CISET 4X4 2021: Arranque da edição de 2021 do CISET 4x4 adiado para Julho

Apesar da notória melhoria das condições da Pandemia registadas nas ultimas semanas em que todos os indicadores se encontram em queda sustentada, desde o numero de infeções até ao numero de internados, a X-Adventure - Entidade promotora do CISET 4x4, em conjunto com os seus parceiros e organizadores de provas decidiu adiar o arranque da edição de 2021.  Dependendo da evolução da pandemia e também daquilo que forem as indicações das autoridades competentes, o inicio do poderá vir a ter lugar  com a realização CISET 4x4 COUÇO 2021 a 10 e 11 de Julho, ou eventualmente numa data posterior e até em outro local.

As recentes medidas tomadas pelo Governo, que preveem um desconfinamento gradual e um regresso a uma situação o mais próxima do normal possível, ainda assim acarretam uma dose de incerteza muito grande,  sobretudo porque é difícil de prever a evolução da Pandemia.  Atualmente Portugal está a sair da terceira vaga, que segundo os indicadores oficiais, foi a pior a nível mundial,  porém ao mesmo em que por cá a situação está a melhorar, em outros países da UE com muitos laços com Portugal já se regista uma quarta vaga e um regresso a medidas mais restritivas de confinamento.  

Não sendo fácil prever qual será a situação dentro de algumas semanas, a X-Adventure optou por seguir um caminho um pouco mais difícil adiando o arranque da competição,  porém estão assim prevenidos problemas futuros e ganha-se tempo no sentido de perceber qual a evolução de toda a situação. A expectativa atual é de poder começar em Julho ou eventualmente em Agosto, contando já com a presença de publico.  Caso tal não seja possível, a edição de 2021 do CISET4x4 poderá, á semelhança da edição e 2020 vir a ser suspensa.

Para já, e a par com o adiamento do inicio da edição de 2021 do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4,  surge também uma obvia modificação no calendário relacionada com as duas primeiras provas.  O CISET4x4 TORRES VEDRAS 2021 é adiado, passando para o outono, para uma data a anunciar oportunamente.  Já o CISET4x4 PORTALEGRE 2021 que era uma das principais novidades deste ano é cancelado em definitivo.

Luis Pirralho, Director da X-Adventure:

 "O adiamento do começo da edição de 2021 do CISET não é de todo aquilo que gostaríamos de anunciar, porém são demasiadas incertezas e questões sem resposta que enfrentamos.  O próprio Governo não consegue garantir estabilidade e comprometeu-se apenas a avaliar a situação a cada 15 dias.  Se vamos preparar provas, e se a 1 ou 2 dias dessa prova o Governo decide fechar tudo, ou nem que seja limitar as deslocações entre concelhos como na situação atual nós ficamos com um problema complicado em mãos.  Não queremos correr esse risco.  Por outro lado, é quase impossível que nas datas previstas já existam possibilidades de fazer as provas normalmente e com publico. Não iriamos conseguir obter os licenciamentos e autorizações, a não ser que as provas fossem feitas á porta fechada e com um protocolo de segurança muito rígido, algo que não consideramos porque não temos suporte para tal."

"Este adiamento obviamente que afeta as duas primeiras provas.  Quanto a Torres Vedras vamos procurar uma data no Outono, já quanto a Portalegre, uma prova nova com um organizador estreante no CISET 4x4, optámos todos em conjunto por cancelar a prova e retira-la desta edição do CISET, ficando a sua estreia adiada para 2022.   Gostaríamos de poder arrancar no Couço, mas falta muito tempo, e isso poderá até nem ser possível.   É quase certo que ainda tenhamos que voltar a fazer ajustes nas datas das provas, mas por agora é prematuro falar sobre isso, vamos aguardar pelo menos até ao final de Maio para tentar perceber se a evolução da Pandemia é aquela que todos queremos. " disse-nos o responsável máximo do CISET 4x4.

Sobre uma eventual suspensão da edição de 2020, Luis Pirralho acrescentou que:

"É uma hipótese remota, mas que existe. Prefiro nem pensar muito nisso agora, mas se não conseguirmos iniciar em Julho ou em Agosto poderemos ter que tomar essa decisão mais uma vez tal como em 2020. Se não tivermos as condições que consideramos mínimas, não arrancamos. Mas vamos acreditar que a Pandemia vai ser superada, e que poderemos fazer corridas  e regressar á nossa vida normal"

O CISET 4x4 é promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

 

ATUALIZAÇÃO  DO CALENDÁRIO PREVISTO DO CISET 4X4 2021

  • 10 e 11 JULHO - CISET 4x4 COUÇO 2021 - COUÇO, CORUCHE (a confirmar)
  • 21 e 22 AGOSTO - CISET 4X4 MADEIRA 2021 - MADEIRA (Local a definir)
  • 19 SETEMBRO - CISET 4x4 ALIJÓ 2021 - SANFINS DO DOURO, ALIJÓ
  • 17 OUTUBRO - CISET 4X4 SETÚBAL - SETUBAL
  • Em data a anunciar - CISET 4X4 TORRES VEDRAS -TORRES VEDRAS
  • 20 e 21 NOVEMBRO- CISET 4X4 ESPANHA - ESPANHA  (Prova a confirmar, e em local a definir)

Todas as provas carecem de confirmação posterior.  Estes datas são meramente indicativas.

  • Cancelado - CISET 4x4 PORTALEGRE - PORTALEGRE

 

Comunicado oficial 23/3/2021

TRIAL E OFFROAD
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

 

Don't try this at home