro. Serão então cinco dias consecutivos (cinco etapas), constituídas por três especiais cada, num total de 15 especiais contra o cronómetro. Na quarta etapa, as equipas dos SSV e dos automóveis enfrentarão uma especial noturna, em mais um desafio à condução e navegação.
As cinco etapas acontecem em torno de Merzouga, uma pequena aldeia situada no Sudeste de Marrocos, conhecida pela sua proximidade das deslumbrantes dunas de Erg Chebbi, que se estendem por cerca de 50 quilómetros de comprimento e 5 quilómetros de largura, atingindo alturas de até 350 metros acima do nível do mar. Esta aldeia serve de porta de entrada para o deserto do Saara. Este é o centro nevrálgico da prova, onde estará instalado o bivouac.
Comunicado Oficial