Baja TT Capital dos Vinhos de Portigal 2021: Gustavo Gaudêncio nas motas e Luís Engeitado nos quad vencem
Gustavo Gaudêncio (Honda) nas motas e Luís Engeitado (Yamaha) nos quad foram os grandes vencedores da 33ª edição da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal que se disputou este fim-de-semana nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Redondo e Évora.
Na competição moto, o piloto do Team Bianchi Prata, que este ano faz o seu regresso às competições depois de uma ausência de cinco anos, regressou aos triunfos absolutos ao fim de 13 anos. Gustavo Gaudêncio ganhou a prova com uma moto da classe TT1. Salvador Amaral, em Honda, no seu primeiro ano de Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, terminou em segundo lugar, ganhou a classe júnior e foi segundo na classe TT2. Paulo Santos, igualmente em Honda, foi o vencedor entre os veteranos e da classe TT3. Um pódio absoluto integralmente Honda como já não se via há muito tempo.
Miguel Castro, em KTM, também a fazer o seu primeiro ano de CNTT ficou em quarto e venceu a classe TT2 à frente do consagrado David Megre em KTM que encerrou o top5. Mário Patrão, em KTM, venceu entre os pilotos inscritos para o Campeonato da Europa de Bajas à frente de Tiago Santos e de José Alvoeiro. Na classe promoção triunfou João Pires em Yamaha.
Gustavo Gaudêncio mostrou-se muito satisfeito com esta vitória:
“a última prova que consegui vencer à geral foi em 2008 na Ferraria. Esta competição correu bem desde o prólogo. A etapa de sábado foi boa e consegui andar sempre rápido, mas a meio da corrida comecei a perder tempo para os meus adversários e por isso tive que atacar na zona técnica. Hoje tinha a responsabilidade de segurar o lugar. Tinha alguma vantagem para o segundo classificado, no entanto há sempre a pressão extra de partir à frente da corrida e abrir a pista. Para piorar começou a chover e havia riscos acrescidos. Assi, manter o primeiro lugar foi difícil, mas no final correu tudo bem”,
referiu.
Entre os quad o campeão nacional Luís Engeitado (Yamaha) protagonizou uma disputa aguerrida com Luís Fernandes (Yamaha). Mas, quando liderava, Luís Fernandes registou um problema no seu quad a 15km do final o que o levou desistir. Assim, o piloto da Yamaha Buemotor levou a melhor e somou mais um triunfo reforçando o primeiro lugar do campeonato.
Para o vencedor dos quad este triunfo na prova alentejana de Reguengos de Monsaraz é:
“hoje a corrida não é minha, mas sim do Luís Fernandes. Tive um problema elétrico ao quilómetro 30 e pensei que tivesse ficado resolvido. O Luís apanhou-me e vim com ele até à ZA. Entretanto consegui sair na frente, mas voltei a ter o mesmo problema. Consegui colocar a mota a trabalhar e vinha tranquilo e, entretanto, encontrei o Luís Fernandes a 10 km do fim porque ele também teve problemas. Tenho três vitórias, mas o importante era terminar porque falhei a primeira corrida e tenho que fazer o máximo de pontos que conseguir”,
contou Luís Engeitado.
Segundo lugar para Rafael Carvalho que venceu a classe promoção. Terceiro lugar para Luís Pimenta que venceu entre os pilotos inscritos para o Campeonato da Europa de Bajas. Quarto lugar para Carlos Reguinga que venceu entre os veteranos. A checa Nelly Caisová (Yamaha) foi a única senhora a enfrentar a prova e averbou o terceiro lugar para o Campeonato da Europa de Bajas.
Comunicado Oficial