Rally-Raid Portugal 2024: Bruno Santos lidera Rally 2 no bp Ultimate Rally Raid Portugal
Bruno Santos iniciou hoje de forma muito positiva a sua participação na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Rally Raid e, concluída que está a 1ª etapa de 101Km que hoje se disputou com partida e chegada de/em Grândola, lidera a categoria Rally 2, sendo ainda oitavo classificado absoluto.
O dia começou bem para o piloto de Torres Vedras, apoiado pela Momento TT, que aos comandos de uma Husqvarna 450 Rally foi o sétimo piloto mais rápido a concluir o prólogo. A primeira etapa (composta por dois setores seletivos) foi desafiante até pelas condições do traçado motivadas pela meteorologia dos últimos dias, mas não o suficiente para demover o piloto de terminar em primeiro lugar entre os pilotos que disputam a Rally 2, o que lhe valeu a liderança da classificação geral desta categoria.
Bruno Santos reconhece a competitividade da prova organizada pelo ACP- Automóvel Clube de Portugal que conta com os melhores pilotos nacionais e internacionais da modalidade e descreve os desafios do dia de hoje.
“Começámos bem cedo com o prólogo que me correu bastante bem, fiz um bom resultado. Tinha muita areia, a alternar entre piso rijo e escorregadio. Estes pisos são muito arenosos e o traçado fica muito marcado. A navegação é muito exigente nesta prova, porque existem muitas notas e mudanças de sentido. Consegui fazer um sétimo lugar da geral, o que foi muito positivo. Permitiu-me partir de uma boa posição para a grande especial do dia. Rodei bem durante a tarde, vinha solto e confortável. Tive apenas alguma dificuldade nas zonas mais fechadas nos pinhais possivelmente pela dificuldade de os equipamentos captarem o sinal de GPS e houve duas vezes que tive de voltar atrás para reconfirmar o waypoint e não ter dali nenhuma penalização. Perdi algum tempo, no dia de hoje nota-se um pouco no resultado, mas creio que até ao final do rally não será nada de significante. Tivemos ainda ao final do dia uma especial bem curtinha, muito gira, a SS2, para dar um bom espetáculo, dado que havia muito público. Esteve um ótimo dia, sem chuva, só tivemos de lidar com a água que existia no terreno. A mota vai ficar terminada para o dia de amanhã e com tudo preparado da melhor maneira possível para enfrentar a água deste terreno, a lama que temos apanhado aqui”, explica o piloto que gastou 01h19m55s a percorrer os 101 km cronometrados da etapa do dia.
Amanhã disputa-se a segunda etapa do bp Ultimate Rally Raid Portugal, com um total de 231,97km. A jornada do dia vai contemplar um setor seletivo, o terceiro desta edição, com 197,95 km cronometrados entre Grândola e Santiago do Cacém.
Comunicado Oficial