CPT4x4 2022: Trial 4x4 fez a festa em Famalicão

 

A maior competição de trial 4×4 em Portugal encerrou a época 2022 no Minho. Vila Nova de Famalicão recebeu a 7ª e derradeira etapa com uma grande jornada competitiva na “terra negra” das freguesias de Ribeirão e Vilarinho das Cambas. Junto ao “Lago Discount” a pista teve na sua maioria obstáculos naturais, beneficiando do terreno “acidentado” da região e proporcionando um dia intenso de competição e muita adrenalina.

Depois de muitas medalhas de prata e de bronze, Daniel Carapau, desta vez com Daniel Esteves, (G&C Trial Team XS5) degustou, pela primeira vez, o sabor do ouro. Com 8 voltas ao circuito conseguiu o primeiro lugar na classe Super Proto, mas também em termos absolutos.
Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo), grandes favoritos à vitória final na classe Proto, cumpriram na etapa de Famalicão. Venceram a resistência e festejaram o título.
António Moreira e André Neves (Valclima) partiram para esta etapa já campeões. Correram sozinhos na classe Extreme mas nem por isso facilitaram ou abrandaram. Cumpriram a resistência até à bandeirada xadrez

Na classe de Promoção a vitória foi para a dupla Pedro Pereira e Henrique Gonçalves (Clean TT) que conseguiram dar mais 1 volta do que os campeões Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros 4x4).
Carlos Martins e João Pinto (ReciclopeçasTeam), campeões UTV, estiveram em altas ao completar 8 voltas ao circuito de Vila Nova de Famalicão.
Luís Jesus e João Borges (Vitaminauto) foram os únicos participantes da classe Fun. Estrearam-se com 2 voltas à pista em 1. hora 33 minutos e 54 segundos. Sinal bem evidente de quão dura era a pista minhota. Aliás, a maior parte das equipas que partiram para a resistência não chegaram a concluir a prova e por isso não viram a bandeirada xadrez. Entre eles os campeões absolutos de 2022 Rui Rocha e Pedro Campas (Team rj69).

O Campeonato Portugal de Trial 4x4 despede-se assim, em festa, da temporada 2022. E mal se lançam os foguetes de uma edição já se prepara, nos bastidores, a época 2023...

 

Comunicado Oficial

CISET 4X4 Pinhal Novo 2022:  Ultima prova da temporada disputada em clima de festa.

Pista do Pinhal Novo coloca fim a um "mito" do trial 4x4.

Depois de uma temporada algo diferente do inicialmente planeado, o CISET 4x4 deslocou-se até ao Município de Palmela , mais propriamente à localidade de Pinhal Novo para disputar a derradeira prova do calendário, organizada pela APTE e pelo MX Caramelos, num recinto cujas características se não inéditas no que diz respeito ao Trial 4x4, serão certamente muito raras.

Habitualmente utilizada em provas de motos, a pista da Lagoa da Palha em Pinhal Novo, está implantada num amplo terreno, praticamente plano e na sua maioria composto por areia.  Sem obstáculos naturais evidentes, supor-se-ia que a prova poderia ser não ter o grau de dificuldade e exigência técnica habitual do CISET 4x4, mas quem se deslocou ao local rapidamente pode perceber que a organização tinha preparado um circuito com alguns pontos que eram no mínimo "interessantes".  

Bastante diferente do padrão habitual foi o setor de perícia, habitualmente curto e com obstáculos, desta vez substituído por um prólogo em velocidade num circuito praticamente plano, o qual os pilotos tinham que percorrer por duas vezes para poderem obter a sua classificação.  O setor de resistência, disputado a partir do inicio da tarde, já tinha as características habituais, com um conjunto de obstáculos cujo o nível de dificuldade já exigia trabalho e perícia aos participantes, como o caso do obstáculo "Oberlix" e do obstáculo "Motorin".

CLASSE FUN: TEAM BATATA MOTORSPORT TRIUNFA SEM OPOSIÇÃO.

O Team Batata Motorsport subiu ao posto mais alto do podio da classe FUN na prova do Pinhal Novo depois de uma prova onde praticamente não teve oposição, pois o seu único adversário apenas obteve classificação válida no prólogo.  Assim, a equipa composta por Luis Henriques e Ricardo Pimentel que já tinha sido a mais rápida no prólogo, pode pode disputar o setor de resistência a um ritmo sobretudo de diversão, somando ainda assim 8 voltas ao traçado, mais 7 do que o seu adversário.

vencedor fun

 

CLASSE PROMOÇÃO: TEAM HENRIQUE SANTOS ALUMINIOS VENCE PROVA BASTANTE DISPUTADA

A classe Promoção foi uma das que teve mais luta pelos lugares da frente, com várias equipas a andarem rápido e a terem condições de vencer a corrida.  A dupla Henrique Santos / João Soares foi a que conseguiu levar a melhor sobre as demais, começando a sua caminhada para a vitória logo com um triunfo no prólogo, ainda que quase todos os seus adversários tenham feito tempos muitos próximos. 

Após uma pausa para reabastecer e definir estratégias seguiu-se o setor de resistência, que nas primeiras voltas colocou dificuldades algumas dificuldades inesperadas aos concorrentes, até a partir de meio da prova e com o esperado degradar do terreno, a corrida se foi tornando mais fácil e rápida.  Henrique Santos voltou a ser o melhor neste setor somando 17 voltas, mais uma o Team Evolution composto por Ricardo e Maria Pereira e mais duas que o Team Bichos do Mato de Luis Silva e Carlos Grilo.   

O grande vencedor da classe Promoção foi logicamente o Team Henrique Santos Alumínios, com o Team Evolution a ser segundo classificado, sendo que em terceiro lugar terminou o Team ZiggaWorks que apesar de ter sido quarto no setor de resistência viria a beneficiar do azares sofridos pela equipa liderada por Luis Silva que não pontuou no prologo.

vencedor promocao

 

CLASSE PROTO: RECITAL A SOLO DO TEAM NB CAR SERVICE

Já com as classificações em termos de Troféu totalmente definidas, o Team NB Car Service composto por Nuno Brás e Ricardo Lucas ainda assim não diz deixar de marcar presença na prova do Pinhal Novo e porque não, somar ainda mais pontos á sua contabilidade e tornar mais expressiva a sua vitória na Classe Proto na edição de 2022 do CISET 4x4.

Sem adversários diretos em pista, a equipa optou por "olhar para cima" e disputar a prova competindo e também ajudando muita vez as equipas da classe Super Proto, com as quais partilhou pista e obstáculos.   Comparativamente aos "maiores" e caso estivessem a participar na classe Super Proto, o resultado no prólogo da dupla Nuno Brás/Ricardo Lucas apenas daria um modesto 10 lugar entre 12 participantes, no entanto, na prova de resistência teriam ficado "á porta do pódio" conquistando um honroso quarto lugar.

vencedor proto

 

CLASSE SUPER PROTO: DANIEL CUSTÓDIO E RUBEN NORBERTO LEVAM TEAM G&C TRIAL / XS5 À VITÓRIA.

A Classe Super Proto foi a mais participada na prova do Pinhal Novo, com uma dezena de equipas presentes á partida incluindo uma dupla feminina composta por Patrícia Gomes e Ana Marçal, do Team XS5.  Olhando para a lista de inscritos, para os nomes presentes e para as viaturas que trouxeram cedo se percebeu que iria haver muita luta em pista para conquistar a vitória nesta primeira corrida disputada no Município de Palmela.

Daniel Custódio (Team G&C Trial / XS5 ) foi o mais rápido no prólogo, seguido de muito perto por André Matos (Team Base Branca 4x4 II) e Rodrigo Matos (Team Nosso Talho / Base Branca), segundo e terceiro respetivamente.  

A história do setor de resistência viria a ser diferente do simples e rápido prólogo, pois logo á primeira volta todas as equipas ficaram devidamente esclarecidas quanto á dificuldade do traçado, tendo mesmo algumas ficado logo pelo caminho, caso do segundo e terceiro classificados do prologo.   Mesmo assim, e apesar de vários adversários terem ficado fora do caminho Daniel Custódio e Ruben Norberto logo no inicio da resistência, outros assumiram rapidamente o papel de perseguidores e fizeram a dupla do Team G&C Trial / XS5 ter que se aplicar para vencer.  A equipa Eco AGB Park Lad composta por Guido Gomes e Gregório Esteves e a equipa Rafael & Gomes composta por Carlos Gomes e Rafael Gomes moveram uma perseguição dura e intensa ao líder da prova,  terminando ambos com 15 voltas, apenas uma a menos do que o vencedor que somou 16.

No final, Daniel Custódio foi o natural vencedor da prova de encerramento da temporada, enquanto Guido Gomes e Carlos Gomes terminaram subiram ao segundo e terceiro lugar do pódio respetivamente.

vencedor super proto

 

Luis Pirralho, Director do CISET 4x4, disse-nos no final da prova que: "Espero que finalmente tenhamos posto um ponto final no mito de que provas de trial não podem ser feitas em terrenos planos.  Aqui não só foi fizemos a prova, como a mesma esteve totalmente á altura dos nossos padrões com muita luta e espetáculo durante o evento, e pensamos nós, proporcionando uma excelente tarde de trial aos pilotos que puderam ter numa só pista obstáculos exigentes e um bastante espaço para poderem disfrutar dos seus carros."  

"Sobre o evento em si, tenho a agradecer ao MX Caramelos, e aos seus parceiros e patrocinadores do evento termos conseguido colocar de pé esta espetacular corrida em tão pouco tempo.  Acho que a prova de um modo geral correu bastante bem, sem incidentes ou acidentes, e que terminamos a época com uma grande corrida.   Agora vamos "sacudir o pó", e começar a já a trabalhar na época de 2023.", finalizou.

O CISET 4x4 Pinhal Novo 2022 disputou-se a 16 de Outubro, na pista da Lagoa da Palha, nas proximidades de Pinhal Novo, foi organizada pelo MX Caramelos com o apoios dos Bombeiros do Pinhal Novo, da Freguesia do Pinhal Novo, do Municipio de Palmela e ainda da SPM, da Gold PCM, da Motoni, da Tanqueluz, da Obrelix, da Helder & Martins e da Tractomoz.

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.  Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com  ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

CISET 4X4 Pinhal Novo: Encerramento da época de 2022 em "Pista espetáculo".

Aproxima-se a passos largos a última prova do CISET 4x4 2022, que será disputada já no próximo domingo dia 16 em Pinhal Novo,  mais propriamente em Lagoa da Palha, na pista MX Caramelos.   

Continuando a apostar na diversidade de terrenos e de desafios, a associação MX Caramelos e a APTE apostaram em criar uma pista que privilegiasse a componente de espetáculo e de diversão, para que o final de temporada se faça em ambiente de grande festa.   No entanto, isto não significa que as equipas não irão ter um desafio á seria pela frente, pois na verdade, o terreno poderá vir a surpreender.  Muito mais habituados a terrenos mais duros, o principal obstáculo em Pinhal Novo poderá mesmo vir a ser a areia na pista.

O evento promovido pela X-Adventure irá ter o seu inicio pelas 8 da manhã com as habituais formalidades incluindo a verificações técnicas, reuniões de comissários e briefing.  A partir das 10:30 começarão as verdadeiras "hostilidades" com a realização de um curto prólogo destinado a alinhar as equipas para os setores de resistência que se irão disputar depois.    Depois, durante a tarde e a partir das 13:30 irão então ter inicio as resistências, com a classe Super Proto a ter honras de abertura das pistas, seguindo-se uma hora depois os participantes na Classe Proto, e finalmente a partir das 15:30 as Classes FUN e Promoção em simultâneo,  sendo que as Resistências Super Proto e Proto irão ter a duração de 2h e as restantes apenas 1h30.

Estão cerca de duas dezenas de equipas inscritas para a prova para lutar pelos últimos pontos, importantes sobretudo para definir quais as posições secundárias dos pódios finais da temporada, uma vez que de um modo geral os vencedores estão já encontrados.

O CISET 4x4 Pinhal Novo é organizado pela Associação MX Caramelos e pela APTE, com o evento a ser promovido pela X-Adventure e realizado sob a égide da FPAK.  Esta prova conta ainda com o apoio dos Município de  Palmela, da Freguesia do Pinhal Novo, dos Bombeiros do Pinhal Novo, da SPM, da PCM Gold, da Obrelix, da Motorin, da Tanqueluz, da Tractomoz, da Helder & Martins e da Euro4x4parts.com, e de um leque muito alargado de outros apoios.

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.  Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com  ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

Comunicado oficial X-Adventure

cartazTRIAL REDUZIDO

 

 

CPT4x4: António Henriques conquista Ouro em Valongo

 

Ano após ano Valongo já afirmou a reafirmou a sua posição no Campeonato Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4). A jornada é sempre um enorme sucesso mediático e costuma bater recordes de equipas inscritas e público presente e é de tal forma inegável a mística desta etapa nortenha que já nem se imagina um CPT4x4 sem Valongo!
 
Em 2022 a cidade nortenha não recebe o arranque, como é costume mas ajudou a decidir alguns campeões nacionais. 
 
Lucrofusão com primeiro triunfo da temporada
António Henriques e Miguel Costa (Lucrofusão) dominaram a jornada de Valongo e quebraram o ciclo vitorioso de Rui Rocha e Pedro Campas. Depois de 3 segundos lugares esta época chegou finalmente o ouro e a vitória, tanto em termos absolutos como em Super Proto.
Mesmo com 1 prova por disputar Rui Rocha e Pedro Campas (Team rj69) já são campeões Absolutos de Trial 4x4 e também campeões na classe Super Proto. Não conseguiram fazer o pleno, já que em Valongo não conseguiram o ouro, mas a vantagem acumulada nas 5 etapas anteriores permite-lhes fazer já a festa. 
Daniel Carapau e Ruben Filipe (G&C Trial Team XS5), umas das equipas mais regulares da temporada, encerraram o pódio, tanto em Absoluto como em Super Proto.
Em Valongo fica então decidido o campeão nacional absoluto 2022 e também na classe Super proto. Rui Rocha garantiu matematicamente o título em ambas as classes.
 
 
Luís Bacelo com uma mão na taça
Na classe Proto Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo) não fizeram um excelente tempo no prólogo e por isso estavam em 6º na grelha de partida. Durante a resistência foram conquistando posição e voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio da classe Proto e cimentaram a liderança da classe. Com esta vitória Bacelo tem 14 pontos de vantagem e só mesmo um enorme azar lhe pode roubar a faixa de campeão.
 
António Silva e Flávio Gomes (Canelas Pneus) até começaram bem a resistência mas problemas mecânicos impediram-nos de manter o ritmo. Terminaram a prova com menos 2 voltas do vencedor e António Silva fica assim mais longe da revalidação do título.
 Miguel Marques e Renato Machado (MM6018/Americana) completam o pódio em Proto com 8 voltas ao renovado circuito de Valongo.
 
Valclima bicampeã em Extreme 
António Moreira e André Neves (Valclima) conquistaram mais uma vitória e confirmaram o título de campeões nacionais em Extreme, num dia com diversos problemas no Nissan Patrol Turbo
Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) ficaram a 4 voltas dos vencedores, enquanto os estreantes madeirenses Nuno Berenguer e Jorge Fernandes completam o pódio com 1 volta ao circuito.
 
Team Sequeiros campeã em Promoção
Em Promoção vitória para Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros) mais uma vez. É já a 4ª vitória da época para a equipa de Lousada que confirma assim, matematicamente, o título de campeão nacional. Carlos Teixeira e João Neto (RC Automóveis) ficaram a 2 voltas do vencedor e recebem a prata. Bronze para Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (Team JBC(MK7).
 
Reciclopeças tricampeão em UTV
Em UTV um único participante, que nunca baixa os braços. A Reciclopeças com Carlos Martins ao volante e João Pinto a navegar concluíram 7 voltas à pista e são tricampeões nacionais.
 
O Campeonato Portugal de Trial 4x4 2022 conhece o seu desfecho em Vila Nova de Famalicão. A 7ª e derradeira jornada está marcada para 12 e 13 de Novembro.
 
Comunicado Oficial

CPT4x4: Campeão Absoluto presente em Valongo

 

 

Depois dos “calhaus do diabo” a Caravana do Campeonato Portugal de Trial 4x4 segue viagem até Valongo, umas das cidades mais emblemáticas desta competição.
A jornada nortenha está marcada para 1 e 2 de Outubro e a organização já levantou um pouco a ponta do véu, falando de “várias alterações na pista” e de uma “prova surpreendente”.
Entre as muitas equipas que já confirmaram a sua presença destaque para os campeões absoluto da modalidade, Claudio Ferreira e João Lucas. Em 2021 Cláudio Ferreira sagrou-se tricampeão absoluto de trial 4x4 e decidiu fazer uma pausa na competição. Ainda não fez qualquer prova em 2022, mas já fez chegar a sua inscrição à FPAK e ao Clube Trilhos do Norte para esta 6ª e penúltima etapa da época.
Mais um grande ingrediente para a receita de sucesso que é a passagem do trial 4x4 em Valongo. Uma das provas mais mediática, com mais público e com mais equipas em pista. Estão lançados os dados para mais uma prova de sucesso em 2022.
As verificações técnicas e administrativas são sábado, 1 de outubro, junto à Câmara Municipal Valongo. A prova é no dia seguinte, domingo 2 de outubro, junto ao Continente de Valongo, muito acessível a partir da A4.

 

Comunicado Oficial

CISET 4X4 PINHAL NOVO 2022: PINHAL NOVO ACOLHE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2022

Depois de inicialmente agendada para ter lugar em Setúbal, a prova de encerramento da edição de 2022 CISET 4x4 irá ter lugar no Pinhal Novo, num recinto completamente novo em Lagoa da Palha e com organização do MX Caramelo.

Devido ás dificuldades encontradas pelo organizador da prova de Setúbal relacionadas com o recinto onde se deveria disputar o evento, a pista do Pinhal Novo surgiu como alternativa e que irá propor um novo desafio completamente novo num tipo de terreno também ele diferente do que até agora tem sido encontrado pelos participantes desta competição.

"É com pena que já não podemos incluir a pista de Setúbal no nosso programa de 2022, mas é algo totalmente fora do nosso controlo. No entanto, graças ao MX Caramelo, á Junta de Freguesia de Pinhal Novo, ao Município de Palmela e a um vasto grupo de parceiros que se reuniu, vamos poder manter o nosso calendário tal como tínhamos previsto e disputar o encerramento do CISET 4x4 2022 a 16 de Outubro, e na mesma zona onde tínhamos previsto, ou seja na margem sul do Tejo, numa zona próxima de várias grandes cidades" disse Luis Pirralho sobre ultimo evento do ano. 

A prova terá lugar a 16 de Outubro, na pista da Lagoa da Palha, nas proximidades de Pinhal Novo (junto á saída da A12), sendo organizada pelo MX Caramelo com o apoios dos Bombeiros do Pinhal Novo, da Freguesia do Pinhal Novo, do Municipio de Palmela e ainda da SPM, da Gold PCM, da Motoni, da Tanqueluz, da Obrelix, da Helder & Martins e da Tractomoz.

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.  Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com  ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

CISET 4X4 ESPANHA 2022: Carava do CISET 4x4 ruma ao sul de Espanha.

Depois da viagem até à ilha da Madeira para disputar o CISET 4x4 São Vicente 2022,  os participantes do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 estão de regresso ás pistas já nos próximos dias 10 e 11 de Setembro, para disputar o CISET 4x4 Espanha 2022, que terá lugar em Martos, província de Jaen na Andaluzia.

A prova Espanhola será válida para o Campeonato Extremo 4x4 de Andaluzia, a competição "gémea" do CISET 4x4 que se disputa na região mais a sul do país vizinho.  A cidade de Martos  acolherá o II Extremo 4×4 de Martos,  que será a terceira prova da edição de 2022 do CAEX 4×4 Extremo Campeonato da Andaluzia, depois das corridas realizadas em Taberno (Almería) e Pizarra (Málaga).

O evento, que como de costume terá lugar sob a tutela da Federação Andaluza do Automóvel, será organizado pelo Club Deportivo Team Zapatito 4×4, que é também o Clube Promotor do Campeonato Andaluz, juntamente com a Câmara Municipal de Martos.

Ainda não é conhecida a totalidade da lista de participantes, sendo certo os principais intervenientes das competições de ambos os lados da Fronteira irão marcar presença, deixando antever uma prova bastante disputada.

Luis Pirralho, diretor da X-Adventure, entidade promotora do CISET 4x4 disse que:  "Vamos até Espanha com a expectativa em alta de poder fazer parte de mais uma grande prova do nosso CISET4x4 e também do CAEX4x4.  Do nosso lado não poderíamos estar mais motivados, depois de duas grandes prova (Couço e Madeira) em que o espetáculo e o companheirismo estiveram em alta."   Sobre os participantes acrescentou que "Não gosto de mencionar favoritos, pois para mim são todos favoritos, mas reconheço que há equipas Portuguesas com condições para lutar pela vitória em todas ou quase todas as classes.  Mas também acredito que os Espanhóis, e porque estão a "jogar em casa" não vão facilitar e que vão esforçar-se para conquistarem os melhores lugares"

A prova começa no sábado dia 10 com as habituais verificações que terão lugar durante a manhã.   Pelas 15 horas terá inicio o prólogo, seguido do primeiro setor de resistência que terá lugar a partir das 17 horas.  No domingo a corrida começa bem cedo, pelas 8h30 com o segundo setor de resistência.  A entrega de prémios está prevista para as 15 horas locais.

Mais informações sobre o CISET 4x4 Espanha 2022 podem ser encontradas no site oficial da corrida em: https://www.campeonatoextremo4x4.com/campeonato-extremo-4x4-de-andalucia-martos-2022/

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, da FEDIMA, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

 

cartaz martos

 

X-Adventure - 7/9

CPT4x4: Rui Rocha e Pedro Campas dominam CPT4x4

 

Alto da Portela, Leomil, Moimenta da Beira! A casa dos calhaus do diabo… esse palco incrível que já faz parte da história do Campeonato Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4). Em 2022 recebe a 5ª etapa e, sendo um percurso já bem conhecido de todos, a organização optou por fazer algumas alterações ao circuito e endurecer, ainda mais, estes calhaus do diabo.
 
E com o CPT4x4 a entrar na reta final todos os olhos estão postos em Rui Rocha e Pedro Campas (Team RJ69). A dupla de Arouca está imbatível. Em 2022 voltaram mesmo a levar a melhor sobre as pedras do Alto da Portela, tal como em 2021. São já 5 vitórias consecutivas em 5 provas e 45 pontos de vantagem. Nunca a dupla de Arouca conheceu o sabor da derrota e em Leomil manteve a rota vitoriosa. Na próxima jornada podem já, matematicamente, assegurar o título.
Daniel Carapau e Ruben Filipe (G&C Trial Team XS5) continuam a somar pontos e em Leomil subiram mais um degrau do pódio. Terminaram em 2.º na classe Super Proto e 3º à geral. 
A encerrar o pódio Super Proto ficaram João Rebelo e Miguel Duarte (Trial Cars), que fizeram assim o seu melhor resultado da época numa prova sem qualquer avaria.
 
 
Bacelo acumula vantagem
Com as mesmas 16 voltas dos vencedores desta jornada ficaram Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo). Venceram em Proto e conseguiram também a prata em Absoluto o que os relança na luta por um lugar no pódio final do CPT4x4 2022.
O grande adversário de Luís Bacelo continua a ser o campeão em título, António Silva (Canelas Pneus), em Leomil novamente acompanhado por Flávio Gomes. Nesta etapa o Proto XS5 andou sempre perto da frente, mas sem andamento suficiente para assumir a liderança. Terminou com 14 voltas ao circuito, menos 2 do que o vencedor.
Rui Nunes e Sandro Almeida (Veículo Longo) começaram bem o dia, com a vitória no prólogo. Apesar de não terem conseguido segurar o primeiro lugar, terminam a resistência no pódio e asseguram a conquista de pontos importantes na luta pela classificação final.
Extreme com luta a dois
Em Extreme António Moreira e André Neves (Valclima) continuam a sua saga vitoriosa, num dia em que a concorrência de Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) não os deixou olhar muito para o lado.
 
9 carros nas classes de Promoção
Luta aguerrida também na Promoção com Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros 4x4) a terminarem a prova na primeira posição, com as mesmas 11 voltas do segundo classificado, mas com um melhor tempo.
Destaque para a grande participação das equipas da região na classe FUN. Levou a melhor a dupla Ivo Paiva e Franscisco Fonseca (Trovão Team) com 11 voltas ao circuito de Leomil.
Carlos Martins e João Pinto (reciclopeças team) voltaram a dizer “presentes” e mesmo sendo o único UTV nunca levantaram o pé.
 
O Campeonato Portugal de Trial 4x4 2022, o mais longo de sempre, entrou já na sua reta final. Com tudo por decidir, a 6ª etapa será numa pista emblemática da modalidade, Valongo, e que este ano promete surpreender… A jornada nortenha está marcada para 1 e 2 de Outubro.
 
 
Comunicado Oficial

 

CPT4x4: O espetáculo único dos “Calhaus do Diabo”

 

Está de regresso às pistas o Campeonato Portugal de Trial 4x4. Depois de uma pausa de verão, nos meses de Julho e Agosto, foi nos “calhaus do Diabo” que se fez a rentrée.
Rui Rocha (Team rj69) voltou a levar a melhor sobre as pedras do Alto da Portela, tal como em 2021. O líder do campeonato, em termos Absolutos e em Super Proto, está imparável nesta época. São já 5 vitórias consecutivas em 5 provas. Nunca a dupla conheceu o sabor da derrota e em Leomil manteve a rota vitoriosa. Na próxima jornada podem já, matematicamente, assegurar o título.
Com menos 1 volta ficou Luís Bacelo (Oficina Bacelo) que venceu esta quinta jornada em Proto e reforça assim a liderança nesta classe. Além desta vitória conseguiu também a prata em Absoluto o que o relança na luta por um lugar no pódio final do CPT4x4 2022.
Em Extreme a vitória voltou a sorrir a António Moreira (Valclima) que nem sempre liderou, mas no final da resistência conquistou, uma vez mais, o ouro.
Em Promoção a luta foi mais renhida. Paulo Silva (Team Sequeiros 4x4) terminou a prova na primeira posição, com as mesmas 11 voltas do segundo classificado, mas com um melhor tempo.
Destaque para a grande participação das equipas da região na classe FUN. Levou a melhor Ivo Paiva (Trovão Team) com 11 voltas ao circuito de Leomil.
Carlos Martins e João Pinto (reciclopeças team) voltaram a dizer “presentes” e mesmo sendo o único UTV nunca levantaram o pé.
26 equipas alinhadas neste monte agreste de dificuldades que conquistam os aficionados do trial 4x4. As equipas preparam-se agora para a 6ª e penúltima jornada da época, a 1 e 2 de Outubro, em Valongo.

 

Comunicado Oficial

CPT4x4: Adrenalina e competição nos “calhaus do diabo”

 

Depois da pausa de verão o Campeonato Portugal de Trial 4x4 2022 está de regresso às pistas. A 5ª etapa da temporada realiza-se já no fim de semana de 3 e 4 de setembro, em Leomil, Moimenta da Beira. No sábado decorrem as verificações documentais e técnicas e os locais poderão ver as viaturas expostas em parque fechado. Já no domingo a pista é no já conhecido Alto da Portela, onde predominam as dificuldades naturais, nomeadamente as duras pedras que deram àquela zona o nome de “calhaus do diabo”.
Para a etapa de 2022 a organização quis surpreender e aos já conhecidos obstáculos resolveu juntar mais um, além de umas ligeiras alterações na pista.
E mesmo com todas as dificuldades que esta pista proporciona, as equipas costumam adorar a prova. Sinal disso é a lista de inscritos: 26 equipas já confirmaram a sua presença e vão abrilhantar esta espetacular etapa serrana.
No que às contas do CPT4x4 2022 diz respeito, com 4 vitórias em 4 jornadas Rui Rocha e Pedro Campas (team Rj69) são, naturalmente, os líderes Absolutos, com 100 pontos. Depois de 4 jornadas, Rui Rocha domina a classificação também a classificação em Super Proto, com 34 pontos de vantagem.
Na classe Proto Luis Bacelo (Oficina Bacelo) e António Silva (Canelas Pneus) estão separados apenas por 5 pontos. Vantagem para Luís Bacelo.
António Moreira (Valclima) domina em Extreme com 77 pontos, mais 50 do que o segundo classificado. Mais competitiva está a Promoção com Pedro Pereira (Clean TT) a ter apenas 1 ponto de vantagem sobre Paulo Silva (Team Sequeiros 4x4).
O CPT4x4 aproxima-se da sua reta final e está muito em jogo nesta etapa de Leomil. Veremos o que determinam estes “calhaus do diabo”.

 

Comunicado Oficial

CISET 4x4 Madeira 2022: Armada continental parte á conquista da Ilha da Madeira

Pela primeira vez na história da competição, as equipas continentais superam as equipas locais em número de participantes
Equipas Madeirenses bem preparadas e conhecedoras do terreno assumem favoritismo

 

Depois de mais uma grande edição do CISET 4x4 Couço, e como habitualmente uma vez chegado o mês de Agosto é a altura da travessia do Atlântico rumo á Ilha da Madeira, mais propriamente até ao Município de São Vicente na costa norte da ilha para disputar a ronda insular deste troféu, o CISET 4x4 Madeira 2022 ( Super Trial 4x4 São Vicente).
Depois de dois anos de ausência motivada pela Pandemia a prova Madeirense regressa ao calendário este ano, disputando-se nos próximos dias 20 e 21 de Agosto, uma vez mais no recinto desenhado na Ribeira de São Vicente e que proporciona condições muito especiais para participantes e público, resultando num grande espetáculo automobilístico.
A prova organizada pelo GD do Estreito em parceria com o CD Nacional regista um recorde de participantes, e pela primeira vez e desde que se realiza este evento que são as equipas continentais que marcam presença em maior número, numa prova que se espera dura mas também muito competitiva e disputada.
Mas se os continentais se apresentam com uma "caravana reforçada" e carregados de ambição, os locais não deixam os seus créditos por mãos alheias, e muito embora sejam menos demonstram confiança nas suas capacidades e veículos e detêm um melhor conhecimento das condições do terreno, fazendo dos mesmos naturais favoritos á conquista dos melhores lugares.

Durante a apresentação da prova há alguns dias atrás, na qual estiveram presentes diversas entidades locais entre as quais o Secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira Eduardo Rodrigues o mesmo referiu a importância do evento em termos regionais e locais, louvando o trabalho dos organizadores na preparação prova e realçando também o apoio do Município e as condições que o mesmo oferece para a prática desta modalidade.

Por parte do promotor do CISET 4x4 marcou presença Luis Pirralho, diretor da X-Adventure que sublinhou "A adesão das equipas continentais, que vêm até á Madeira com objetivos desportivos bem definidos e preparadas para lutar pelos melhores lugares. Os pilotos do continente gostam bastante desta prova, e não fosse a envolvente económica pós-pandemia e agora esta situação de incerteza por causa da guerra até poderíamos ter cá mais pilotos". Referindo-se á prova: "Nós somos algo sortudos com os locais que acolhem as nossas provas, todos diferentes entre si e bastante particulares. Se no Couço tínhamos um rio só com areia e único em toda a península, aqui embora também tenhamos um rio, tudo o resto muda: a areia passa a rocha, e as praias de areia passam a escarpas, com um anfiteatro que produz uma imagem fantástica do publico."

foto 1

O CISET 4x4 Madeira 2022 em termos desportivos arranca no sábado dia 20 de Agosto ao final da tarde, pelas 19 horas com um prólogo para todas as classes em prova. A partir das 21 horas disputar-se-á a primeira manga de resistência, com a duração de 30 minutos para as classes Promoção e FUN e de 1 hora para Proto e Super Proto.
A competição continua na tarde de domingo, com a disputa da segunda manga de resistência, desta vez com 1 hora de duração para as classes mais baixas Fun e Promoção, enquanto os Proto e Super Proto terão competir durante 2 horas.
A entrega de prémios está prevista para as 19 horas.

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, da FEDIMA, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

X-Adventure
18/8/2022

CPT4x4: Inscrições para Leomil

 

Falta pouco menos de um mês para a quinta etapa do Campeonato Portugal de Trial 4x4. A 3 e 4 de setembro a competição está de regresso a Leomil, Moimenta da Beira, para uma competição épica nos “calhaus do diabo”.
 
À semelhança de 2021, é esperada uma lista de inscritos bem preenchida e também a presença em massa do público. Esta será a terceira prova da temporada no distrito de Viseu e já ficou provado que por lá há muitos aficcionados da modalidade.
 
A quinta etapa do CPT4x4 2022 realiza-se no fim de semana de 3 e 4 de setembro. No sábado as verificações e parque fechado. Já no domingo a pista no já conhecido Alto da Portela em Leomil, Moimenta da Beira.
 
 
Comunicado Oficial
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.