CISET 4X4: X-ADVENTURE PREPARA O REGRESSO DO CISET 4X4

CHALLENGE IBÉRICO SUPER EXTREME TRIAL 4X4 2021 COM 7 PROVAS PREVISTAS

Apesar da incerteza sobre o nosso futuro coletivo fruto de todos os problemas causados pela Pandemia que teima em não nos deixar, a X-Adventure juntamente com os seus parceiros encontra-se a preparar o regresso do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 que em 2020 não chegou a ter nenhum evento realizado precisamente por causa dos efeitos da disseminação do vírus COVID-19 entre a população.

O calendário agora apresentado contem em si mesmo ainda muitas duvidas, pois a sua realização tal como está previsto dependerá em grande medida da evolução favorável da Pandemia e do sucesso quer das medidas de contenção do vírus, quer da vacinação que já teve inicio.    Por esse motivo adiou-se ao máximo o arranque da competição, que assim deverá ocorrer só em finais do mês de maio seguindo-se depois um ritmo de uma prova por mês até Outubro, sendo que a última data prevista para Novembro ainda permanece em duvida.

A maioria das provas do CISET 4x4 agendadas para 2021 deverão ter lugar em locais já sobejamente conhecidos da modalidade e desta competição, exceção feita á prova de Portalegre que tem data marcada para 20 de Junho.  As restantes provas serão em Torres Vedras, no mês de Maio, e que terá honras de abertura da edição de 2021, depois Portalegre, seguindo-se em Julho a já famosa prova do Couço, em Coruche, em Agosto a habitual visita á Ilha da Madeira.  Em Setembro o CISET regressará a Portugal Continental e também ao Alto Douro, visitando Sanfins do Douro em Alijó.   Em Outubro a caravana viajará novamente para sul, mais propriamente para Setúbal, que se estrou nesta competição em 2019 com um evento de grande sucesso.   Em dúvida está o regresso a Espanha, que tem data prevista para Novembro.

Luis Pirralho, Director desportivo do CISET: "É impossível ter certezas do que quer que seja por estes dias,  sobretudo depois do recente aumento dos casos de COVID, porém estamos a preparar dentro daquilo que é possível o regresso do CISET 4x4 em Maio.  Estamos a pouco mais de 4 meses da primeira prova prevista, a 16 de Maio, em Torres Vedras, e caso já existam as condições de segurança sanitária para a realização da prova, isso será um sinal de que Portugal está no bom caminho para regressar á vida normal."

"Considerando que a campanha de vacinação e também as medidas de contenção da Pandemia funcionam a ponto de podermos realizar  todas as provas do nosso Challenge, temos seis eventos praticamente confirmados, ao que se poderá juntar a viagem ao sul de Espanha caso sejam encontradas soluções que possam viabilizar a prova." acrescentou do responsável máximo do CISET 4x4.

O CISET 4x4 continuará a pautar-se pela grande variedade de terrenos e obstáculos que apresenta, que vão desde das grandes rampas de Torres Vedras, passando pelas areias e águas profundas do rio Sorraia no Couço, pelas pistas repletas de pedras e água na Ilha da Madeira, pelas fragas e paisagens incríveis de Sanfins do Douro e pela surpreendente pista de Setúbal maioritariamente composta por obstáculos artificiais.   A incógnita, mas sobretudo a surpresa reside na prova de Portalegre, que irá trazer novos elementos a esta competição.

"Procurámos manter a máxima que distingue o CISET 4x4 das demais competições, e que é a variedade de terrenos.  Teremos de tudo, subidas ingremes, rochas, areia, lama, obstáculos naturais, obstáculos artificiais, zonas de (muita) água e mais algumas outras "surpresas".  Mas a nota dominante é mesmo a variedade dos pisos, e quem assistir ou participar numa prova não fica a conhecer toda a competição. São todas muito diferentes umas das outras em termos de tereno e também de envolvente, com cenários vão desde escarpas sobre o Vale do Douro, passando pela praia fluvial do Couço, até a ter o Oceano Atlântico como pano de fundo como acontece na Madeira."

"O CISET tem evoluído muito nos últimos anos, e a entrada para o leque de competições organizadas ao abrigo das normas da FPAK foi fundamental. Tem sido um esforço coletivo importante da parte de todos, da Federação em acolher uma modalidade que lhe era desconhecida e que é muito diferente das demais que já compunham o leque de competições oficiais,  um esforço também nosso como promotores e também das organizações no sentido de adaptar as provas a uma nova e mais exigente realidade. No entanto quero realçar o papel das equipas, que fizeram um grande esforço de adaptação das suas viaturas sobretudo em matéria de segurança, mas também de aprendizagem de novas normas que reguem a competição e obrigaram a uma mudança de comportamentos e a cumprir formalidades até então existentes.   Apesar de todas estas alterações o CISET 4x4 manteve toda a sua espetacularidade, competitividade e bom ambiente, que queremos manter e preservar nesta próxima edição" concluiu Luis Pirralho.

O calendário previsto para a temporada de 2021 é o seguinte:

DATA - PROVA - LOCAL
16 MAIO - CISET 4X4 TORRES VEDRAS -TORRES VEDRAS
20 JUNHO - CISET 4x4 PORTALEGRE - PORTALEGRE
10 e 11 JULHO - CISET 4x4 COUÇO 2021 - COUÇO, CORUCHE
21 e 22 AGOSTO - CISET 4X4 MADEIRA 2021 - MADEIRA (Local a definir)
19 SETEMBRO - CISET 4x4 ALIJÓ 2021 - SANFINS DO DOURO, ALIJÓ
17 OUTUBRO - CISET 4X4 SETÚBAL - SETUBAL
20 e 21 NOVEMBRO- CISET 4X4 ESPANHA - ESPANHA  (Prova a confirmar, e em local a definir)


O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é promovido pela X-Adventure, ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

 

TRIAL E OFFROAD
  • 1
  • 2
  • 3

 

Don't try this at home