DR40 2026: Martim Ventura reforça liderança geral com triunfo na penúltima etapa

Os pilotos Rally 2 da Monster Energy Honda HRC continuam a sua sequência perfeita na 13.ª edição do Desafío Ruta 40, com Martim Ventura a conquistar mais uma vitória em etapa e a manter a invencibilidade da Honda na categoria.

Ventura, Bruno Crivilin e Preston Campbell voltaram a conduzir as suas Honda CRF450RX RALLY através de alguns dos terrenos mais difíceis da Argentina, enfrentando uma penúltima etapa castigadora, marcada por mudanças de altitude logo após os 251 km de ligação desde o bivouac de San Rafael. Com o impressionante cenário dos Andes cobertos de neve, os pilotos tiveram ainda de lidar com temperaturas geladas, que acrescentaram mais dificuldade a um rali já de si extremamente exigente.

Apesar de ter vencido a etapa anterior, Ventura admitiu frustração devido a alguns erros. Na quarta etapa, porém, respondeu de forma exemplar, com uma condução precisa e controlada nas subidas técnicas de montanha, superando o cansaço acumulado para garantir a sua terceira vitória da semana. Após 306 km cronometrados, cruzou a meta com uma vantagem dominante de 2’20’’ sobre o segundo classificado, ampliando a liderança geral para quatro minutos e meio sobre o colega de equipa Bruno Crivilin.

A competir na sua primeira ronda da Taça do Mundo de Rally-Raid, Crivilin tem impressionado ao longo de todo o rali. Depois de dificuldades nas dunas no dia anterior, devido à pouca experiência nesse tipo de terreno, o brasileiro recuperou bem na quarta etapa e manteve-se firme na luta. O seu segundo lugar na etapa mantém-no também em segundo da geral, sendo o rival mais próximo de Ventura na entrada para a derradeira etapa.

Preston Campbell esperava uma etapa mais limpa após o problema no comando do roadbook no dia anterior, mas o norte-americano enfrentou nova adversidade logo no início, quando o pó intenso contribuiu para uma queda. Apesar do contratempo, Campbell recompôs-se e chegou ao fim, terminando o dia em quinto da categoria, a 7’48’’ de Ventura. Caiu para o quarto lugar da geral, mas a diferença para o pódio é ainda de apenas um minuto e meio.

Com o rali a terminar amanhã em San Juan, os concorrentes ainda têm pela frente uma decisiva etapa de 320 km cronometrados. Com os pilotos da Monster Energy Honda HRC a ocuparem atualmente os dois primeiros lugares da Rally 2, a luta pela vitória permanece totalmente em aberto.

Ruben Faria
General Manager
Foi um dia muito forte para nós. O Martim venceu e abriu uma vantagem sólida para o segundo lugar. No seu primeiro rali, o Bruno voltou a fazer uma excelente etapa e terminou num ótimo segundo lugar.
No início da etapa, o Preston ficou preso em muito pó ao seguir outro concorrente e sofreu uma queda forte. Tem dores na perna, mas felizmente nada de grave. Depois disso, concentrou-se em trazer a moto em segurança até ao bivouac, sem mais quedas, e terminou em quinto.
No geral, estamos muito satisfeitos com o desempenho da equipa hoje. Amanhã é o último dia, com 320 km em torno de San Juan. Acredito que será uma etapa rápida, sem areia ou dunas, por isso deverá favorecer um ritmo elevado. Vamos continuar a pressionar até ao fim.

Bruno Crivilin 69
Etapa: 2.º Geral: 2.º
Hoje foi bom, gostei desta etapa, a pilotar nas montanhas. A moto estava a funcionar muito bem nestas condições. Foi uma etapa muito física, mas estou feliz. O Martim venceu outra vez, por isso estou contente por ele e pela equipa. Hoje a navegação foi melhor porque era semelhante ao Brasil, não havia muitos CAPs, por isso foi bom. Vamos para amanhã, o último dia, vou voltar a atacar.

Martim Ventura 84
Etapa: 1.º Geral: 1.º
Foi um dia super super duro. Foi muito difícil em altitude, senti-me muito cansado desde o início, mas tentei puxar por mim e acho que o meu corpo respondeu bem. A moto estava super boa também, cometi menos erros, tentei manter a calma e seguir em frente. Foi um bom dia, mais uma vitória na categoria e continuamos, por isso estou super feliz.

Preston Campbell 85
Etapa: 5.º Geral: 4.º
Hoje foi super rápido nas montanhas, pistas grandes e rápidas e subidas íngremes. Começou bem, mas apanhei pó muito cedo e estava a lutar contra isso, tive uma queda forte ao km 109. A partir daí tive de me recompor e chegar ao fim. Amanhã é o último dia, estou ansioso, ainda é uma etapa grande. Espero terminar de forma positiva.

 

Comunicado: Monster Energy Honda HRC