CISET 4X4 2020: Competição continua suspensa

A FPAK divulgou hoje em comunicado medidas para o regresso da atividade desportiva, que surgem no seguimento das recomendações dos orgãos governamentais.  

No comunicado emanado pela FPAK pode ler-se que:
Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros 40-A/2020 do passado dia 29 de Maio, em especial o disposto no respetivo Art. 19 e, tendo também presente, por um lado, o disposto na Orientação 030/2020 emanada pela Direção Geral de Saúde na mesma data e, por outro, o Plano de Contingência oportunamente circulado, a FPAK vem por este meio comunicar que se encontram agora reunidas condições para se poder preparar e implementar o reinício de todas as competições, cuja realização tinha sido suspensa em consequência da pandemia, exceção feita às competições nos Açores que aguardam parecer favorável do Governo Regional do Arquipélago.

No seguimento deste comunicado, a Federação divulgou também um conjunto de medidas preventivas no sentido de minimizar o risco de propagação do virus Covid-19, sendo as que mais incidem sobre a tipologia de provas que compõem o CISET 4x4 as seguintes:

COMPETIÇÕES EM CIRCUITO – VELOCIDADE / KARTING / OFFROAD
As competições poderão ser disputadas à porta fechada e os organizadores devem considerar o seguinte:
• Sem público ou com zonas destinadas ao público com limitações de número de pessoas, devidamente vigiadas por elementos das forças policiais, desde que cumpridas todas as normas de segurança preconizadas pela DGS para estas situações;
• O acesso ao paddock e boxes deve estar limitado aos elementos credenciados pela equipa e oficiais de prova;
• O uso de EPI e o distanciamento social devem ser cumpridos;
• Todo o paddock e boxes devem estar isolados e com acesso condicionado;
• A prova poderá ser gravada e transmitida em direto pelos meios audiovisuais

Porém, apesar desta abertura que permite o regresso á atividade, o CISET 4x4 2020 não irá para já regressar, nem tem ainda data prevista para o fazer por vários motivos como nos explica Luis Piralho, director da X-Adventure, entidade promotora deste troféu Ibérico:
 "Infelizmente a Pandemia está a ser muito complicada de superar, e as medidas agora anunciadas não são ainda as suficientes para que possamos voltar a ter provas do CISET, e são vários os motivos.  
Em primeiro lugar é completamente impossivel pensar em fazer provas do CISET sem público, não é de todo viável.  Os nossos organizadores não têm estrutura que possa suportar tais custos da organização sem a  presença do público, e muito menos os patrocinadores e parceiros aceitariam suportar um custo acrescido de organização de um evento sabendo de antemão que não teriam pessoas presentes a assistir.
Em segundo lugar, apesar de ser permitido pela FPAK organizar provas, não é automatico que as demais licenças sejam atribuidas.  Os Municipios e demais autoridades locais têm todos uma palavra a dizer, e basta um deles dizer
"Não" para que o evento não possa ser organizado.
Finalmente, convem não esquecer que a Pandemia e as medidas de contenção da mesma estão a dizimiar o tecido económico do nosso país.  Todos fomos afectados, promotores, organizadores, patrocinadores e parceiros, mas sobretudo os participantes.  O automobilismo é um desporto com custos que são cada vez maiores, custos que em boa parte são 
burocraticos, não sei até que ponto os envolvidos na modalidade estarão neste momento em condições de retomar esta atividade e voltarem a fazer face a todos estes custos, sem que por parte das autoridades envolvidas haja sensibilidade para pelo menos este ano reduzirem algumas prestações.
Tal como estamos hoje é ainda difícl dizer quando regressamos. Se a situação se prolongar teremos mesmo que considerar o cancelamento da edição de 2020 do CISET4x4 e começar a trabalhar numa eventual edição de 2021.  "

 

Os promotores do CISET 4x4 contiuam a acompanhar de perto evoluir da situação e em contacto próximo com todas as entidades envolvidas na organização dos eventos para que tão breve quanto possível se possam tomar as necessárias decisãos quanto ao desenrolar da edição de 2020 desta competição.


Comunicado oficial

X-Adventure, CISET 4x4, Trial, Offroad, FPAK, Portugal, Espanha, Extreme Trial 4x4