Troféu Super SSV 2023 revelado em Coruche no passado fim de semana

  • COMPETIÇÃO DE BUGGIES MANTÉM FORMATO "RALI"
  • TROFÉU SUPER SSV PASSA A TROFÉU NACIONAL
  • SUPER SSV VÁLIDO PARA O CHALLENGE TT FMP 2023

A vila de Coruche acolheu no passado domingo dia 29 de Janeiro a Gala X-Adventure, um evento organizado pela X-Adventure para realizar a entrega de troféus de todas as competições por si promovidas e simultaneamente apresentar a edição de 2023 das mesmas.   Entre motos, quads, SSV e 4x4, os três troféus promovidos pela X-Adventure reuniram mais de 600 praticantes de desportos motorizados, que se distribuíram  pelo Troféu X-Trophy e o Troféu Super SSV que se disputados no âmbito da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e pelo CISET 4x4 - Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 realizado sob a égide da FPAK - Federação de Automobilismo e Karting.

A cerimónia realizou-se no auditório do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, e teve como anfitrião o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coruche, o Sr. Francisco Oliveira.

A época que agora teve o seu ponto final revelou-se exigente e com desafios difíceis de superar, mas que ainda assim permitiu levar a cabo praticamente todos os eventos previstos, servindo a Gala X-Adventure também como um momento de uma justa homenagem a pilotos, parceiros e organizadores que ao longo de todo o ano de 2022 fizeram de todos os troféus o sucesso que todos conhecemos.

Para além da a entrega de troféus os vencedores de todas as classes, a Gala X-Adventure foi também dedicada á apresentação da época de 2023,  que irá ter algumas melhorias e alterações face ao que foi realizado em 2022,  dando assim continuidade ao trabalho de consolidação e crescimento do troféu.

A FMP-Federação de Motociclismo de Portugal esteve também presente, representada pelo Sr. José Rita, presidente da comissão de todo-o-terreno, que nos revelou algumas das novidades fruto da renovada parceira entre X-Adventure e FMP, apresentando ainda o novo Challenge TT, uma nova competição que a FMP está a lançar este ano e que promete ser um grande desafio com um conjunto de provas singulares e bastante diferentes entre si.

A edição de 2023 traz consigo também uma novidade menos boa, com a categoria de Mini-Buggy a deixar de fazer parte do Troféu.  Infelizmente, apesar de todos os esforços do promotor, das organizações e de alguns pilotos que se empenharam em dinamizar a categoria, a mesma foi sempre pouco participada, pelo que a decisão unânime foi a de abolir a classe.

O Troféu Super SSV 2023 irá também integrar o calendário do Challenge TT, uma nova competição lançada pela FMP , e que tem como principal característica ser composta por eventos significativamente diferentes entre si.

Para manter e aperfeiçoar será o "Formato de Rali" das provas do Troféu Super SSV, com os pilotos a poderem realizar múltiplas passagens um a um pelos troços que irão compor as provas, num esquema composto por PEC - Provas Especiais de Classificação, agrupadas em setores de 5 ou 10 PEC cada.

O calendário do Troféu Super SSV 2023 é composto por 5 provas, a começar já no próximo dia 11 de Fevereiro em Pinhal Novo, Palmela, e terminando a 9 de Dezembro em Coruche.

A prova de inicio da temporada, organizada pela Associação MX Caramelos, de Lagoa da Palha, em Pinhal Novo regressa ao calendário depois de uma primeira edição de 2022 particularmente bem sucedida e interessante.    A organização já prometeu melhorias e um recinto mais bem preparado, levando em conta a aprendizagem feita no ano passado.  Esta é uma prova disputada num terreno muito aberto, praticamente sem árvores e em piso quase sempre em areia, bastante acessível a todos.

Depois do Pinhal Novo seguir-se-á um longo interregno até 18 de Junho, data em que terá lugar um novo evento disputado em Pampilhosa da Serra e que será válido para o Challenge TT .  A prova disputada na região centro ingressa no calendário pela primeira vez, prometendo ser um desafio bastante interessante e ao nível das melhores provas do Troféu.

Uma vez disputada a prova do centro de Portugal, o troféu Super SSV irá ter a sua segunda pausa do ano, regressando apenas a 30 de Setembro, para a segunda novidade do ano: O Super SSV Barcelos.  Será a primeira vez que o troféu viajará até ao norte do país, para uma prova que se espera muito competitiva e interessante, disputada numa zona repleta de amantes do desporto motorizado.   A zona de assistências ficará localizada ás portas da cidade, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, podendo usufruir de uma vasta área pavimentada.  As pistas estarão desenhas nos terrenos circundantes.

A 11 de Novembro a caravana do Troféu Super SSV regressará a uma região mais habitual, mas para disputar mais uma prova nova, desta vez o Super SSV Ponte de Sor 2023.  Apesar da cidade de Ponte de Sor ser já conhecida das competições promovidas pela X-Adventure, esta será a primeira vez que os SSV a irão visitar.  As pistas desta região são sobejamente conhecidas dos amantes da modalidade, tornadas famosas pelas frequentes passagens da Baja Portalegre por esta região arrastando milhares de fãs.   Os participantes do Super SSV Ponte de Sor irão circular nas mesmas pistas, faltando apenas definir alguns pontos do troço composto sobretudo por caminhos florestais em terra batida e areia, e podendo vir a conter uma ou duas passagens de água.

A ultima prova do ano será disputada a 9 de Dezembro, na já muito conhecida pista de Coruche, desenhada no interior de uma floresta de eucaliptos nas imediações da localidade de Várzea de Água.  Esta pista é já um marco na competição e é do agrado da generalidade dos pilotos, que a reconhecem como particularmente divertida e completa, onde é relativamente fácil alcançar um bom ritmo.  No entanto, todos a respeitam, pois sabem que se forem demasiados ambiciosos a pista poderá a qualquer momento colocar um ponto final nas ditas "ambições".

O Troféu Super SSV 2023 só é possível realizar graças á parceira muito próxima entre a X-Adventure e a FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e a um leque de parceiros que apoia o troféu e onde se incluem a Mundimat, a Mundilimpa, a Tanqueluz, a Tractomoz, o Guia Rural, e o Imagens Desportivas.

Todas as informações sobre o Troféu Super SSV poderão ser encontradas no renovado site oficial, que está disponível no endereço www.superssv.com.    Poderá ainda acompanhar o desenrolar das provas e do troféu através do Facebook, em https://www.facebook.com/SuperSSV

 

Comunicado oficial