X-Trophy 2024:  Reta final com muitas novidades

  • Taça Bluemotor/Yamaha arranca em Barcelos
  • X-Trophy Barcelos com pista renovada
  • Relevada a localização da terceira prova do ano: Chamusca

Depois de uma pausa mais longa que o previsto, a edição de 2024 do X-Trophy regressa repleta de novidades e motivos de interessa,  prometendo um final de época particularmente competitivo e digno de destaque.  

A noticia de maior relevo e que afetará todas as três provas que ainda faltam disputar é a criação da Taça Bluemotor\Yamaha, uma nova e muito interessante competição que se disputara em paralelo ao X-Trophy, aberta a todos os pilotos que utilizem motos ou moto-4 da marca da conhecida marca Japonesa nas provas válidas para o Troféu.

Esta competição surge da junção de esforços entre a X-Adventure - entidade promotora do Troféu e da Bluemotor - um dos principais concessionários da Yamaha em Portugal, que em boa hora chegaram um entendimento que permitirá por um lado consolidar e valorizar o X-Trophy como a competição de resistências em todo-o-terreno de referência em Portugal e por outro lado dar uma maior visibilidade á marca e afirmar a Bluemotor como um dos seus principais distribuidores.

Os detalhes da Taça Bluemotor/Yamaha serão conhecidos em breve, logo após a publicação do regulamento da mesma o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Os demais participantes,  que corram com veículos de outras marcas não terão qualquer alteração na sua participação, mantendo-se tudo igual tanto a nível de inscrições como de classificações.

A segunda novidade refere-se á prova de Barcelos, que se disputará no inicio do mês de Outubro.   O Moto Clube Moto Galos de Barcelos, entidade organizadora desta prova tem trabalhado bastante no sentido de melhorar as condições da edição de 2024 comparativamente á edição de 2023,  e que ficou marcada como a prova de estreia do X-Trophy a norte do Rio Douro.

Mantendo a localidade de  Paradela como centro nevrálgico da corrida, concentrando o parque de assistência, as zonas de público e também a zona de partidas e chegadas,  a prova de 2024 apresentará o seu percurso reformulado, incluindo agora alguns troços já dentro do território da freguesia de Cristelo incluído assim vários quilômetros de pistas novas.   Esta nova configuração da pista permitirá também adicionar alguns locais novos para o publico assistir á passagem dos concorrentes.

Por último foi recentemente divulgado a localização daquela que será agora a terceira prova do ano: será na Chamusca, no Ribatejo.   A X-Adventure alcançou finalmente um acordo que permitiu a realização desta prova que será uma estreia absoluta no troféu, pois nunca antes integrou o calendário do X-Trophy.

Para já podemos revelar que o circuito da prova terá um perímetro abaixo dos 10 quilómetros, permitindo assim aos concorrentes realizarem voltas relativamente rápidas,  numa pista que estará desenhada num terreno tipicamente Ribatejano e que percorre essencialmente caminhos agrícolas e florestais.

Mas para já o principal foco de atenção é o X-Trophy Barcelos 2024, que depois de ter sido um marco no X-Trophy ao ser a primeira prova a norte, irá novamente assumir um papel histórico para este competição ao acolher a primeira prova válida para a Taça Bluemotor / Yamaha.

A corrida de Barcelos disputar-se-á no próximo dia 6 de Outubro, e a avaliar pelo interesse que a prova tem estado a levantar, tudo indica que irá ter uma lista de participantes não só numerosa como também de muita qualidade.  

Todas as informações sobre a prova podem ser encontradas aqui: https://www.x-trophy.com/index.php/edicao-2024/02-barcelos.html

O Troféu X-Trophy é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e como apoio da Bluemotor, da Motévora, da Goldspeed, da Mundimat, da Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

 

X-Adventure, 8/9/2024