Gostava de saber mais sobre os concelhos onde se disputam as corridas? Visite o GuiaRural.pt

Guia Rural
Guia Rural
DR40 2026: Ventura vence a dura terceira etapa e recupera a liderança geral da Rally 2

DR40 2026: Ventura vence a dura terceira etapa e recupera a liderança geral da Rally 2

Depois de ter vencido o prólogo da Rally 2, Martim Ventura regressou hoje ao topo ao conquistar a vitória na terceira etapa, retomando assim a liderança geral do Desafío Ruta 40.

Os pilotos da Monster Energy Honda HRC na categoria Rally 2 têm dominado o evento até agora, com Ventura a impor o ritmo no prólogo, antes de Bruno Crivilin e Preston Campbell conquistarem as suas primeiras vitórias em etapas da World Rally-Raid Cup no início da semana.

A meio do rali, a terceira etapa apresentou aos pilotos um desafio longo e exigente. A especial de 408 km contou com leitos de rios secos, dunas imponentes e trilhos montanhosos acidentados, testando os concorrentes tanto física como mentalmente, enquanto as temperaturas geladas acrescentaram mais dificuldade.

Ventura passou grande parte do dia numa intensa luta pela vitória com Toni Mulec, o seu rival direto na classificação da World Rally-Raid Cup. Apesar de algumas dificuldades nas dunas de Nihuil, o português manteve a calma e terminou com força, garantindo o triunfo por quase um minuto. Com isso, recuperou também a liderança geral do rali a Campbell, quando faltam apenas duas etapas.

Bruno Crivilin voltou a mostrar um ritmo impressionante, mantendo-se sempre dentro do top 3 ao longo da etapa. O brasileiro destacou-se nas pistas rápidas e no terreno fluido e, embora não tenha conseguido desafiar Ventura pela vitória, cruzou a meta em terceiro, a menos de dois minutos. Crivilin ocupa agora o segundo lugar da geral, a apenas 2’14’’ do seu colega de equipa.

Depois da sua vitória inédita na etapa de ontem, Preston Campbell manteve-se no top 4 durante grande parte do dia, até um problema no tablet lhe custar tempo precioso. O norte-americano perdeu cerca de dez minutos devido à avaria e desce agora ao terceiro lugar da geral, 7’48’’ atrás de Ventura, com Mulec a aproximar-se rapidamente, a apenas 50 segundos.

A quarta etapa promete mais um desafio brutal, com os pilotos a subirem acima dos 3.000 metros de altitude enquanto atravessam as montanhas sinuosas de Mendoza no regresso a San Juan. Com um total de 634 km pela frente, a penúltima etapa deverá levar pilotos e máquinas ao limite antes do regresso ao bivouac.

Ruben Faria
General Manager
Foi mais um dia muito forte para o Martim, que voltou a mostrar grande ritmo e consistência ao longo da etapa. Geriu muito bem as condições e continua a apresentar um nível muito elevado neste rali.

Para o Bruno, hoje foi a sua primeira experiência real a pilotar nas dunas. Foi algo completamente novo e uma grande surpresa, já que não está habituado a este tipo de terreno, mas lidou muito bem com a situação. Apesar do desafio, terminou em terceiro e está agora em segundo da geral, o que é um resultado muito positivo dadas as circunstâncias.

O Preston teve um problema com o comando do roadbook durante a etapa, o que lhe fez perder bastante tempo nas dunas. Também se perdeu numa zona com navegação muito difícil, mas estas coisas fazem parte do rally raid e amanhã tentará recuperar o máximo possível.

Amanhã regressamos a San Juan para mais uma etapa longa e exigente. Esta zona da Argentina é sempre complicada, com terreno difícil e navegação traiçoeira, por isso será mais um dia importante para a equipa.

Bruno Crivilin 69
Etapa: 3.º Geral: 2.º
Foi uma etapa grande hoje. Foi muito boa e também correu bem para mim. Nos primeiros 200 km não forcei muito. Na segunda parte, que era mais ao estilo WRC e onde me sinto melhor, foi muito rápido por vezes. Estou a sentir-me bem, a moto está a funcionar bem e a equipa também, por isso estou feliz. Vamos para a quarta etapa.

Martim Ventura 84
Etapa: 1.º Geral: 1.º
Foi uma etapa grande com terrenos diferentes. As dunas de manhã foram super difíceis para mim, não consegui encontrar o meu ritmo nelas. No piso duro entrei no ritmo, mas cometi alguns erros e quis recuperar tempo aí. Mantive-me calmo e recuperei rápido, mas mesmo assim custou algum tempo. Tenho de estar contente. Quero mais, é nos dias técnicos que temos de ser muito técnicos, não é como em Marrocos ou na Arábia Saudita onde se pode andar mais aberto.

Preston Campbell 85
Etapa: 4.º Geral: 3.º
Começámos nas dunas, estava a correr bem, mas tive alguns problemas com o tablet a meio da etapa, que só consegui resolver na neutralização. As dunas são mais cinzento-acastanhadas, uma cor de areia diferente, e estava a divertir-me esta manhã. Cheguei ao fim hoje, nada de especial, mas faltam só dois dias.

 

Comunicado: Monster Energy Honda HRC

Related Articles

Guia Rural
Guia Rural
Image
Image
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.