COMPETIÇÃO TRIAL E OFFROAD

Featured

CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira 2024: "Alta Competição" na Serra da Gávea no encerramento da temporada

  • SUPER PROTO BRILHAM COM LISTA RECHEADA E MUITA COMPETIÇÃO EM PISTA
  • TEAM EVOLUTION VENCE E ASSEGURA O TITULO DE 2024

Depois de um ano bastante competitivo e repleto de desafios muito variados, a caravana de participantes do CISET 4x4 viajou até á região do Minho, no norte de Portugal para disputar o CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira 2024. Organizada pelo CATT e pela APTE, a edição de 2024 manteve a fórmula de sucesso da edição de estreia realizada no ano passado e que muitos elogios recolheu por entre equipas e público.

Disputada a par com o Xtrem 2024, a ronda final da competição promovida pela X-Adventure para além das equipas habituais, atraiu um grupo de participantes composto por equipas Portuguesas e Espanholas que vieram animar ainda mais esta corrida.

O programa desportivo da prova minhota foi repartido pelos dois do fim de semana, centrando-se nas pistas desenhadas espetacular Serra da Gávea sobranceira a Vila Nova de Cerveira, às quais se juntava ainda um setor de trial urbano composto por obstáculos artificiais e que estava localizado junto á malha urbana da vila.

Como manda o protocolo, o evento arrancou com a realização das verificações técnicas e administrativas na manhã de sábado, seguindo-se o briefing de apresentação do evento. Cumpridas as formalidades, a caravana viajou até ao cimo da Serra da Gávea para o primeiro setor competitivo: a exigente especial Xtrem, longa e com muitos obstáculos. No Super Proto, a dupla Helder Rocha / Flávio Gomes impôs-se à numerosa concorrência, dando sinal de que estava presente com ambições fundadas á vitória final. Na Classe Proto era a dupla Espanhola composta por Dario Gonzalez e Pablo Gonzalez que assumiam a liderança. Na classe Promoção, Ricardo Pereira desta vez acompanhado por Bruno Portugal terminou esta especial na frente, dando mais um passo rumo titulo de vencedor da classe no final da época. Excecionalmente nesta prova também existiu a classe "Fun", com Pedro Miguel e Luis Fernandes ainda a arrancarem para a especial Xtrem mas sendo forçados a abandonar a corrida logo depois.

De regresso a Vila Nova de Cerveira, e após uma pausa, os participantes tiveram pela frente a primeira passagem pela especial de trial urbano já sob o escuro da noite. Nos Super Proto, era agora a vez de Adriano Santos acompanhado de Paulo Reis brilharem em pista, sendo os mais rápidos a percorrer a pista de obstáculos. Nos Proto a dupla Espanhola Dario e Pablo Gonzalez agora a solo depois do abandono no seu adversário, assumia a liderança tranquilamente. Na Promoção a dupla José Martinez / Miguel Farrapeira destacavam-se como os mais rápidos na especial noturna enquanto Ricardo Pereira terminava num tranquilo segundo lugar.

O programa de domingo era composto por mais dois setores: Em primeiro lugar o regresso á Serra da Gávea, para disputar o setor de resistência, e para encerrar o programa realizou-se uma derradeira passagem pelo setor trial urbano em Cerveira. Começando pela Resistência, e pelos Super Proto, era agora a vez de Laurindo Mendonça acompanhado de José Ribeiro brilhar acima dos demais demonstrando que ainda estava na luta pelo melhor resultado. Na classe nos Proto os Espanhóis Dario e Pablo Gonzalez mantiveram a posição de liderança neste setor, mas já não viriam a arrancar para o setor seguinte. Ricardo Pereira consolidou o primeiro na classificação geral, vencendo o setor de resistência.

Uma vez terminados os setores desenhados em ambiente natural, restava apenas a ultima passagem pela pista artificial. Nos Super Proto Adriano Santos/Paulo Reis repetiram a vitória, o mesmo acontecendo na classe Promoção, com José Martinez e Manuel Farrapeira que também que também repetiram o triunfo na classe neste setor.

Feitas as contas globais de todas as especiais que integraram o CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira 2024, entre os Super Proto o vencedor foi o Team Engaço by 4Rodas composto por Helder Rocha e Flávio Gomes, que arrancaram com o pé direito e conseguiram ser regulares o suficiente para que as vitorias dos seus adversários nas outras especiais não fossem suficientes para os afastar do primeiro lugar. Na classe Proto, Dario Gonzalez e Pablo Gonzalez triunfaram mesmo apesar dos problemas sentidos durante o dia de domingo. Na Promoção, Ricardo Pereira / Bruno Portugal não só conquistaram a vitória, como permitiram que o Team Evolution somasse pontos suficientes para decidir o titulo de 2024 na sua classe a seu favor. Finalmente a classe FUN, Pedro Miguel e Luis Fernandes do Team Casa das Regadas receberam o troféu de vencedores.   Quanto ás Sub-Classes Super Proto, entre os veículos de motorização a Diesel os vencedores foram Laurindo Mendonça e José Ribeiro, enquanto nos Gasolina triunfaram Hélder Rocha e Flávio Gomes.

"A prova de Vila Nova de Cerveira repetiu novamente o sucesso de 2023. Tivemos aqui uma boa lista de participantes, uma organização empenhada e um cenário fabuloso que contribuíram mais uma vez para fazer desta uma das melhores provas do ano tal como aconteceu no ano passado.", disse Luis Pirralho satisfeito no final do evento.

As classificações do CISET 4x4 VN Cerveira estão disponiveis no site oficial em www.extremetrial4x4.com

O CISET Xtrem 4x4 Vila Nova de Cerveira 2024 foi organizado pelo C.A.T.T. Cerveira com o apoio do NaTTuga, e contou com o apoio do Municipio de Vila Nova de Cerveira, da União de Freguesias de Cerveira e Lovelhe, da Freguesia de Nogueira, da Freguesia de Reboreda e dos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:
-- Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
-- Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte

 

X-Adventure / CISET4x4
Fotos: José Gomes

Featured

CISET 4x4 VN Cerveira 2024: Tudo a postos em Vila Nova de Cerveira para a grande final do CISET 4x4 2024

Faltam poucas horas para que seja dada luz verde para o arranque da última prova do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, que irá ser disputado em Vila Nova de Cerveira, a par com o Xtrem 2024.    

A base da prova estará localizada nas imediações da central de camionagem de Vila Nova de Cerveira, num espaço que irá conter o secretariado, o paddock, o parque fechado e terá ainda nas proximidades a pista de trial urbano.

Compareceram á chamada do C.A.T.T. mais de duas dezenas de participantes, oriundos de vários pontos de Portugal e também de Espanha, onde se incluem algumas equipas que irão pela primeira vez este ano integrar as listas de inscritos do CISET.    Apesar das contas dos títulos da temporada de 2024 já estarem praticamente fechadas, os principais animadores da época irão marcar presença na prova Minhota.

O programa de sábado inclui as habituais verificações técnicas e administrativas e o briefing de apresentação da prova que decorrerão durante a parte da manhã.  Ainda antes de almoço os participantes irão deslocar-se da zona da vila para a Serra da Gávea onde irão disputar a especial Xtrem durante a tarde.   Depois do regresso á zona da paddock,  ao inicio da noite terá lugar uma especial noturna que servirá também de prologo válido para a classificação CISET 4x4.    O programa de domingo contempla pela manhã a Iniciativa Ambiental, seguindo-se as especiais de resistência CISET 4x4.   O programa deste evento termina na tarde de domingo com mais uma passagem pela especial de trial urbano que está desenhada na vila, seguindo-se a entrega de prémios e troféus.

Luis Pirralho, diretor do CISET 4x4 disse-nos: "Estamos bastante satisfeitos por podermos regressar a Vila Nova de Cerveira, onde temos sido sempre muito bem recebidos e temos uma organização competente e empenhada em levar a bom porto o evento. Em 2023 este evento foi memorável, uma estreia em grande, e queremos não só repetir o feito, como melhor face ao que fizemos em 2024.  Temos uma lista de inscritos bem composta, com algumas equipas novas, que certamente irão ter um excelente fim de semana de competição e proporcionar um grande espetáculo de desporto motorizado ao publico que se juntar a nós."

O Xtrem CISET 4x4 Cerveira 2024 é organizado pelo CATT Cerveira e pelo NaTTuga, com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, da União de Freguesias de Cerveira e Lovelhe, da Freguesia de Reboreda e dos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte

Featured

CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira 2024: Xtrem e CISET 4x4 juntos no encerramento da temporada

No próximo fim de semana de 26 e 27 de Outubro, a caravana do CISET 4x4 irá viajar até ao Alto Minho, mais propriamente até Vila Nova de Cerveira para disputar a ronda final da espetacular temporada de 2024.   Tal como aconteceu na edição de 2024, também a edição deste ano irá disputar-se a par com o Xtrem Portugal 2024 reunindo uma vez mais várias equipas de ambos os lados da fronteira.

O programa desportivo tem quase toda a atividade localizada nas especiais desenhados na Serra da Gávea sobranceira a Vila Nova de Cerveira,  no entanto o programa inclui também algumas especiais realizadas na junto da malha urbana da vila, nomeadamente uma especial noturna e uma especial de encerramento que se disputarão num troço artificial de trial urbano

A "Vila das Artes" como é conhecida terá assim as honras de encerramento de mais uma fantástica temporada que levou os participantes a visitar Oliveira de Frades, Chãs de Tavares (Mangualde), Couço (Coruche), São Vicente (Ilha da Madeira), Coruche.  Pelo caminho os concorrentes encontram muitos tipos de obstáculos naturais e artificiais contrastando uns com os outros, desde rios e montanhas, pedras e areia, desde a praia até floresta, desde a cidade até ao campo.   A prova minhota será o “Fecho com chave de ouro” desta temporada,  em que os participantes poderão voltar a disputar uma prova que foi considerada um das melhores da edição transata e uma excelente adição ao calendário.

Organizada pelo CATT Cerveira, o CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira disputar-se-á a par com o Xtrem Challenge Portugal 2024, com os programas desportivos de ambas as competições a complementarem-se resultado num grande evento que se prolonga pelos dois do fim de semana.  A competição começará no sábado uma vez cumpridas todas as formalidades habituais das provas, com o primeiro concorrente a iniciar a sua passagem pelas especiais  Xtrem  desenhadas  na Serra da Gávea a partir do meio dia prolongando-se a prova pela tarde a fora.  Depois a partir das 21 horas terá lugar uma especial noturna de trial urbano, que sendo válida para a prova Xtrem, servirá também de prologo para a prova CISET.

Domingo será o dia "grande" para a competição reservada ao CISET, com a disputa das provas de resistência a partir das 11 da manhã. Antes ainda do arranque da prova, terá lugar iniciativa ambiental de redução da pegada ecológica da prova.   A entrega de prémios que terá lugar a partir das 17:00 marcará o encerramento de uma prova que se espera bastante competitiva.

O Xtrem CISET 4x4 Cerveira 2024 é organizado pelo CATT Cerveira e pelo NaTTuga, com o apoio do Municipio de Vila Nova de Cerveira, da União de Freguesias de Cerveira e Lovelhe, da Freguesia de Reboreda e dos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

cartaz cerveira web

Featured

CISET 4X4 Coruche 2024: Corrida de "alta temperatura" e muito espetáculo.

- Calor, pó e lama foram as principais dificuldades encontradas pelas equipas
- Team Lucrofusão (Super Proto) e GS Team / Boop (Proto) garantem títulos já em Coruche
- Classe Promoção leva a luta pelo titulo até Vila Nova de Cerveira

Coruche recebeu no passado domingo dia 15 a penúltima ronda do calendário do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 2024, uma prova muito disputada e crucial para as equipas com ambições no que diz respeito ás classificações finais da temporada, mas que foi muito dura e exigente , acabando por se materializar num sério desafio para homens e máquinas.

Sendo conhecida por estar implantada num recinto em que o solo é composto na sua quase totalidade por barro e muito suscetível de se transformar num lamaçal ao menor sinal de chuva, a prova Ribatejana teve um cuidado muito especial por parte da organização que preparou o recinto e as pistas de forma a minimizar este problema caso a referida chuva viesse a aparecer. Porém, mais um ano extraordinariamente seco teve também os seus reflexos neste recinto, muito seco, duro e a obrigar a organização a regar muitas áreas para minimizar os efeitos nefastos do pó. Ainda assim, em alguns obstáculos pouco mais infames parecendo que adivinhando uma corrida de trial conseguiram conservar agua a suficiente ao longo de todo estre tempo para terem lama suficiente para transformar os coloridos carros de trial em viaturas monocromáticas "cor de terra".

Em pista assistiu-se a várias disputas, a algumas peripécias, a muita emoção e a muito empenho destas equipas na sua busca pelos preciosos pontos que os melhores lugares iriam atribuir. E se nas classes Super Proto e Promoção as coisas estiveram ao rubro, já na classe Proto a única equipa em pista teve um fim de semana "tranquilo" por assim dizer, bastando-lhe rodar até final e conquistar a pontuação de vencedor.

O programa deste evento compôs-se como habitualmente por um curto prólogo disputado em velocidade numa pista quase sem obstáculos, seguindo pelas provas de (verdadeira) resistência.

CLASSE PROMOÇÃO: TEAM BICHOS DO MATO VENCE CORRIDA E BARALHA CONTAS DA GERAL.

A classe Promoção tinha em Coruche uma corrida particularmente importante, pois dependendo dos resultados finais existia a possibilidade do Team Evolution de Ricardo e Alexandra Pereira saírem já com o título de 2024 nas mãos. Cabia pois ao grupo de perseguidores mais próximos composto pelo Team Bichos do Mato (2º), Team Revisauto (3º) e Team F-Performance (4º) procurarem obter o melhor resultado possível para recuperarem pontos aos lideres e adiarem a decisão do vencedor da temporada para a última prova que se disputará a 26 e 27 de Outubro em Vila Nova de Cerveira.
De entre o grupo perseguidor, quem melhor resultado obteve foi o Team Bichos do Mato composto por Luis Silva e Tiago Ramos, que dominador absoluto da corrida pois venceu tanto o prologo como a resistência a qual venceu com 22 voltas, mais 3 que o Team F-Performance que terminou em segundo e mais 5 que o Team Batata Motorsport.
Depois de agregadas das classificações do prólogo e da resistência, confirmou-se a inequívoca vitória do Team Bichos do Mato, seguindo do Team F-Performance em segundo e do Team Batata Motorsport em terceiro. Já o Team Evolution não foi além do quarto lugar, que apesar de meritório, deixou a equipa numa situação pontual agora um pouco mais complicada, e com necessidade de fazer um melhor resultado em Vila Nova de Cerveira caso tenha verdadeiras ambições ao titulo. Convém mencionar a obrigatoriedade que as equipas têm de terem que deitar fora um dos resultados das provas em que foi pontuada ao longo da época, o que todos a procurarem o melhor resultado possível.

Promo site

 

CLASSE PROTO: GS TEAM / BOOP SEM PRESSÃO SOMOU MAIS UM TRIUNFO

A classe Proto, conhecida por ser uma classe de transição entre a classe Promoção aberta às viaturas quase de serie e a classe Super Proto onde apenas entram os muito evoluídos protótipos, tem registado já há algum tempo uma redução no numero de participantes, uma vez que muitos migraram para a classe rainha ou por motivos vários não participam de forma regular.
Dada a corrente situação, o GS Team / Boop viu-se em Coruche desprovido de adversários, o que permitiu a rara situação algo da equipa poder participar tranquilamente , desfrutar do seu carro e da pista sem arriscar nada e tranquilamente somar mais uma vitória e garantir antecipadamente o triunfo na classificação final de 2024, dada a impossibilidade de qualquer dos adversários que ao longo do ano foi encontrando somarem pontos suficientes para lhes roubarem o titulo

proto site

 

CLASSE SUPER PROTO: TEAM LUCROFUSÃO (QUASE) IMPARÁVEL VENCE EM CORUCHE E AGARRA TITULO DE 2024

A categoria Super Proto foi a que mais expectativas crious antes da corrida. A rapidez generalizada das equipas participantes, a condução espetacular de muitas delas e as lutas pelos pontos restantes deixavam prever uma corrida muito disputada uma vez que caminhamos a passos largos para o fim da época.
Com uma grande vantagem pontual e quase inalcançável, o Team Lucrofusão arrancou para a prova de Coruche com a sua habitual postura de somar mais uma vitória á sua contabilidade pessoal e dar o golpe de misericórdia nas parcas ambições dos adversários mais próximos. Porém o prólogo deixou uma espécie de "amargo de boca" na equipa de Mangualde pois terminaram em último. Cristiano Afonso e Miguel Batista do Team Ziggaworks foram os grandes vencedores do prologo, que viam assim legitimadas em "prova de fogo" as suas ambições de vencerem na prova Ribatejana.
Dado o arranque da Resistência e após alguns minutos de corrida, percebeu-se que os grandes candidatos á vitória eram o Team Ziggaworks e o Team Lucrofusão. Mesmo a sofrerem alguns problemas, paragens, quebras de ritmo, estas duas equipas andaram sempre uns furos acima dos demais, lutando até final. Em pista o Team Ziggaworks ocupou a liderança por mais tempo, porém quase sempre que começava a consolidar a sua posição, algo o fazia perder essa vantagem, como quando parou para ajudar outras equipas, e por isso ao fim de duas horas e meia de corrida registava-se um equilíbrio raro entre os dois candidatos á vitória, tendo ambos terminado com 30 voltas realizadas, no entanto a vantagem recaiu para o ligeiramente mais rápido Team Lucrofusão que assim via o seu objetivo de vencer realizado. Em terceiro terminou o Team Rafael e Gomes, mas já muito atrasado, com "apenas" 21 voltas.
Feito o balanço final, António Henriques e Miguel Costa venceram em Coruche dando o passo definitivo para que o Team Lucrofusão conquistasse também em solo Ribatejano o titulo de vencedor categoria nesta edição de 2024 do CISET 4x4. Cristiano Afonso e Miguel Baptista (Team Ziggaworks) terminaram em segundos enquanto o Team Rafael e Gomes composto por Rafael Gomes e Luis Pedro terminou em terceiro, sendo que as suas posições finais ainda estão em aberto a última prova do final.
Na Subclasse Super Proto Diesel o vencedor foi também o Team Lucrofusão, enquanto nos "Gasolina" venceu o Team Base Branca 4x4.

1 SP Asite

 

O CISET 4x4 Coruche 2024 foi organizado pela APTE e pelo Moto Clube Sacho, promovido pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Coruche.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: https://www.extremetrial4x4.com/index.php/edicao-de-2024/05-coruche.html

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte

Featured

CISET 4x4 Coruche 2024: Tudo a postos para penúltima prova da temporada

Falta pouco mais de dois dias para o arranque do CISET 4x4 Coruche, a penúltima prova da corrente edição do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, que até aqui chegar já visitou Oliveira de Frades, Mangualde, Couço (também no Concelho de Coruche) e São Vicente na Ilha da Madeira.  Uma vez disputada esta ronda Ribatejana, restará apenas mais uma paragem,  mais propriamente em Vila Nova de Cerveira no  Alto Minho.

A prova organizada pelo Moto Clube Sacho / APTE irá disputar-se no recinto já bem conhecido desta competição.  Os últimos eventos aqui disputados foram notavelmente difíceis devido ás chuvas que caíram antes e durante as corridas, tornando quase todos os obstáculos em armadilhas de lama extremamente complicadas de transpor.  São impressionantes as imagens de homens e máquinas que foram obtidas nesses anos, porém, em 2024 tudo indica que isso não se vai repetir porque: "A pista está muito seca. Não choveu praticamente nada nos últimos meses, e aquilo que eram zonas quase pantanosas, hoje parecem cimento.  Onde tínhamos antes o problema da lama, temos agora que regar para controlar o pó", disse-nos Luis Pirralho, diretor da X-Adventure, entidade promotora do evento.

A organização aproveitou grande parte do circuito que foi usado na ultima edição que aqui teve lugar, fazendo apenas correções de detalhe e melhorias pontuais.  Assim tanto a configuração das pistas, do paddock e as das zonas de público mantem-se se grandes alterações.  No que diz respeito aos espaços para o publico, manteve-se quase na integra a zona de sombra na parte alta, que certamente será bastante concorrida no próximo domingo dadas as previsões de calor intenso.

Presentes na corrida estão todos os principais interessados nas lutas pelos títulos, uma vez que os pontos recolhidos nesta corrida poderão ser cruciais para a contabilidade de final da temporada.   Em alguns casos, esta poderá até ser a corrida que irá definir os virtuais vencedores ainda com uma prova por disputar.  Por isso, pilotos com verdadeiras possibilidades de vencer não quiseram deixar de estar presentes para tentarem somar o máximo de pontos possíveis, pelo que espera-se que esta prova seja particularmente bem disputada, com muita luta sobretudos nas classes Super Proto e Promoção, as mais numerosas e aquelas em que há mais candidatos a vencedor final.

O CISET 4x4 Coruche 2024 disputa-se já no próximo domingo , no recinto do Montinho do Brito, adjacente á EN119 mais conhecida localmente como "Estrada da Erra".  As atividades começarão pelas 8 horas da manhã para se cumprirem as habituais formalidades que antecedem as corridas.  A prova começa pelas 11 da manhã, altura em que o primeiro concorrente iniciará o prólogo.    A partir das 13h30m disputar-se-ão as provas de resistência.

O CISET 4x4 Coruche 2024 é organizado  pela APTE e pelo Moto Clube Sacho, promovido pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Coruche.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: https://www.extremetrial4x4.com/index.php/edicao-de-2024/05-coruche.html

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte

mapa site

Featured

CISET 4X4 Coruche 2024:  Coruche pode antecipar a atribuição dos títulos de 2024.

  • Todas as classes podem ficar a conhecer o vencedor de 2024 a uma prova do final

Com quatro provas já disputadas, a edição de 2024 do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 entra agora reta final, com a disputa já no próximo fim de semana do CISET 4x4 Coruche 2024, a quinta e penúltima prova do calendário. 

Fruto das circunstâncias e dos resultadas das provas anteriores, a ronda organizada pelo Moto Clube Sacho / APTE reveste-se de uma importância quase crucial no que diz respeito á classificação final da desta edição da competição promovida pela X-Adventure, pois poderão ficar já definidos todos os títulos.

Na classe Promoção o Team Evolution  composto por Ricardo Pereira e Alexandra Pereira lideram a tabela de classificações com uma margem "quase" confortável de 20 pontos, somando um total de 65 pontos.  Porém, a grupo perseguidor é numeroso  e dado o número de pontos ainda por atribuir nas duas provas que faltam disputar significa que o Team Evolution terá que fazer uso da suas melhores qualidades - A regularidade e eficiência, para se manter a salvo dos previsíveis ataques do Team Bichos do Mato , Team Revisauto e Team F-Performance, que são os segundo, terceiro e quarto classificados, com 45, 43 e 42 pontos respetivamente.    Todos são esperados na prova de Coruche, pelo que é de prever mais uma corrida bastante animada neste classe.

Na classe Proto o GS Team / Boop parece ter caminho aberto para assegurar já o titulo de 2024, a não ser que por algum motivo muito inesperado não consiga pontuar e deixe a decisão para a corrida de Vila Nova de Cerveira.    A equipa composta por Lígia Romão e Luis Silva tem um total de 71 pontos, mais 21 do que o Team Vulcanizadora 25 de Abril / AMF que com 50 pontos somados se encontra em segundo lugar.   No entanto, o GS Team / Boop parece ter caminho aberto para conquistar já o titulo, dada a esperada ausência dos seus adversários Madeirenses.

A última das classes principais, a classe Super Proto é aquela em que a uma primeira vista já temos o vencedor de 2024  definido, com o Team Lucrofusão a quase poder festejar.   A equipa de Mangualde composta por António Henriques e Miguel Costa soma já 80 pontos, ou seja mais trinta do que o seu perseguidor mais próximo, e bastarão os 20 pontos do segundo lugar para ficar fora do alcance do Team Ediprova  composto por Nuno Santos  e Gonçalo Mesquita, atualmente em segundo lugar com 50 pontos.   No entanto, enquanto o Team Lucrofusão se pode dar ao luxo de "gerir" a sua corrida, tanto mais que depois da prova Ribatejana ainda ficará a faltar a prova do Minho,  já o Team Ediprova não poderá fazer a sua corrida da mesma forma e terá que se aplicar, pois o Team Trialcars tem apenas um 1 ponto de desvantagem, ocupando o terceiro lugar com 49 pontos, seguido de muito perto pelo Team Ziggaworks em quarto lugar com 47.  Face a esta situação pontual, será de esperar uma grande luta pelos pontos de Coruche sobretudo pelas equipas que procuram definir o segundo e terceiro lugar absolutos.

Na sub classe Super Proto Gasóleo a liderança é também do Team Lucrofusão, também com uma vantagem de 30 pontos mas destra vez sobre o Team Ziggaworks que ocupa o segundo lugar, e que por sua vez tem uma vantagem quase idêntica, no caso 19 pontos sobre o terceiro que é o Team Rafael e Gomes.   Tal como diz o ditado popular que "Até ao lavar dos cestos é vindimas", também aqui não podemos dar ainda a classificação como fechada pois ainda existem muitos pontos por distribuir, no entanto os lugares parecem estar quase definidos.

Para terminar falta-nos apenas mencionar a subclasse Super Proto Gasolina, liderada pelo Team TrialCars.pt com 65 pontos.  O segundo lugar pertence por enquanto ao Team Ediprova com 50 pontos, enquanto em terceiro encontramos o Team Base Branca 4x4.  Esta será talvez a classe em que a classificação estará mais indefinida e na qual os resultados de Coruche poderão ter uma maior influência, mas isso apenas saberemos no próximo domingo ao final da tarde.

Porém, apesar destas classificações, resultados já alcançados e previsões aqui feitas, existe um "detalhe" que poderá baralhar um pouco todas estas equações.  As equipas terão que eleger um resultado para "deitar fora" de entre as provas para as quais formalizaram a sua inscrição, pois aquelas em que que não se inscreveram não serão consideradas válidas para este efeito. Nesta altura ainda faltam disputar 2 corrida,  pelo que as equipas que tenham mais interesse pelos resultados finais deverão ter em conta este ponto sob pena de se verem numa situação de perderem uma eventual boa classificação.

A prova de Coruche disputar-se-á no próximo dia 15, no recinto do Montinho do Brito, adjacente á EN119 mais conhecida localmente como "Estrada da Erra".  As atividades começarão pelas 8 horas da manhã para se cumprirem as habituais formalidades que antecedem as corridas.  A bandeira verde para que o primeiro concorrente possa arrancar para o prólogo será mostrada pelas 11 da manhã, seguindo-se a sequência dos restantes concorrentes, um a um procurando obter o tempo mais rápido possível.    Seguir-se-ão as provas de resistência, cujo arranque da primeira prova está marcado para as 13 horas e 30 minutos.

O CISET 4x4 Coruche 2024 é organizado  pela APTE e pelo Moto Clube Sacho, promovido pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Coruche.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: https://www.extremetrial4x4.com/index.php/edicao-de-2024/05-coruche.html

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

 

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

 

PROGRAMA

  • 08:00 - Abertura do secretariado
  • 08:30 - Abertura de Verificações administrativas e técnicas
  • 09:45 - 1ª Reunião do CCD
  • 10:00 - Publicação da lista de participantes
  • 10:00 - Briefing geral do evento
  • 11:00 - Inicio prologo (super-proto, proto, promoção)
  • 13:30 - Inicio resistência (super-proto, proto, promoção)
  • 16:00 - Fim de resistência
  • 17:00 - Afixação Classificações provisórias
  • 17:00 - Reunião do CCD
  • 17:30 - Afixação das Classificações Finais Oficiais
  • 17:30 - Entrega de prémios.

 

X-Adventure, 8/9/2024

Featured

CISET 4x4 Coruche 2024:  Regressa ao calendário do CISET mais uma das provas "clássicas".

  • Coruche acolhe concorrentes do CISET 4x4 numa das pistas clássicas desta competição, palco de inúmeras edições ao longo dos anos.

Depois da viagem á Ilha da Madeira o CISET 4x4 regressa ao continente para disputar a reta final da edição de 2024 em primeiro lugar com a prova de Coruche e depois o  encerramento que terá lugar a norte, mais propriamente em Vila Nova de Cerveira

Vila de Coruche voltará a receber em 2024 uma prova o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, que terá lugar já no próximo dia 15 de Setembro na pista do Montinho do Brito, palco já bem conhecido de várias edições desta prova.    Esta será quinta ronda da corrente edição do CISET 4x4, que já passou por Oliveira de Frades, Mangualde, Couço (também no concelho de Coruche), viajou depois até a São Vicente na Ilha da Madeira, e regressa agora ao continente  para disputar as duas últimas provas do ano.

Bem conhecida dos pilotos e publico, o recinto do Montinho do Brito apresentará algumas correções de pormenor para melhorar alguns pontos, mas mantem no essencial a sua configuração e obstáculos.  A pista é composta por secções planas e rápidas, por algumas rampas não muito complicadas e por alguns obstáculos artificiais que tradicionalmente acabam por ser os pontos mais complicados, sobretudo em caso de chuva, o que não tem sido o caso até ao momento.  Assim, se não ocorrerem alterações de relevo nas condições climatéricas até á data da prova, será de esperar que a mesma se dispute a um ritmo muito elevado e com um excelente espetáculo para o publico.   

Falando do publico, no essencial serão mantidos os amplos espaços destinadas a quem  estiver presente para assistir ás provas.  A zona de sombra na parte alta e a partir de onde se tem uma visão panorâmica sobre grande parte do recinto será também mantida , permitindo assim visualizar os concorrentes a transpor vários obstáculos e acompanhar a sua evolução em grande parte pista.

Inscritos estão os principais animadores desta época de 2024, com destaque para as categorias Super Proto e Promoção que são aquelas onde se prevê uma maior luta pela vitória e onde se agrupa a maioria das equipas.

O programa do CISET 4x4 Coruche 2024 concentra-se apenas no domingo dia 15, com as verificações técnicas e administrativas a serem realizadas durante a manhã, seguindo-se pelas 11 horas um curto mas exigente prólogo de velocidade em que os concorrentes um a um tentarão realizar o tempo mais rápido possível.   Seguir-se-á uma breve pausa para assistência e almoço, estando previsto que o arranque dos setores de resistência tenha lugar pelas 13h30minutos, com os Super Proto a serem os primeiros a enfrentar os obstáculos da pista preparada pelo Moto Clube Sacho / APTE.  As corridas deverão terminar pelas 16 horas, seguindo-se pelas 17h30m entrega de prémios.

O CISET 4x4 Couço 2024 é organizado  pela APTE e pelo Moto Clube Sacho, promovido pela X-Adventure, contando com o apoio do Municipio de Coruche.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: https://www.extremetrial4x4.com/index.php/edicao-de-2024/05-coruche.html

Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

cartaz ciset4x4 coruche web2

 

Featured

CISET 4x4 São Vicente 2024: Equipas continentais superam adversários Madeirenses

• “VISITANTES” VENCEM CLASSES SUPER PROTO E PROMOÇÃO
• VULCANIZADORA 25 DE ABRIL/AMF VENCE CLASSE PROTO

No passado fim de semana de 17 e 18 de Agosto o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 viajou mais uma vez até à Ilha da Madeira para disputar o CISET 4x4 São Vicente, uma das provas que já adquiriu o estatuto de “clássica” nesta competição.

Uma vez mais repetiu-se a tradição na Ribeira de São Vicente, com uma incrível moldura humana composta por largas centenas de espectadores que compareceram para ver as espetaculares maquinas do Trial 4x4 enfrentaram a difícil pista desenhada no leito da ribeira.
Mantendo o figurino habitual, a prova foi composta por um prologo ao final da tarde de sábado, por um setor de resistência noturno disputado também no sábado, e finalmente por derradeiro setor de resistência com maior duração disputado na tarde de domingo.

Entre as viaturas mais aproximadas ás do “dia-a-dia”, ou seja na classe Promoção assistiu-se a uma acesa luta pela vitória, com as equipas presentes a terminaram com a diferença de apenas uma volta. No primeiro dia o Team Evolution (Continental) e o Team Os Bravos (Açoriano) terminaram empatados com seis voltas. No derradeiro setor o Team Evolution conseguiu adiantar-se a ganhar uma volta de vantagem, ascendendo assim ao lugar mais alto do pódio enquanto o seu adversário se quedava pelo segundo lugar.

Na classe Proto as equipas locais levaram vantagem sobre a única equipa continental presente, com o Team Vulcanizadora 25 de Abril / AMF e ser o melhor com uma vantagem “substancial” de três voltas, seguida do Ash Team II com 7, enquanto o GS Team Boop somou apenas 6 voltas. No dia seguinte o líder da prova conseguiu alargar a sua vantagem, consolidando assim o seu resultado e assegurando a vitória. Nos lugares a seguir assistiu-se a uma troca de posições devido aos problemas sentidos pelo Ash Team II, que permitiram ao GS Team Boop ascender ao segundo posto enquanto a equipa local descia para terceiro.

Na classe rainha, ou seja na classe Super Proto, onde estão as grandes máquinas do trial Ibérico assistiu-se a uma espetacular batalha entre as equipas continentais e as equipas Madeirenses, com a vantagem final a recair para os forasteiros.

No primeiro dia notou-se algum equilibro de forças, com o primeiro lugar a ficar partilhado entre o Team Lucrofusão (continental) e o Team Alçado Direito, tendo ambos terminado com 12 voltas. No segundo lugar provisório terminada o Team Rafael e Gomes com 11 voltas , seguindo do team Ziggaworks que já somava um atraso significativo de 3 voltas.

No segundo dia o Team Lucrofusão superou a concorrência de forma expressiva, conseguindo dar 19 voltas ao circuito. O Team Ziggaworks “redimiu-se” com uma prestação também notável, sobretudo porque foi a primeira vez que participou com um Super Proto nesta corrida. Terminou com 17 voltas. Estas duas equipas conquistaram o primeiro e segundo lugar, sendo que o conduzido por Antonio Henriques conquistou ainda a vitória entre os veículos de motorização a gasóleo. Considerando o numero de voltas realizadas, o terceiro lugar foi conquistado pelo Team Rafael e Gomes, mas a aplicação das regras do regulamento ditaram a sua “despromoção”. Na verdade, foram várias as equipas que viram os seus resultados modificados no final da corrida, devido ao não cumprimento dos pontos 20.1.9 e 20.1.10 do Regulamento Desportivo do CISET 4x4. Devido a este facto, a Classe House ascendeu de sétimo para terceiro, ficando assim o pódio dos Super Proto completo.

O CISET4x4 São Vicente foi organizado pelo Clube Desportivo Nacional, em parceria com o Grupo Desportivo do Estreito.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:
• Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
• Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
• Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte

 

Comunicado oficial 22/8
Foto cedida á X-Adventure por Tentação TT

Featured

CISET 4x4 São Vicente 2024: Super Protos dominam lista recheada

  • CLASSE SUPER PROTO DOMINA ATENÇÕES
  • CLASSES PROTO E PROMOÇÃO PROMETEM MUITA LUTA ENTRE EQUIPAS CONTINENTAIS E INSULARES.

No próximo sábado ao final da tarde a Ribeira de São Vicente, em São Vicente na Ilha da Madeira voltará a rodear-se de público para assistir a mais uma edição do Super Trial São Vicente, prova também válida para o calendário CISET 4x4, a na qual, para além das equipas locais, participarão várias equipas continentais e pela primeira vez, uma equipa Açoriana.

A classe Super Proto concentra a maior parte das atenções, não só por ser aquela onde participam as máquinas mais espetaculares, mas também porque é tem a maior lista de participantes, desta vez com vantagem para as equipas Madeirenses presentes em maior número.   O contingente continental é totalmente composto por viaturas a Diesel, incluido o Team Lucrofusão, atual líder da competição e que procura aqui recolher mais alguns pontos para reforçar a sua posição.  Do continentes estão ainda presentes as equipas  Team Rafael e Gomes, Team Ziggaworks e ainda o Team Rafael e Gomes II. 

A forte e mais variada, inclui viaturas a de motorização diesel e também a gasolina.  Com viaturas de equipadas com motores a gasóleol estão presentes as equipas ASH Team,  Autoprestigio, Classe House e Sem Stress.   As equipas Alumibatista e Alçado Direito são as que terão ao dispor os veículos com os blocos a  gasolina.

Considerando o elevado nível de todas estas equipas, a experiência de todos eles e as capacidades fabulosas das suas máquinas, é simples perceber a grande expectativa criada em torno desta prova, antevendo-se dois dias de competição muito disputados e espetaculares.  No entanto, pese todas as qualidades individuais de pilotos e navegadores, as qualidades dos carros e a força dos conjuntos homem/máquina,  será a  Ribeira de São Vicente, ela sim o verdadeiro juiz da corrida que irá decidir quem no final de domingo irá ascender ao pódio e a erguer os troféus.  Muita água, rochas de todos os tamanhos e feitios, e um anfiteatro que tem tanto de espetacular como de imponente irão ser os elementos com que os concorrentes se terão que defrontar e partilhar com os adversários que procuram exatamente o mesmo objetivo: Vencer na Ilha da Madeira.

Nas classes mais abaixo esperam-se também provas bastante disputadas.  Na Classe Proto serão três as equipas em confronto, as locais ASH Team II e Team Vulcanizadora 25 de Abril / AMF e a continental GS Team / Boop.   Neste particular as equipas Madeirenses poderão em teoria ser as consideradas como favoritas, pois são conhecedoras do tipo de terreno e possivelmente mais rápidas.  Porem as provas só terminam com a bandeira de xadrez, pelo que é necessário conseguir resistir á tortura da Ribeira de São Vicente, e aqui o GS Team / Boop terá certamente uma palavra a dizer dada a sua habitual preferência por uma estratégia que procura salvaguardar o seu carro de avarias e falhas mecânicas o que poderá ser a chave para um possível sucesso.

Para terminar, na Classe Promoção assistiremos a um duelo mano-a-mano entre o Team Evolution (Continente) e o Team Os Bravos (Açores).   Muito provavelmente vai-se repetir o confronto entre "estratégia" e "rapidez".  O Team Evolution é conhecido pela sua extrema fiabilidade e progressão aparentemente simples, pese embora o facto de ser a equipa cuja idade dos pilotos é mais elevada, ser composta por elementos do ambos sexo, e ser aquela em que o elemento feminino – no caso Alexandra Pereira quem tem a dura tarefa de navegador.  Do Team Os Bravos espera-se que consiga apresentar argumentos suficientes para lutar pela vitória e fazer frente á experiente equipa continental.

A luz verde para o arranque do CISET 4x4 São Vicente 2024 será dada pelas 19 horas de sábado, altura em que os concorrentes irão arrancar para o prólogo.  Ainda no sábado, a partir das 21 horas disputam-se os primeiros sectores de resistência. A conclusão da prova terá lugar a partir das 15 horas de domingo, com a disputa dos derradeiros setores de resistência, com uma hora de duração para a classe Promoção e duas horas para as restantes.

O CISET4x4 São Vicente é organizado pelo Clube Desportivo Nacional, em parceria com o Grupo Desportivo do Estreito.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

cartaz madeira 2024

Featured

CISET 4x4 São Vicente 2024: CISET 4x4 visita a Pérola do Atlântico

  • Equilíbrio de forças entre equipas Continentais e Insulares deixa antever muita luta pelos melhores lugares

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 (CISET 4x4) ruma um ano mais até à Ilha da Madeira, para disputar mais uma edição do CISET 4x4 São Vicente jã no próximo fim de semana de 17 e 18 de Agosto.

Com a organização a cargo do Grupo Desportivo do Estreito, e contando com o apoio do Município de São Vicente e do Turismo da Madeira, o Super Trial 4x4 São Vicente 24 disputa-se a 17 e 18 de Agosto, no espetacular recinto montado na Ribeira de São Vicente e espaço adjacente, famoso pelas suas características singulares e que colocam um sério desafio aos participantes.

A lista de inscritos para a prova Madeirense é composta por equipas continentais e também locais,  sendo que apesar do favoritismo estar do lado as equipas da ilha da Madeira, é esperada bastante luta pelos melhores lugares dada a “força” das equipas oriunda do continente.  A edição de 2024 tem ainda a particularidade de ter na lista de inscritos uma equipa Açoriana: O Team Os Bravos, composto por Ricardo Rocha e Rui Nunes, inscritos na classe Promoção com um Nissan Patrol.

Luís Pirralho, diretor da X-Adventure, entidade promotora do CISET 4x4 referiu que: “Uma vez mais é chegada a hora da nossa viagem anual até à Ilha da Madeira para disputar o CISET 4x4 São Vicente.  Este ano temos um equilíbrio de forças em pilotos Madeirenses e Insulares, pelo que esperamos uma prova muito disputada entre todas as classes em prova” acrescentando que “o ambiente que aqui se vive é único. Ano após ano a prova de São Vicente atrai uma multidão de espectadores que dá um colorido muito particular a esta corrida, já de si bastante especial.   Em termos de pista, esta é com certeza uma das mais desafiadoras e espetaculares, desenhada no leito da Ribeira de São Vicente, entre a montanha e o mar, com muita água e grandes rochas”.

O evento Super Trial 4x4 São Vicente tem o seu inicio ao final da tarde sexta feira dia 16, com um Jantar de boas vindas XVII Super Trial 4x4 São Vicente Madeira reservado ás equipas participantes e entidades envolvidas na organização da prova. 

No sábado a partir das 13h30m terão lugar as habituais formalidades pré-corrida que se prolongarão pela tarde. O prólogo tem a partida marcada para as 19 horas para todas as classes.  Pelas 21 hora terá inicio s  a primeira manga de resistência com a duração de 30 minutos para as classes Promoção e FUN e de 1 hora para Proto e Super Proto.

A competição recomeçará na tarde de domingo a partir das 15 horas com a disputa da segunda manga de resistência que terá 1 hora de duração para as classes Fun e Promoção, enquanto os Proto e Super Proto terão pela frente mais duas horas.  A entrega de prémios está prevista para as 19 horas.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE,  organizado pela Clube Desportivo Nacional (Ilha da Madeira), sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:

cartaz madeira 2024

Comunicado oficial CISET 4x4

Featured

CISET 4X4 Couço 2024: Cumpriu-se a tradição da grande festa do Trial 4x4 no Couço

Team Lucrofusão brilha em mais uma edição do "Couço" e vence classe Super Proto, Super Proto Diesel e CISET Masters 4x4
• GS Team / Boop arrecada troféus da classe Proto e CISET Masters
• Team Bichos do Mato supera adversidades e consegue mais um triunfo

A tradição cumpriu-se uma vez mais no passado fim de semana com a disputa de mais uma espetacular edição do CISET 4x4 Couço, que regressou novamente à nascente do Rio Sorraia para disputar uma das mais singulares e desafiadores provas de Off-Road de toda a Península Ibérica. Contando com a presença dos principais pilotos que habitualmente lutam pelas vitórias nas provas do CISET 4x4, a prova Ribatejana atraiu ainda algumas duplas que apenas têm feito participações esporádicas, mas eles ainda assim não quiseram ficar de fora da festa.

Esta edição de 2024 ficou marcada por uma adaptação das travessias do Rio , mais curtas e com menos profundidade , respondendo ás solicitações das equipas preocupadas sobretudo com a fiabilidade de alguns componentes elétricos e eletrónicos dos seus veículos. Ao contrário do que esta modificação possa fazer parecer, a espetacularidade da prova manteve-se pois as equipas puderam assim cruzar o rio a maior velocidade, erguendo verdadeiras paredes de água.

O prologo disputado no sábado serviu como um pequeno aperitivo para a grande corrida de domingo, pois o traçado escolhido para este primeiro dia continha apenas uma "ida e volta" de uma margem á outra e era isento de obstáculos na parte alta do trajeto. As equipas Ziggaworks (Super Proto), GS Team / Boop (Proto) e F-Performance (Promoção) foram as que realizaram os tempos mais rápidos, conquistando o privilégio de arrancar do primeiro posto da grelha de partida para as longas provas de resistência disputadas no domingo.

B gs team boop vencedor proto

GS Team Boop , vencedor classe Proto e CISET Masters

Terminada a parte competitiva do primeiro dia de prova, houve oportunidade para alguns momentos de descontração e convívio durante na vila do Couço na qual decorria a 38ª edição da Semana da Arte Cultura e Desporto, e onde teve lugar um concerto do artista David Antunes.

O dia de domingo acordou solarengo e com o calor do verão a fazer sentir-se "o quanto baste", perfeito para um dia de corridas. A manhã revelou também o percurso da resistência com mil e setecentos metros de extensão, com muita água, areia, zonas de muito pó e vários obstáculos artificiais que inicialmente se mostraram difíceis, mas que como é habitual foram gradualmente tornando-se menos complicados. Agora sim, a prova do Couço começava verdadeiramente, com duas horas de prova de resistência para a classe Promoção, e duas horas e meia para as classes Proto e Super Proto. No entanto o "Couço" é especial por muitos mais motivos, e dois deles são as maratonas CISET Masters e CISET Masters XL. Para a classe Proto, após a resistência regulamentar segue-se mais uma hora e trinta até concluir o total de quatro horas de corrida que compõem a maratona CISET Masters. Já os Super Proto são colocados perante um desafio de seis horas - O CISET Masters XL. Esta é a prova mais dura de todo o calendário, em que o verdadeiro obstáculo é a sua longa duração testando mental e fisicamente as equipas como nenhuma outra, ao mesmo tempo que sujeita as maquinas a uma exigente prova de fiabilidade.

Ás dez da manhã os Super Proto receberam a bandeira verde, arrancando em direção ao primeiro "banho" do dia. Como manda a tradição é primeira volta é sempre algo complicada, quer seja na escolha das melhores linhas para cruzar o rio, na eleição o ponto certo para sair sem ficar atascado, ou no confronto com os obstáculos da parte seca habitualmente nefastos e aptos a causar alguns momentos de emoção. E assim á boa maneiro do Couço tudo correu como esperado: o uso do guincho foi imprescindível para todas, algumas equipas puderam ver a água acima do capot dos seus carros, e houve mesmo quem pudesse verificar o bom estado da parte inferior do seu veiculo depois de capotar dentro de um obstáculo.

Feito o primeiro contacto com a pista, e agora já com todos bem conscientes daquilo que a mesma tinha para oferecer em termos de dificuldades, as equipas foram gradualmente ganhando confiança e a somar voltas, dadas a um ritmo cada vez mais rápido interrompido de vez enquanto por um ou outro atascanço nas areias do rio ou por uma saída de um dos obstáculos secos mais complicada. Para que estava a assistir, o ritmo crescente da corrida permitia assistir a passagens cada vez mais espetaculares dos concorrentes, numa invulgar sequência de banhos de água intercalados com banhos de pó. Uma vez alcançada a marca das duas horas e trinta foi mostrada a bandeira de Xadrez que assinalava o final da prova de Resistência do CISET 4x4 Couço 2024 para a classe Super Proto. A dupla António Henriques e Miguel Costa, ao volante do Proto XS 5 do Team Lucrofusão mostraram não só ser uma das equipas mais espetaculares, mas também a mais eficaz, terminando com dezoito voltas realizadas. Em segundo lugar terminou a equipa TrialCars.pt (João Rebelo / Nuno Silva ) que conseguiu dar dezasseis voltas ao percurso, mostrando que o Crawler Wrangler V8 mesmo sendo a gasolina não teme a água. O pódio provisório ficaria completo com o Team Base Branca 4x4 (Rodrigo Matos / Tiago Campelo), também com um Super Proto a Gasolina que deste inicio mostraram um andamento algo "contido" face aquilo que o seu Crawler Mercedes pode fazer, apostando na regularidade como estratégica vencedora.

A classe Proto arrancou em segundo lugar para este desafio, porém o GS Team / Boop viu-se sem concorrência, e assim optou naturalmente por andar de uma forma mais descontraída, assegurando que retirava o máximo de diversão da corrida e da pista mas sem que isso significasse uma hipotética desistência ou avaria no carro causada por algum momento de maior entusiasmo.

A bichos do mato vencedor promoca

Team Bichos do Mato, vencedor da classe Promoção

A classe Promoção arrancou em último, mas provavelmente até terá sido a mais espetacular. Os seus carros de características bastante mais normais e prestações bem mais modestas que os Proto ou Super Proto enfrentaram um percurso menor, com menos obstáculos na parte seca, isto apesar de partilharem alguns desses mesmos obstáculos e grande parte da pista na zona do rio. Por estranho que pareça, nesta corrida menos potência é algo bem vindo, pois as travessias do rio foram sempre muito mais fáceis para esta classe uma vez que carros cavam menos a areia e são menos propensos a atascanços dos que os das classes superiores. O problema para alguns é que também atascam e uma vez enterrados certamente desejariam ter pouco da potencia e altura extra sobretudo dos Super Proto.

Espetaculares todos foram, mas algumas equipas realmente entravam nas zonas de água de alma e coração, proporcionando imagens fantásticas. Conseguindo conjugar a espetacularidade com a eficácia, a dupla Luis Silva / Tiago Ramos (Team Bichos do Mato) superou algumas adversidades a nível da mecânica do seu carro e completou umas incríveis vinte e cinco voltas ao percurso vencendo assim na classe. Mais discreta foi a prestação do Evolution Team, que com vinte e quatro voltas terminou a resistência em segundo lugar, mas já o tínhamos dito, que esta equipa é dona de um andamento consistente e eficaz, e este resultado é o espelho dessa postura em pista. O Evolution Team tem ainda as particularidades de ser uma equipa mista com Ricardo Pereira ao volante e Alexandra Pereira como navegadora, e ser também a dupla de "pilotos novos" com mais idade em prova.
A completar o pódio provisório da classe Promoção ficou o team F-Performance de Fábio Almeida e Hugo Sobreiro, sempre muito espetaculares em pista e que conseguiram somar 23 voltas.

Feito o somatório dos dois dias de prova, os grandes vencedores do CISET 4x4 Couço 2024 são na Classe Promoção o Team Bichos do Mato, na classe Proto o GS Team / Boop e na classe Super Proto o Team Lucrofusão, que somou ainda a vitória na subclasse Super Proto Diesel. Nos Super Proto a gasolina venceu o Team TrialCars.pt.

lucrofusao vencedor superproto diesel

Team Lucrofusão, vencedor das classes Super Proto, Super Proto Diesel e CISET Masters XL

Com a prova "principal" resolvida, as equipas Proto e Super Proto continuaram a sua aventura, agora nas provas "Master". Se na prova "CISET Masters", a vitória do GS Team / Boop surge com naturalidade, que cumpriu os seus objetivos sem grande sobressaltos, na prova "CISET Masters XL" as coisas foram bem mais animadas. Á medida que o relógio ia dando voltas, também o Team Lucrofusão ia passando uma e outra vez por baixo do arco de meta, num ritmo crescente e sem quaisquer tipo de problemas no seu Proto que parecia completamente indiferente á agua, areia ou buracos. Dizer que somaram quarente a uma voltas poderá significar pouco para quem não assistiu, mas quem esteve presente tem na memoria as fantásticas passagens desta equipa e as suas entradas na agua completamente a fundo que proporcionaram imagens épicas. Ao mesmo nível esteve a equipa Ziggaworks, e caso não fossem os problemas na fase inicial que assolaram proto tripulado por Cristiano Afonso e Miguel Batista , talvez o resultado final tivesse sido outro. O tempo que perderam no inicio da corrida foi determinado, e apesar de uma fase final em força, não conseguiram ir além de trinta e oito voltas ao traçado, o que ainda assim é notável. A fechar o pódio desta "Super-Corrida" ficou a equipa Rafael & Gomes, composta pela dupla Rafael Gomes e Luis Pedro, que durante as seis horas de competição conseguiram completar trinta e seis voltas.

O balanço feito pela organização é à semelhança das edições anteriores positivo considerando que: "Esta é uma das provas mais trabalhosas de todo o calendário, senão a mais trabalhosa de todas. O nivel de exigência é muito alto, e temos que ter tudo muito bem preparado para acolher todas estas equipas e o muito publico nas condições que merecem. Antes da prova ouvimos as equipas, e penso que perceberam que fizemos um esforço no sentido de acolher as suas opiniões. Quero deixar um agradecimento muito sincero ás equipa participantes, aos nossos parceiros todos, a quem nos ajudou nesta edição do CISET 4x4 Couço e a todos aqueles que tiveram disponibilidade para virem até ao Couço assistir á prova. Agora vamos arrumar e limpar todo o recinto, e logo de seguida começar a preparar outra prova emblemática: O CISET 4x4 São Vicente, na Ilha da Madeira"

C trialcarspt vencedor superproto gasolina

Team TrialCars.pt, vencedor da Classe Super Proto Gasolina

O CISET 4x4 Couço 2024 foi organizado pela APTE e pelo Moto Clube Sacho, promovido pela X-Adventure, contando com os apoios da Freguesia do Couço, do Municipio de Coruche e do Sorraia Hotel

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:
• Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
• Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
• Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte


Resultados finais (primeiros três de cada classe)
CLASSE PROMOÇÃO
• 1º Team Bichos do Mato
• 2º Team Evolution
• 3º Team F-Performance

CLASSE PROTO
• 1º GS Team / Boop

CLASSE SUPER PROTO GASOLINA
• 1º Team Trial Cars.pt
• 2º Team Base Branca 4x4

CLASSE SUPER PROTO DIESEL
• 1º Team Lucrofusão
• 2º Team Ziggaworks
• 3º Team Rafael & Gomes

CLASSE SUPER PROTO ABSOLUTO
• 1º Team Lucrofusão
• 2º Team Trial Cars.pt
• 3º Team Base Branca 4x4

CISET MASTERS
• 1º GS Team / Boop

CISET MASTERS XL
• 1ª Team Lucrofusão
• 2º Team ZiggaWorks
• 3º Team Rafael & Gomes

 

Comunicado oficial

Featured

CISET 4X4 Couço 2024: Ziggaworks, GS Team /Boop e F-Performance na liderança do "Couço" depois do prólogo

 

Arrancou pelas 17 horas de hoje a edição de 2024 do CISET 4x4 Couço 2024, a clássica do Trial 4x4 que todos os anos reúne a caravana de participantes nesta localidade Ribatejana para a prova mais emblemática de toda a temporada. Há semelhança dos anos anteriores os participantes irão ter pela frente a água e areia do rio Sorraia e também um conjunto de obstáculos artificiais desenhados na parte alta de terreno adjacente ao rio.

O programa de hoje incluiu pela manhã as verificações técnicas e administrativas, seguindo-se a meio da tarde o briefing de apresentação da corrida onde houve também tempo para cantar os parabéns ao aniversariante Rafael Gomes, piloto do Team Rafael e Gomes. Depois do briefing realizou-se a já tradicional iniciativa "Floresta CISET", que visa sensibilizar a comunidade do Trial 4x4 e o publico em geral para as cada vez mais relevantes questões ambientais, e em que os pilotos tiveram a oportunidade de plantar uma árvore num espaço preparado junto ao parque de merendas.

rafael gomes

Rafael Gomes, do Team Rafael Gomes, celebrou hoje mais um aniversário.

Pelas 17 horas deu-se o arranque da prova, com os Super Proto a terem as honras de abertura da pista. O programa de hoje contemplava uma sessão de 30 minutos para cada classe, num percurso circular que cruzava o rio uma vez em cada sentido e em que as equipas procuraram realizar as passagens o mais rápido possível, sendo apurados os tempos de cada volta obter a classificação baseada nessas mesmo tempo. A classificação de hoje como habitualmente soma alguns pontos para o resultado final, mas destina-se sobretudo a obter resultados para a formação das grelhas de partida das grandes provas de resistência de amanhã.

floresta ciset

Iniciativa "Floresta CISET"

Com um nível de água substancialmente mais baixo do que em edições recentes, as passagens do rio foram um pouco mais simples, mas nem por isso fáceis. A areia do leito do rio foi o principal elemento de dificuldades, complicando sobretudo as saídas das zonas de água em que as equipas frequentemente se viram atascadas tendo que recorrer á utilização do guincho ou em alguns casos com as equipas a ajudarem-se umas ás outras.

Nos Super Proto o Team ZiggaWorks foi o mais rápido em pista ao realizar o tempo de 53,570s no entanto viria a dar por concluída a sua sessão antes do final do tempo regulamentar devido a uma avaria no seu "Super Proto". Também abaixo do "minuto" ficou o Team Lucrofusão com 54,668s , obtendo assim o segundo lugar. Em terceiro ficou o Team Burpizza / Fragoso e Filhos com 1m.00,693s.

gs team prologo

Na imagem: GS Team / Boop lider na classe Proto

Na classe Proto o GS Team / Boop vê-se desprovido de concorrentes diretos, pelo que pode gerir o seu andamento da forma mais conveniente para alcançar a meta. O melhor tempo obtido durante o prólogo foi de com 2m43,150s

Na muito animada classe Promoção foi o team F-Performance que obteve o melhor resultado, ao rodar em 1.00,192. Com um resultado muito parecido, em segundo lugar ficou o Team Bichos do Mato com o tempo de 1:00,902. A regularidade implacável do Team Evolution produziu uma vez mais resultados, terminando o prólogo no terceiro lugar provisório com 1m05,922.

f performance prologo

Na imagem: F- Performance, lider na classe Promoção

Amanhã a partir das 10 da manhã começa a verdadeira corrida, que para alguns chegará a ter 6 horas de duração com a disputa do CISET Masters XL. Os primeiros em pista serão os Super Proto para 2h30m de corrida, e uma vez terminado este período, continuarão em pista por mais 3h30 para disputar então as 6h do CISET Masters XL. Depois pelas 11 horas será dada a partida da classe Proto, e pelo meio dia arrancará a classe Promoção. Está previsto que a prova termine pelas 16 horas, altura em que será dada a bandeira de Xadrez ás equipas que estiverem a disputar o CISET Masters XL.

O CISET 4x4 Couço 2024 é organizado pela APTE e pelo Moto Clube Sacho, promovido pela X-Adventure, contando com os apoios da Freguesia do Couço, do Municipio de Coruche e do Sorraia Hotel

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Motorin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Rafael & Gomes e da Ziggaworks, e conta como parceiros com o Todoterreno.pt, o Guia Rural e o Imagensdesportivas.com
Poderá encontrar toda a informação sobre esta prova no site oficial aqui: Mais informação sobre o CISET 4x4 poderá ser obtida no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Poderá ainda consultar as seguintes páginas nas redes sociais:
• Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
• Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
• Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure #apte

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.