Troféu X-Trophy 2023 apresentado na Gala X-Adventure

• TROFÉU X-TROPHY “SOBE DE ESCALÃO” E PASSA A TROFÉU NACIONAL
• PROVAS X-TROPHY VÁLIDAS PARA A MINI-BAJA E CHALLENGE TT FMP
• RESISTÊNCIAS TT REGRESSAM AO NORTE DO PAÍS
 
A X-Adventure realizou no passado domingo 29 de Janeiro a sua primeira Gala, um evento que reuniu as três competições por si promovidas, nomeadamente o Troféu X-Trophy e o Troféu Super SSV que se disputam no âmbito da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e ainda o CISET 4x4 - Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 realizado sob a égide da FPAK - Federação de Automobilismo e Karting.   A cerimónia realizou-se no auditório do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, e teve como anfitrião o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coruche, o Sr. Francisco Oliveira.
 
Este grande evento serviu para entregar os troféus da edição de 2022 aos vencedores de todas as classes de todas as competições, enaltecendo o esforço que todos, incluindo pilotos, parceiros e organização fizeram ao longo de uma temporada que provou ser exigente e repleta de desafios, mas também bastante gratificante e que terminou com  provas bastante interessantes e bem disputadas em todas as modalidades.
 
Para além dos merecidos prémios entregues aos vencedores, a Gala X-Adventure serviu também para apresentar as linhas mestras da temporada que está prestes a arrancar, incluindo um conjunto de novidades que vêm consolidar o Troféu X-Trophy como uma das principais competições nacionais, sobretudo no que diz respeito ao todo-o-terreno.
 
A FMP-Federação de Motociclismo de Portugal esteve também presente, representada pelo Sr. José Rita, presidente da comissão de todo-o-terreno, que revelou que o Troféu X-Trophy irá passar a ter o estatuto de Troféu Nacional durante a temporada de 2023, e que irá ainda ser válido para o campeonato de Mini-Baja e também para o Challenge TT, uma nova competição que a FMP está a lançar este ano e que promete ser um grande desafio com um conjunto de provas singulares e bastante diferentes entre si.
 
Quanto á edição de 2023 do Troféu X-Trophy, a competição está estruturada como já vem sendo hábito, com as provas a terem lugar no período de "defeso" do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT), consolidando algumas provas já conhecidas mas também visitando novas paragens introduzindo novas provas.
 
O Pinhal Novo será a localidade com honras de abertura da edição de 2023 do Troféu, uma prova que se disputou pela primeira vez em 2022 e que se revelou um sucesso, regressa neste ano com várias melhorias no terreno para um melhor desenrolar de todo o evento aproveitando as lições obtidas na estreia.  Esta prova tem a particularidade de ser também válida para o Challenge TT nas categorias Moto e Quad.   Esta é uma prova disputada num terreno muito aberto, praticamente sem árvores e em piso quase sempre em areia, bastante acessível a todos.
 
Um mês depois do arranque, a caravana ruma até ao extremo norte do Ribatejo, mais propriamente até Ferreira do Zêzere, que também se estreou no troféu em 2022.  Com a "X-Trophy Village" , ou seja o Parque de Assistências instalado no Aeródromo Municipal de Ferreira do Zêzere, esta é uma prova que oferece condições ótimas para as equipas poderem estar instaladas, mesmo em condições climatéricas adversas.  Já os pilotos têm pela frente um desafio exigente, com a pista desenhada nas estradas e caminhos florestais que percorrem as encostas sobranceiras à Albufeira de Castelo de Bode.
O X-Trophy Ferreira do Zêzere será particularmente interessante para os mais novos, nomeadamente as classes iniciados, pois a corrida irá ser válida para o Troféu Mini-Baja.
Ferreira do Zêzere marcará o inicio da longa pausa "estival" para os pilotos Hobby, no entanto os pilotos Federados terão em Junho uma nova oportunidade medirem forças, num novo evento que está a ser programado em conjunto com a FMP na região centro de Portugal, que terá um figurino um pouco diferente das restantes provas mas promete ser muito interessante e divertido.
Chegado o Outono recomeçará em força o X-Trophy, já com toda as classes em prova.  Será a cidade de Barcelos que a 1 de Outubro irá receber a caravana do X-Trophy, num regresso deste troféu ao norte de Portugal depois de uma prolongada ausência.  A "X-Trophy Village" irá ficar localizada junto ao Estádio Cidade de Barcelos, e toda a prova irá desenrolar-se na região circundante.   É esperado bastante publico nesta corrida e também uma participação de pilotos locais significativa.
 
A 12 de Novembro o X-Trophy viajará até Ponte de Sor no Alto Alentejo, uma prova que regressa ao calendário depois de uma prolongada ausência.  Famosa pela suas pistas, frequentemente utilizadas pela Baja Portalegre, a prova da Ponte de Sor irá ser também um desafio exigente e disputado, com troços rápidos em piso mais arenoso e possivelmente uma ou outra passagem de água, dependendo da versão final do traçado.   Também em Ponte de Sor a zona de assistências irá ficar localizada numa zona pavimentada, muito espaçosa e que oferece excelentes condições para todos.
 
Finalmente a 10 de Dezembro disputar-se-á a derradeira prova de uma temporada que se espera particularmente intensa e bem disputada, cabendo a Coruche e á sobejamente conhecida pista da Várzea de Água as honras de atribuir as ultimas pontuações do ano.   Apesar das limitações em termos de Paddock,  o  terreno e a pista com múltiplas configurações são do agrado dos pilotos, que de um modo geral a reconhecem como particularmente divertida e mas também muito exigente e rápida sobretudo para os que ambicionam os melhores lugares.
 
O Troféu X-Trophy 2023 só é possível realizar graças à colaboração muito próxima entre a X-Adventure e a FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e a um leque de parceiros que apoia o troféu e onde se incluem a GoldSpeed, a Mundimat, a Mundilimpa, a Tanqueluz, a Tractomoz, o Guia Rural, e o Imagens Desportivas.
 
Todas as informações sobre o Troféu X-Trophy poderão ser encontradas no renovado site oficial, que está disponível no endereço www.x-trophy.com.   Poderá ainda acompanhar o desenrolar das provas e do troféu através do Facebook, em https://www.facebook.com/xtrophy
 
Comunicado oficial X-Trophy
 
x trophy 3 2 2023