
Morocco Desert Challenge 2025: Maria Luís Gameiro segue no 12º posto
Num dia em que a competitividade se destacou, Maria Luís Gameiro conseguiu o 11.º tempo na Etapa 6 do Morocco Desert Challenge. Numa especial mais curta, as diferenças foram reduzidas. Ainda assim, a piloto do Team Motivo JCB concluiu o dia com nota positiva, ficando somente a 21 segundos do top 10.
A curta tirada de 187 km levou os participantes de Assa a Foum Zguid, centro nevrálgico para as restantes etapas deste Morocco Desert Challenge. Este foi um dia muito mais curto do eu o inicialmente previsto, com a etapa a ser encurtada devido a uma tempestade de areia.
Maria Luís Gameiro e a sua navegadora, Rosa Romero, voltaram a fazer um excelente trabalho, ficando relativamente perto dos lugares cimeiros, num dia em que os 32 carros ainda em prova couberam em pouco mais de uma hora. A distância percorrida foi curta, tal como as distâncias entre participantes no final da especial cronometrada. Maria Luís tem sido destaque pela sua regularidade, estando sempre no top 10 ou muito perto, cimentando cada vez mais o seu nono lugar na classificação geral.
Com apenas mais dois dias pela frente, tudo parece encaminhar-se para um excelente resultado para a dupla do Mini T1+. Mas os restantes 439 km podem apresentar ainda troços desafiantes, pelo que a dupla feminina do Team Motivo JCB mantém o entusiasmo de mão dada com as cautelas necessárias.
“Hoje foi um dia muito curto, com apenas 187 km contra-relógio” disse Maria Luís no final da etapa. “As pequenas diferenças nos tempos refletem bem os poucos quilómetros percorridos hoje, em comparação com os dias anteriores. Voltamos a ser muito competitivas e na zona mais dura do troço, fomos eficientes, sem perder muito tempo. Não arriscamos em demasia, fruto das lições que aprendi no Dakar e o resultado foi um muito positivo 11.º tempo, que nos permite manter o nono da geral, isto apesar de nos termos perdido. Estou muito contente com o que temos conseguido fazer nesta prova, aliando velocidade a regularidade. A equipa tem feito um trabalho excelente e os nossos resultados são reflexo disso. Se olharmos para a geral, o top 5 não está assim tão longe. Sabemos que subir na geral não vai ser fácil. No entanto, estou extremamente satisfeita e orgulhosa do que temos feito até agora. Vamos para as duas últimas etapas desejosas de manter o nível, com a meta cada vez mais perto.”
O sétimo dia do Morocco Desert Challenge leva os concorrentes de volta ao Erg Chegaga para um novo troço de 45 km de dunas desafiantes. Depois, uma secção rápida, mas complicada com fesh-fesh. O percurso continua em direção a M'Hamid, depois mergulha no arenoso Oued Draa, onde a vegetação densa complica a navegação. Segue-se um segundo campo de dunas de 30 km, desta vez maiores, antes de uma travessia espetacular do Lac Iriki. A etapa termina com uma mistura de declives ao estilo do Dakar, Em resumo, um dia repleto de areia e desafios na condução e na navegação.
Comunicado Oficial